Com o Fiat Pulse começando a ganhar cada vez mais espaço nas ruas, a fabricante italiana segue focando seus esforços no desenvolvimento de seu novo SUV. Ainda sem nome, será um modelo maior e com um visual inspirado nos cupês, posicionado acima do Pulse. Os protótipos rodam com a carroceria definitiva, como mostram as fotos enviadas pelo leitor Daniel Filho, feitas no centro de Belo Horizonte (MG).
Conhecido internamente como Projeto 376, este novo SUV da Fiat pode adotar o nome Fastback, usado pelo conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo 2018. Já podemos notar este estilo no protótipo avistado por Daniel, pela posição da antena no teto e pela forma da camuflagem traseira, que tenta esconder o caimento. Porém, basta olhar para a placa traseira para notar que a carroceria termina bem antes do que a cobertura dá a entender.
Olhando o carro de lado, é claro o quão maior será em comparação com o Pulse, tanto no entre-eixos quanto no balanço traseiro. Enquanto o Pulse usa uma evolução da plataforma do Argo, o novo SUV será baseado no Cronos, motivo pelo qual os primeiros protótipos utilizavam a carroceria do sedã compacto. O entre-eixos deve ser alongado em comparação ao Cronos, com algo próximo dos 2,53 m do Pulse, aumentando o espaço interno.
Por conta da camuflagem, ainda é difícil notar como será o seu design. Podemos ver os faróis, com um desenho semelhante ao do Pulse, com a iluminação diurna formando uma linha na parte superior e usando LED. Tanto o para-choque quanto a grade dianteira mostram os filetes horizontais como no SUV compacto, porém ainda não está claro se terá exatamente o mesmo estilo ou se apostará em linhas diferentes. O mais esperado é que seja inspirado no conceito Fastback, já que o carro utilizará seu design único para atrair os clientes.
Como será um carro posicionado acima do Pulse, espere por uma lista de equipamentos em próxima da versão Impetus do modelo menor. Deve contar com painel de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia de 10,1” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, frenagem automática de emergência, carregador wireless para smartphones, quatro airbags, câmera de ré e mais.
A motorização ainda é um mistério, porém espera-se que utilize o 1.0 turbo de 120 cv nas versões mais baratas, enquanto as mais caras adotarão o 1.3 turbo de 185 cv, em todos os casos com uma transmissão automática do tipo CVT. Caso isto se concretize, será o primeiro carro de passeio da Fiat a ter o 1.3 turbo, atualmente usado somente pela picape Toro (além dos carros da Jeep).
O SUV-cupê da Fiat já teve seu lançamento confirmado para este ano pela fabricante. Antes a expectativa é que fosse apresentado ainda no 1º semestre, porém a falta de semicondutores tem atrapalhado o cronograma de diversas marcas. A própria Fiat ainda tem que lançar Argo e Cronos reestilizados e com o tão esperado motor 1.3 Firefly com câmbio CVT. Assim, o Projeto 376 deve ser revelado no 2º semestre ou, na melhor das hipóteses, na metade do ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat