Desde que os primeiros rumores sobre a nova geração da Ford Ranger apareceram, ouvimos falar sobre sua produção na Argentina e que seria acompanhada pelo SUV Everest. Inédito no Brasil, o utilitário derivado da picape aproveitaria a plataforma em comum para posicionar a marca em um segmento inédito na região. Agora o CEO da Ford para América do Sul confirma que o veículo está em estudos e negociações para ser feito no país vizinho.
É a primeira vez que a Ford admite que o Everest pode chegar ao Brasil, após muito tempo em silêncio. Daniel Justo, CEO da Ford South America, aproveitou a coletiva na feira Agrishow para comentar sobre a nova Ranger. O executivo explica que a fábrica em General Pacheco (Argentina) está no processo de transformação para produzir a picape, o que levará cerca de 6 semanas. O novo presidente disse que “a planta de Pacheco será focada na Ranger e derivados dela”, já dando a dica de que veremos algo baseado na picape.
Ao ser questionado se este derivado seria o Everest, Justo não confirma e nem nega, afirmando que “o Everest está em estudo e negociações para ser produzido [na Argentina]”. Isto signfifica que a marca está fazendo as contas e conversando com os fornecedores para descobrir se é viável montar o SUV no país ou não. Porém, sua fala de que o complexo fará modelos derivados da picape mostra que a inteção é adicionar o utilitário à sua linha sul-americana.
O Everest segue a mesma fórmula do Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4, desenvolvido com base na picape média e compartilhando peças, motores e design. A geração atual foi mostrada em março passado, baseada na nova picape e com um visual bem semelhante. É um SUV “raiz”, com construção de carroceria sobre chassi e tem capacidade para 7 pessoas. A Ford até diz que o carro consegue atravessar trechos de 80 cm de água.
Terá os mesmos equipamentos, como o painel de instrumentos de 12,3” totalmente digital e a central multimídia de 12” para as versões mais caras. O Everest foi apresentado com os motores 3.0 V6 turbodiesel, 2.0 turbodiesel nas variantes com um ou dois turbos e o 2.3 EcoBoost turbo a gasolina, os mesmos que equipam a Ranger. Dependendo do motor, pode usar um câmbio manual de 6 marchas ou automático de 10 posições, com tração 4x2 ou 4x4.
Caso o Everest saia do papel, sua estreia acontecerá após 2023. A produção da nova Ford Ranger na Argentina já foi confirmada para começar no ano que vem e a marca deve focar primeiro em colocar a picape nas ruas de toda a região antes de colocar o SUV na linha de montagem. Por seu tamanho, ficará acima do Bronco Sport como o utilitário mais caro da linha e deve custar mais de R$ 350 mil – o Trailblazer atualmente é vendido por R$ 368.470, enquanto o SW4 parte de R$ 380.340.
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