Nova Chevrolet Montana 2023 terá elementos da Silverado; veja projeção
Picape será equipada com motores turbo e terá porte próximo ao da Renault Oroch
Longe das concessionárias Chevrolet desde meados de 2021, quando saiu de linha, a picape Montana promete voltar ao mercado brasileiro em grande estilo na próxima geração. O projeto da nova linhagem segue em pleno desenvolvimento e prevê profundas transformações no modelo. Os primeiros detalhes são adiantados com fidelidade nestas projeções, elaboradas pelo OverBoost e cedidas pelo site Auto+.
Como visto nas imagens, a Montana 2023 será radicalmente diferente do modelo anterior. A ruptura em termos de design será completa (mudança pra lá de bem-vinda levando em contra o desenho controverso do modelo anterior), assim como do ponto de vista da proposta e do posicionamento de mercado. A nova picape será maior, mais espaçosa e oferecida sempre com cabine dupla, atendendo às necessidades do consumidor que busca levar tanto passageiros quanto carga.
Galeria: Nova Chevrolet Montana 2023 - Projeções
As projeções adiantam como ficará a picape a partir da traseira e laterais, tomando como base protótipos flagrados recentemente. A inspiração virá dos lançamentos mais recentes da Chevrolet, com destaque para elementos emprestados da Silverado americana, recentemente apresentada em versão 100% elétrica. Nesse sentido, destaque para a coluna C larga (simulando um santo-antônio integrado) e lanternas verticais com leve avanço na parte superior.
Em particular, a Montana 2023 terá ainda a grafia "Chevrolet" estampada na tampa da caçamba em letras grandes e destacadas, fazendo referência às antigas picapes da marca (D20, as primeiras S10 e a antiga Silverado vendida no Brasil usavam o mesmo recurso). Laterais terão apliques plásticos sem pintura nas caixas-de-roda, contrastando com a pintura da carroceria, além do detalhe preto que fará a ligação entre os vidros das janelas traseiras e a coluna C.
A dianteira não aparece nas projeções, mas já deixou escapar detalhes em flagras. Seguirá o padrão da Chevrolet para SUVs, a exemplo do conjunto frontal do Trailblazer americano (SUV maior que o Tracker sem relação com o modelo que deriva da S10). Os faróis serão divididos em dois andares e, junto com a grade, prometem aspecto geral bastante agressivo. A ideia será resgatar o forte apelo visual da Montana de primeira geração, que até hoje é lembrada pelo design chamativo e bem acertado.
Já em termos de porte, a Montana 2023 não lembrará em nada as linhagens anteriores. Como dito, crescerá em tamanho e passará a ser oferecida sempre com cabine dupla. Para efeito de comparação, será maior que a Fiat Strada (4,47 m de comprimento) e menor que a Toro (4,94 metros), tendo aproximadamente o mesmo porte da Oroch (4,70 metros). Portanto, terá atuação intermediária e brigará tanto com versões da Strada quanto da Toro, além do modelo da Renault (em breve reestilizado).
Mecanicamente, já é certo que a plataforma adotada será a mesma do Tracker. Os motores, porém, ainda são um mistério. As principais apostas se concentram no 1.2 turbo de três cilindros com 133 cv de potência já usado no SUV. Nossos colegas da revista Quatro Rodas apontam também no 1.3 turbo do Tracker chinês, neste caso com 164 cv e 24,4 kgfm. A transmissão deverá ser manual ou automática, sempre de 6 marchas, e tração apenas dianteira.
O lançamento acontecerá em 2023, com produção concentrada em São Caetano do Sul (SP).
Fonte: Overboost BR via Auto+
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