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Novo Mercedes-AMG C 43 estreia com motor 2.0 turbo e tecnologia de F1

Motor rende 407 cv, mas sistema híbrido-leve elétrico soma 13 cv por alguns momentos e o sedã alcança os 420 cv de potência máxima.

2023 Mercedes-AMG C43 Frente 3/4

Apresentado ao mundo no começo do ano passado, o Mercedes-Benz Classe C de quinta geração chegou com visual mais limpo e motores com sistema híbrido-leve. Mas sempre que uma nova linhagem do sedã é revelada, fica a expectativa de como serão suas versões AMG. Eis aqui então o primeiro deles: o novo Mercedes-AMG C43, que chega com motor 2.0 turbo com 407 cv de potência, além de assistência híbrida-leve.

Antes de você ficar triste que o Mercedes-AMG C43 trocou o antigo V6 3.0 aspirado por um motor com dois cilindros a menos, vale ressaltar aqui que estamos falando do propulsor quatro cilindros 2.0 turbo M139L (a letra L designa a aplicação desse propulsor de forma longitudinal no cofre), que deriva diretamente do mesmo conjunto mecânico do CLA 45S que já testamos aqui no Motor1.com. Por sinal, ele detém o título de motor quatro cilindros mais potente do mundo com seus 421 cv. Porém, o novo C43 Sedan herda as mesmas tecnologias que estrearam no roadster SL 43, a exemplo do pequeno motor elétrico de 48 volts e turbo.

2023 Mercedes-AMG C43 Frente 3/4
Motor Mercedes-AMG C43 2023
Emblema Mercedes-AMG C43 2023

O motor 2.0 traz um turbocompressor elétrico, sendo assim o segundo carro de produção em série no mundo equipado com essa tecnologia, que veio direto da Fórmula 1. Basicamente é a uma tecnologia derivada dos carros de corrida da Mercedes-AMG Petronas F1-Team, mas logicamente adaptada para enfrentar as diferentes formas de uso de um carro de rua. Basicamente, o motor elétrico de 48 volts do sedã alimenta o turbo elétrico, com um controle eletrônico girando o eixo da turbina antes mesmo dos gases de escape passarem por ali. Com isso o rotor da turbina gira antecipadamente antes que o fluxo de gases assuma seu acionamento de forma convencional.

Na prática, a Mercedes-AMG afirma que esse sistema elimina o famoso “turbolag”, com o carro ficando mais responsivo das baixas até as altas rotações. Com poder de trabalhar em rotações de até 170.000 rpm, o turbo elétrico deixa o sedã esportivo sempre “pronto” ao menor toque no acelerador, proporcionando também maior torque em baixas rotações e ganhos principalmente nas arrancadas e retomadas – principalmente porque, segundo a AMG, o turbo elétrico mantém a pressão mesmo quando o motorista retira o pé do acelerador ou dos freios.

Roda 2023 Mercedes-AMG C43
Perfil 2023 Mercedes-AMG C43

Mas você chegou até aqui e ficou curioso: qual força deste novo motor 2.0 turbo híbrido-leve? A divisão esportiva da marca alemã declara que o novo C43 Sedan tem 407 cv de potência a 6.750 rpm e 51,07 kgfm de torque a 5.000 rpm, enquanto que o sistema elétrico de 48V aciona um gerador de partida por correia para que, temporariamente, entregue mais 13 cv ao sedã, fazendo ele chegar a 420 cv em alguns momentos. Sendo um híbrido-leve, o sistema de 48V também recupera energia para aumentar sua eficiência e assim reduzir o consumo de combustível. No mais, o C43 vem sempre com uma transmissão automática de 9 marchas e a tração integral 4Matic.

Os números de desempenho declarados pela marca são empolgantes, com o C43 acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e alcançando a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente) ou 265 km/h se equipado com rodas de 19 ou 20 polegadas. O comportamento dinâmico do sedã esportivo deverá ser agressivo, já que a marca declara que o 69% do torque é enviado para o eixo traseiro.

2023 Mercedes-AMG C43 Interior
2023 Mercedes-AMG C43 Interior
2023 Mercedes-AMG C43 Interior

Além do motor com tecnologia derivada dos carros da Fórmula 1, o Mercedes-AMG C 43 Sedan também virá equipado com um novo eixo traseiro direcional, cujo ângulo máximo de esterço chega a 2,5 graus. Em velocidades de até 60 km/h, as rodas traseiras giram na direção oposta às dianteiras, facilitando em manobras, por exemplo, enquanto que acima dessa velocidade as rodas traseiras esterçam no mesmo sentido do eixo dianteiro (ângulo máximo de 0,7 graus) – otimizando a estabilidade e o comportamento do carro em curvas, segundo a AMG.

O sedã incorpora ainda suspensão adaptativa, além do seletor de modos de condução em 5 níveis (Slippery, Comfort, Sport, Sport+ e Individual) que mudam parâmetros de respostas do motor, câmbio, suspensão e assistência da direção.

2023 Mercedes-AMG C43 Traseira 3/4

Visualmente, o novo Mercedes-AMG C43 herda muito do visual do C300 AMG Line, inclusive com o mesmo para-choque dianteiro. A diferença fica mesmo para a nova grade frontal com filetes verticais já tradicional dos AMG, enquanto a lateral traz saias laterais com acabamento em preto brilhante e rodas de 18 polegadas, com opcionais de 19 ou 20 polegadas. Na traseira, o mesmo estilo também do C300 AMG Line, mas com a parte inferior trazendo quatro saídas de escape redondas.

Pulando para o interior, C 43 conta com o mesmo design das demais versões, porém com exclusividades que buscam ressaltar sua aura esportiva. Bons exemplos são os bancos AMG tipo concha vazados e com costuras vermelhas, o volante AMG com seletor de modos de condução giratório, pedais esportivos AMG, além de costuras vermelhas por toda a cabine.

Galeria: Mercedes-AMG C43 2023

O sedã segue com seu painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, enquanto a tela de 11,9” com visual de tablet concentra o sistema multimídia e todos os comandos do carro, do ar-condicionado até os recursos AMG exclusivos, como velocidade, força G, aceleração, tempos de volta na pista, entre outros. Entre os opcionais, destaque para o acabamento em fibra de carbono que cobre parte do painel.

A Mercedes-AMG não revelou os preços do novo C 43 2023, mas o esportivo chegará nas lojas dos Estados Unidos no final deste ano. Com isso, a chegada do modelo ao Brasil deve ficar para o começo do ano que vem. Agora fica a expectativa para o próximo AMG que falta: o C 63.

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