*Matéria atualizada com a nota oficial da Caoa Chery em 29/04/2022 às 9h40
Aos poucos a Caoa Chery vai enxugando sua linha no Brasil com a retirada de modelos mais antigos. O primeiro foi o Tiggo 2 no final de março, dando espaço assim ao substituto Tiggo 3X, mas agora eis o segundo modelo a dar adeus ao mercado nacional: o sedã médio Arrizo 6, que já não aparece mais no configurador do site da Caoa Chery por aqui. Com isso, a montadora sino-brasileira passa a vender somente o Arrizo 6 Pro.
A Caoa Chery vendia até pouco tempo o Arrizo 6 e o Arrizo 6 Pro juntos, o segundo sua versão reestilizada e mais equipada posicionada no topo da linha do sedã médio. O Arrizo 6 foi apresentado há quase dois anos para brigar no segmento liderado pelo Toyota Corolla e que está perdendo espaço para os SUVs, enquanto o Pro chegou em 2021.
Produzido até então na fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP), o Arrizo 6 se manteve em linha mesmo depois do Arrizo 6 Pro ser lançado no ano passado como uma versão reestilizada. Na época a própria marca garantia que manteria à venda os dois modelos ao mesmo tempo, posicionando a versão Pro como uma configuração mais cara. Era uma estratégia diferente até então da usada com os SUVs Tiggo 5x Pro e Tiggo 7 Pro, que foram lançados como substitutos diretos dos modelos mais antigos, sem essa de ter que conviver dois carros de fases ou gerações diferentes entre si.
Há alguns motivos para a despedida do Arrizo 6 do mercado. Primeiro é que ele aparece no ranking de emplacamentos da Fenabrave na 4º colocação e com o total de 621 unidades emplacadas no 1º trimestre, o que dá uma média de apenas 200 carros vendidos por mês. Detalhe é que o saldo final de emplacamentos do sedã inclui tanto o Arrizo 6 quanto o Arrizo 6 Pro, ou seja, a média de vendas é ainda mais baixa se considerarmos apenas o modelo mais antigo.
Para efeito de comparação no segmento, entre janeiro e março o Chevrolet Cruze ficou em 3º com 1.689 carros, enquanto o Honda Civic (1.860 carros, mas já fora de linha) foi o 2º mais vendido e o Toyota Corolla (9.110) foi líder.
Com a novas normas de emissões para veículos produzidos no Brasil, o Proconve L7, que está em vigor desde o dia 1º de janeiro, diversos carros no mercado tiveram que passar por atualizações mecânicas para se adequar à nova regra. Caso contrário, alguns carros tiveram que sair de linha, à exemplo dos modelos da Volkswagen que deixaram de ter a opção do 1.6 8V e os da Fiat que aboliram o 1.8 E.TorQ. Como o Arrizo 6 é um modelo mais antigo e já tem a companhia do Arrizo 6 Pro, o baixo volume de vendas desse modelo não justificaria um investimento para sua atualização ao Proconve L7, principalmente porque já existe um modelo mais novo nas lojas.
A atualização de um carro para atender as novas normas não se concentra somente na calibração do motor, o que gera um trabalho mais complexo por parte da engenharia e, novamente, demandando maiores gastos. Outros componentes também passam por revisão, à exemplo de ajustes no tanque de combustível, catalisadores, cânisters, entre outros.
Em comum com o Arrizo 6 Pro, o antigo Arrizo 6 lançado em 2020 trazia o mesmo motor 1.5 turbo com 147/150 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, além da transmissão automática tipo CVT com simulação de 9 marchas. O último preço do modelo no site da marca era de R$ 128.490, sendo vendido até então na única versão GSX, que acabava sendo uma porta de entrada do sedã médio nas concessionárias da marca, custando R$ 16.500 a menos que o Arrizo 6 Pro – vendido atualmente por R$ 144.990.
Em contato com a Caoa Chery, a montadora afirma que se trata "de um problema técnico" no site. Um olhar mais atento nos mostra que o Arrizo 6 sumiu não apenas a parte superior do site, mas também da relação de modelos e, na área de promoções, aparece apenas como 2021/2022, sendo que o Pro aparece como 2022/2022.
Em contato com concessionários, eles confirmaram que o sedã médio é apenas 2021/2022 em poucas unidades que estão em estoque, e oferecem o Arrizo 6 Pro quando solicitado algo produzido em 2022. Ao mesmo tempo, vendedores também falam sobre a provável saída de linha do sedã pré-reestilzação.
Abaixo, veja o posicionamento da Caoa Chery:
A CAOA CHERY informa que realiza constantes atualizações no site da marca.
O sedan Arrizo 6, versão GSX, continua sendo comercializado normalmente em sua Rede Concessionária, juntamente com a versão PRO. A montadora esclarece que a equipe responsável pelo do site da marca já está verificando o motivo pelo qual o modelo não aparece nas buscas na página para que a situação seja normalizada o mais breve possível.
Vale ressaltar que o volume de Arrizo 6 GSX presente na Rede de Concessionárias sofre oscilação, lembrando que neste momento, pode ocorrer escassez de produto por falta de componentes, assim como outros modelos da concorrência.
Assessoria de imprensa CAOA CHERY
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste: Caoa Chery Arrizo 6 Pro 2023 é uma forma de entrar na eletrificação
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Caoa Chery reduz preços de quase toda a linha em até R$ 5.000
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Caoa Chery oferece taxa zero, IPVA grátis ou bônus de até R$ 10 mil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Caoa Chery tem Tiggo e Arrizo com até R$ 15.000 de bônus em promoção