A Ford começa a desenvolver na Europa inovadora tecnologia que promete conectar semáforos com carros para promover melhorias no tráfego, especialmente no caso de veículos de emergência. A ideia é permitir luz verde nos sinais para passagem de ambulâncias, veículos dos bombeiros e viaturas de polícia. 

Segundo a marca, a tecnologia tem como objetivo agilizar o atendimento em situações de emergência e evitar acidentes quando esses veículos passam no sinal vermelho. Além disso, o sistema pode reduzir congestionamentos, informando aos veículos próximos o tempo de abertura e fechamento dos semáforos.

Galeria: Ford Semáforo Inteligente

“Em uma situação de emergência, a última coisa que alguém quer é que os socorristas fiquem parados esperando o sinal abrir”, diz Martin Sommer, engenheiro de pesquisa de direção automatizada da Ford Europa. “A troca de dados entre carros, veículos de emergência e semáforos em tempo real ajuda a salvar vidas e também reduz os tempos de parada e as emissões de CO2", completa.

Todo o projeto é baseado em um amplo estudo de comunicação de veículos automatizados e conectados com a infraestrutura de rodovias, áreas urbanas e rurais. A área tem despertado o interesse não apenas da Ford, mas de outras grandes empresas do setor automotivo como Audi, Volkswagen e o grupo Stellantis. A comunicação entre os veículos e semáforos é feita pela tecnologia C-V2X, que conecta os veículos com a infraestrutura da estrada, outros veículos e usuários da via.

Ford Semáforo Inteligente

A Ford desenvolve a tecnologia realizando testes em Aachen, na Alemanha. Nos mais recentes, usou uma estrada com oito semáforos consecutivos e dois trechos com três semáforos consecutivos nos arredores da cidade. O veículo escolhido para demonstração foi o crossover Kuga, equipado com sistema de comunicação e um software protótipo. O modelo atuou tanto como ambulância como veículo de passageiros, em diferentes cenários.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com