Depois de aproximadamente 10 anos de ausência, o compacto Colt, da Mitsubishi, se apronta para retornar completamente reformulado ao mercado europeu. Considerado um dos nomes mais conhecidos da marca japonesa na região, o modelo voltará às lojas com importante papel estratégico a ser desempenhado, sendo uma das principais apostas da empresa para crescer na Europa. Nessa empreitada, terá apoio direto da parceira de grupo Renault.
A francesa, inclusive, vem sendo apontada como peça-chave para manutenção e expansão da Mitsubishi no mercado europeu. Tanto é que o novo Colt será diretamente baseado em um modelo da Renault, no caso o Clio. Nesse sentido, tudo indica que a estratégia adotada será de badge engineering, que consiste na prática de comercializar um mesmo veículo sob duas ou mais marcas diferentes.
Teaser divulgado revela que o Colt 2023 terá dianteira agressiva e alinhada com a nova identidade da Mitsubishi, mas com laterais idênticas às do Clio. Os vincos são exatamente os mesmos, assim como as maçanetas das portas traseiras camufladas na coluna. A traseira não aparece, mas também não deve mudar muito em relação ao carro original. Em resumo, apenas a dianteira será reformulada para ganhar personalidade e gerar diferenciação.
A plataforma será a mesma CMF-B, amplamente usada no grupo Renault. É modular e adaptada para receber conjuntos eletrificados. Não por acaso, o Colt 2023 aparece no teaser com o emblema "Hybrid EV", indicando que terá versão híbrida. Certamente usará a mesma mecânica do Clio E-Tech Hybrid, que combina motor 1.6 aspirado a gasolina com um propulsor elétrico. A potência combinada é de 140 cv, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos.
Além do Colt, a Mitsubishi lançará na Europa a nova geração do ASX. Também será construído sobre a plataforma modular CMF-B e, neste caso, dividirá diversos componentes com o Renault Captur europeu (uma geração à frente do modelo vendido no Brasil). Será lançado por lá no início de 2023 como rival de Volkswagen T-Cross, Peugeot 2008, Jeep Renegade e Opel Mokka.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Teste Mitsubishi Pajero Sport Legend 2025: raíz ou premium?
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares