Apresentado mundialmente no final de março, o novo Honda Civic e:HEV está com passaporte carimbado para o Brasil. Isso quer dizer que a 11ª geração do sedã da marca japonesa finalmente voltará a ser comercializado no país após alguns meses, algo confirmado oficialmente pela montadora, que confirma que a inédita versão híbrida do Civic chegará por aqui no último trimestre deste ano.
Mostrado inicialmente na Tailândia durante o Salão de Bangkok no mês passado, o novo Civic e:HEV será vendido no Brasil vindo importado do Canadá, mesma localidade que produz as demais versões a combustão do sedã que são enviadas para abastecer o mercado norte-americano, por exemplo. Visualmente o Civic híbrido praticamente nada muda em relação às demais versões (traz apenas o logo da Honda com contorno azul), com exceção desta variante RS exclusiva para o mercado tailandês, que soma rodas de 18 polegadas, pequena asa traseira e acabamento preto brilhante.
Para o Brasil, ainda não há informações da versão específica que virá, mas certamente a Honda deverá fazer o famoso “pacote Brasil” com lista de itens de série recheada afim de justificar o preço mais alto, que certamente ficará acima dos R$ 160 mil cobrados pela antiga versão Touring 1.5 turbo do sedã, que saiu de linha no final de 2021.
Falando do que interessa, o novo Civic híbrido que virá ao Brasil no final deste ano terá sob o capô o mesmo motor do Accord Hybrid: um 2.0 aspirado com injeção direta. Vale lembrar que o sistema híbrido do sedã funciona de uma forma diferente do habitual, com o motor a combustão sendo usado como um gerador de energia para as baterias que alimentam o propulsor elétrico na maior parte do tempo, com ele tracionando as rodas apenas em velocidades de cruzeiro. Em baixas velocidades, um dos dois motores elétricos impulsiona o carro, enquanto o segundo elétrico transforma a energia do 2.0 em carga para a bateria.
Embora a Honda ainda não tenha divulgado os números de desempenho e consumo da versão sedã com este motor 2.0 híbrido, provavelmente serão os mesmos da configuração com carroceria hatch. Ou seja, espere potência na casa dos 184 cv e torque de 32,1 kgfm, além de um câmbio automático no qual a montadora chama de E-CVT. Para o mercado europeu, o Civic Hatch tem consumo de 20 km/litro e emissão de menos de 110g/km de CO2 pelo ciclo de testes WLTP, o padrão oficial para a União Europeia. No sedã, o consumo talvez seja um pouco pior por conta da diferença de peso, mas nada que comprometa a proposta de consumo reduzido.
O híbrido será a única opção para o Civic no Brasil e não há planos de trazer uma outra motorização em outro momento, nem mesmo aproveitar o 1.5 turboflex que estará no HR-V. A Honda até estuda a possibilidade de adaptar o sistema híbrido para que aceite também o etanol, porém nada está confirmado até o momento.
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