Depois de aproximadamente 10 anos de ausência, o compacto Colt, da Mitsubishi, se apronta para retornar completamente reformulado ao mercado europeu. Considerado um dos nomes mais conhecidos da marca japonesa na região, o modelo voltará às lojas com importante papel estratégico a ser desempenhado, sendo uma das principais apostas da empresa para crescer na Europa. Nessa empreitada, terá apoio direto da parceira de grupo Renault.
A francesa, inclusive, vem sendo apontada como peça-chave para manutenção e expansão da Mitsubishi no mercado europeu. Tanto é que o novo Colt será diretamente baseado em um modelo da Renault, no caso o Clio. Nesse sentido, tudo indica que a estratégia adotada será de badge engineering, que consiste na prática de comercializar um mesmo veículo sob duas ou mais marcas diferentes.
Teaser divulgado revela que o Colt 2023 terá dianteira agressiva e alinhada com a nova identidade da Mitsubishi, mas com laterais idênticas às do Clio. Os vincos são exatamente os mesmos, assim como as maçanetas das portas traseiras camufladas na coluna. A traseira não aparece, mas também não deve mudar muito em relação ao carro original. Em resumo, apenas a dianteira será reformulada para ganhar personalidade e gerar diferenciação.
A plataforma será a mesma CMF-B, amplamente usada no grupo Renault. É modular e adaptada para receber conjuntos eletrificados. Não por acaso, o Colt 2023 aparece no teaser com o emblema "Hybrid EV", indicando que terá versão híbrida. Certamente usará a mesma mecânica do Clio E-Tech Hybrid, que combina motor 1.6 aspirado a gasolina com um propulsor elétrico. A potência combinada é de 140 cv, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.
Além do Colt, a Mitsubishi lançará na Europa a nova geração do ASX. Também será construído sobre a plataforma modular CMF-B e, neste caso, dividirá diversos componentes com o Renault Captur europeu (uma geração à frente do modelo vendido no Brasil). Será lançado por lá no início de 2023 como rival de Volkswagen T-Cross, Peugeot 2008, Jeep Renegade e Opel Mokka.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Mitsubishi Pajero Sport Legend 2025: raíz ou premium?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Mitsubishi Eclipse Cross ganha nova série especial Motorsports
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Novo SUV de 7 lugares da Mitsubishi será posicionado abaixo do Outlander