A Ford apresentou a Ranger Raptor há uma semana antes de revelar o novo SUV Everest hoje cedo, por isso estamos bastante certos de que algumas pessoas estão se perguntando se os dois, digamos, vão se misturar. A resposta breve é definitivamente talvez, já que a marca do oval azul não pode se comprometer com um Everest Raptor. A Ford está mantendo isso em aberto pois, embora não haja planos imediatos, o SUV esportivo pode ser lançado um dia.

Durante o lançamento mundial do novo Ford Everest, o Motor1.com entrou em contato com o engenheiro chefe global da plataforma T6, Ian Foston, que foi perguntado se o SUV terá o tratamento "Raptor" mais rápido. Ele disse que a versão esportiva ainda não está na agenda por enquanto, mas a marca do oval azul poderia eventualmente mudar de ideia caso houvesse interesse suficiente dos clientes para garantir uma versão de produção do Everest Raptor.

Galeria: Ford Everest 2023

Se isso for acontecer mais adiante, o Everest Raptor provavelmente contará com o mesmo motor EcoBoost V6 3.,0 da Ranger Raptor. Na picape, o motor a gasolina entrega nada menos do que 397 cv e 59,4 kgfm de torque. Para fins de comparação, o Bronco Raptor terá mais de 400 cv já disponíveis no Explorer ST, onde a unidade de 3,0 litros produz 57,41 kgfm de torque.

Vale a relembrar que a Ranger Raptor será vendido mais uma vez na Europa, mas com um enorme déficit de potência devido às normas mais rígidas de emissões em vigor. A versão destinada à venda no Velho Continente terá que se contentar com apenas 288 cv e 50 kgfm de torque, isso gerado pelo mesmo V6 biturbo da família EcoBoost. Porém, o Everest nunca foi vendido na Europa e não estamos esperando que isso mude com o novo SUV montado sobre chassi.

Provavelmente não seria muito difícil para a Ford "Raptorizar" o Everest, já que a Ranger tem a mesma mecânica nas versões normais e já recebeu o upgrade de desempenho e visual. No entanto, tudo depende se há interesse suficiente para criar um veículo que seja viável comercialmente. Certamente compraríamos um no lugar de um Explorer ou um Edge, mas como diz o ditado, gosto não se discute. Vendo pela perspectiva do copo meio cheio, pelo menos os Estados Unidos e o Canadá deverão receber o Ranger Raptor em 2023.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com