Após dois meses consecutivos com evolução nas vendas de veículos novos, o mercado do Reino Unido perdeu fôlego em março. De acordo com a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes no mercado local, as 243.479 unidades comercializadas representaram uma retração de 14,3% frente a 2021. Este foi o pior desempenho para o mês – tradicionalmente o mais forte do ano – desde 1998.
Em relação ao mesmo período de 2020, já durante a pandemia, o resultado foi 4,4% pior. O acumulado do 1º trimestre, de 417.560 unidades, é 1,9% inferior ao do ano passado. Considerando apenas o mês passado, os modelos 100% elétricos representaram mais de 16% do total – somados aos híbridos, a participação superou os 52%. Já aqueles movidos a diesel recuaram mais de 55%.
Na disputa entre as montadoras, apenas 14 unidades separaram as duas primeiras colocadas. Ausente do topo desde fevereiro de 2021, a Ford (17.834) registrou quase um empate com a Kia (17.820), que cresceu quase 60% nos últimos doze meses e encerrou o 1º trimestre na liderança geral. A Toyota (16.112) completou o pódio e a Tesla (12.921) quase duplicou o resultado do ano passado.
POS. |
MARCA |
MAR.22 |
% MERCADO 2022 |
MAR.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FORD |
17.834 |
7,3% |
22.237 |
7,8% |
-19,8% |
2º |
KIA |
17.820 |
7,3% |
11.221 |
4,0% |
58,8% |
3º |
TOYOTA |
16.112 |
6,6% |
16.911 |
6,0% |
-4,7% |
4º |
AUDI |
15.322 |
6,3% |
19.105 |
6,7% |
-19,8% |
5º |
MERCEDES-BENZ |
15.062 |
6,2% |
21.313 |
7,5% |
-29,3% |
6º |
BMW |
14.950 |
6,1% |
21.003 |
7,4% |
-28,8% |
7º |
VOLKSWAGEN |
14.620 |
6,0% |
23.698 |
8,3% |
-38,3% |
8º |
TESLA* |
12.921 |
5,3% |
6.585 |
2,3% |
96,2% |
9º |
VAUXHALL |
12.869 |
5,3% |
15.868 |
5,6% |
-18,9% |
10º |
HYUNDAI |
10.999 |
4,5% |
9.065 |
3,2% |
21,3% |
11º |
NISSAN |
10.194 |
4,2% |
14.178 |
5,0% |
-28,1% |
12º |
PEUGEOT |
9.799 |
4,0% |
10.824 |
3,8% |
-9,5% |
13º |
MG |
9.367 |
3,8% |
3.956 |
1,4% |
136,8% |
14º |
LAND ROVER |
6.872 |
2,8% |
15.086 |
5,3% |
-54,4% |
15º |
VOLVO |
6.322 |
2,6% |
8.996 |
3,2% |
-29,7% |
16º |
SKODA |
5.447 |
2,2% |
8.911 |
3,1% |
-38,9% |
17º |
RENAULT |
5.270 |
2,2% |
5.787 |
2,0% |
-8,9% |
18º |
MINI |
5.110 |
2,1% |
7.567 |
2,7% |
-32,5% |
19º |
CITROËN |
4.151 |
1,7% |
6.027 |
2,1% |
-31,1% |
20º |
FIAT |
4.049 |
1,7% |
2.376 |
0,8% |
70,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
||
TOTAL |
243.479 |
... |
283.964 |
... |
-14,3% |
|
ACUMULADO |
417.560 |
... |
425.525 |
... |
-1,9% |
Entre os modelos, um momento histórico: Model Y e Model 3, separados por apenas 7 unidades (6.464 x 6.457) garantiram à Tesla uma inédita dobradinha. Líder no ano, o Vauxhall Corsa (5.515) completou o pódio com retração superior a 30%. Com 5.401 unidades, o Nissan Qashqai garantiu seu 1º top 10 em 2022.
Mostrando que a nova geração realmente agradou o consumidor europeu, o Hyundai Tucson (4.876) foi o 5º. Preferido em janeiro e vice no 1º trimestre, o Kia Sportage (4.563) foi o 7º. Com 3.910 unidades, o C-HR figurou pela 1ª vez entre os mais vendidos. Muito próximo do Toyota, o Ford Fiesta (3.890), veículo mais vendido por lá até 2020, voltou ao top 10 após sete meses de ausência.
POS. |
MODELO |
MAR.22 |
% MERCADO 2022 |
MAR.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TESLA MODEL Y |
6.464 |
2,7% |
- |
- |
- |
2º |
TESLA MODEL 3 |
6.457 |
2,7% |
6.585 |
2,3% |
-1,9% |
3º |
VAUXHALL CORSA |
5.515 |
2,3% |
7.927 |
2,8% |
-30,4% |
4º |
NISSAN QASHQAI |
5.401 |
2,2% |
6.583 |
2,3% |
-18,0% |
5º |
HYUNDAI TUCSON |
4.876 |
2,0% |
- |
- |
- |
6º |
FORD PUMA |
4.755 |
2,0% |
4.886 |
1,7% |
-2,7% |
7º |
KIA SPORTAGE |
4.563 |
1,9% |
- |
- |
- |
8º |
FORD KUGA |
4.223 |
1,7% |
- |
- |
- |
9º |
TOYOTA C-HR |
3.910 |
1,6% |
- |
- |
- |
10º |
FORD FIESTA |
3.890 |
1,6% |
- |
- |
- |
Observações:
- Resultados da Tesla* considerando apenas as vendas dos modelos Y e Model 3; e
- Números do Tesla Model Y, Hyundai Tucson, Kia Sportage, Ford Kuga, Toyota C-HR e Ford Fiesta indisponíveis para março de 2021.
Fontes: SMTT / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Estes foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2023
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Vendas Alemanha em 2022: Golf chega à sua 42ª liderança em baixa
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Tesla Model 3 é o carro mais vendido na Europa em março