Segway quer que patinetes elétricos "ronquem" como uma Ferrari
Pode ser um V8 também, se você quiser...
Os veículos elétricos são o ápice da tecnologia automotiva atual. Mas é claro que, como qualquer nova tecnologia, ela traz novos desafios a serem solucionados. Para os movidos por baterias, o silêncio extremo do propulsor pode se tornar um risco de segurança para pedestres.
Essa questão é a mesma com os patinetes elétricos. A pandemia gerou um grande aumento do uso de tais dispositivos para a mobilidade pessoal. A Segway, um dos principais fabricantes mundiais dentro deste segmento, encontrou uma maneira de tornar seus patinetes elétricos mais seguros. E ela fez isso apresentando um sintetizador de som que pode ser afixado nos pequenos veículos que simula o ronco de um motor a combustão.
Galeria: Segway Ninebot - simulador de motor
O sistema consiste em um alto-falante Bluetooth sem fio com alça. É recarregável através de uma porta USB-C, além de ser resistente a poeira e água. Sim, ele pode ser usado como alto-falante para sua música favorita, mas seu sistema de simulação de som de motor é o que despertou nosso interesse.
Dependendo de sua preferência, você pode optar por fazer com que seu patinete elétrico soe como uma motocicleta de um ou dois cilindros. Mas se você estiver se sentindo aventureiro, você tem a opção de um motor V8 ou, ainda melhor, um V12 que se aproxima do som emitido por uma Ferrari 812 Superfast. De forma divertida, o "ronco" aumenta conforme você pressiona mais o acelerador.
A introdução do "Ninebot Engine Speaker Engine Speaker Sound Simulation System" veio com a apresentação dos novos patinetes da série GT da Segway. A nova linha tem um modelo GT2 que pode atingir velocidades de até 70 km/h. Com essa velocidade, ter algo que emita qualquer som pode ser necessário, mesmo que custe US$ 149,99 (R$ 706,90) e que a ideia de um patinete roncar como uma Ferrari soe bizarra. Será que simuladores de ronco é uma resposta para a segurança dos veículos elétricos?
Fonte: Segway-Ninebot (YouTube) via Gizmodo
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