Após uma semana com as linhas de montagens paradas, a Volkswagen retoma as operações da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O complexo é responsável pela montagem de Nivus, Polo, Saveiro e Virtus, parando a produção por 3 dias para emendar com o feriado de Tiradentes. A justificativa seria a falta de componentes, principalmente semicondutores. A fábrica volta a operar com dois turnos, o mesmo ritmo que tinha desde fevereiro.
De acordo com o Automotive Business, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo teria revelado que 3 mil funcionários foram dispensados no dia 18 de abril, antecipando a parada para o feriado de Tiradentes. Cerca de 1 mil trabalhadores continuaram a serviço para reparo e manutenção das linhas de montagem.
A fábrica no Grande ABC é uma das mais afetadas pela falta de componentes que continua a atrapalhar a operação de diversas fabricantes. A Volkswagen tem focado sua produção em modelos mais lucrativos, como o Nivus ou o T-Cross (este feito em São José dos Pinhais, no Paraná). A marca teve que adotar um lay-off em novembro passado, quando parou a operar em um único turno, só retomando o segundo turno de operação em fevereiro.
O efeito disso é a queda brusca nas vendas de Polo, Virtus e Saveiro. No 1º trimestre, tanto o hatch quanto o sedã despencaram no ranking e agora estão na parte de baixo da tabela de seus segmentos. O Polo só emplaca mais do que alguns modelos premium ou de menor volume, como Mini Cooper, Fiat 500e e Renault Zoe. Já o Virtus está na última posição. No caso da Saveiro, a picape só disputa espaço com a Strada desde que a Chevrolet Montana saiu de linha, mas neste ano corresponde a apenas 6,58% do segmento.
A situação para a dupla com a plataforma MQB-A0 mudará em breve. A fabricante já testa a versão reestilizada tanto do Polo quanto do Virtus e a previsão é que sejam apresentados no 2º semestre. Ganharão um novo design, mais equipamentos e existem rumores sobre mudanças na motorização, abandonando o 1.0 MPI de 84 cv (que seria exclusivo do futuro Polo Track) para usar um 1.0 TSI de 105 cv, mesma potência do falecido Up TSI.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Picapes em agosto: Fiat Strada registra recorde de vendas
Vendas em novembro: BYD passa Nissan e mercado cresce quase 20%
Vendas em agosto: Caoa Chery Tiggo 7 passa Jeep Compass e Strada lidera
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Volkswagen Saveiro 2025 tem nova multimídia e fica até R$ 2.200 mais cara
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Depois do Brasil, renovada Volkswagen Saveiro 2024 é lançada na Argentina