A Chevrolet segue trabalhando a todo vapor no projeto que originará as próximas gerações das picapes S10 no Brasil e Colorado na América do Norte. Prova disso são as fotos deste flagra, que confirmam o ritmo intenso de testes com protótipos e revelam detalhes da versão esportiva ZR2. A variante já existe atualmente no portfólio do modelo norte-americano e acompanhará a nova linhagem com importantes avanços para encarar a nova Ford Ranger Raptor.

A Colorado ZR2 se diferencia principalmente pela preparação original de fábrica focada na capacidade off-road. A nova geração evoluirá sobre o modelo atual e contará com suspensão retrabalhada (acerto específico e maior altura do solo), pneus de uso fora-de-estrada, amortecedores exclusivos e diferenciais dianteiro e traseiro com bloqueio eletrônico. Além disso, terá visual próprio com detalhes mais agressivos nos para-choques e caixas-de-roda, rodas únicas e grade frontal específica.

Galeria: Nova Chevrolet Colorado ZR2 - Flagra

Neste nova geração, a grande novidade do projeto será a transformação de S10 e Colorado em um modelo verdadeiramente unificado. Hoje, ambas até são construídas sobre a mesma plataforma GMT31XX, mas carregam muitas diferenças entre si. A versão americana, por exemplo, tem visual mais robusto, motores próprios e interior único, além de lista de equipamentos modificada e versões que não existem na S10, como a própria ZR2.

Com a nova geração, a ideia será eliminar a maior parte dessas particularidades e reduzir ao máximo as diferenças entre os dois modelos, de modo a otimizar operações e reduzir custos de desenvolvimento. Com base na nova estratégia, as novas caminhonetes continuarão sendo produzidas sobre a mesma plataforma (batizada de GTM31XX-2, ou seja, uma evolução da base atual), mas passarão a ter design e diversos componentes unificados.

Chevrolet Colorado/S10
Chevrolet Colorado e S10

A expectativa é que as diferenças se resumam apenas às necessidades de cada mercado, como no caso da motorização. Na América do Norte, a nova Colorado aposentará os atuais motores 2.5 aspirado, 3.6 V6 e 2.8 turbodiesel e passará a usar em todas as versões um 2.7 turbo de 4 cilindros a gasolina. Já no Brasil, a S10 seguirá equipada com motor 2.8 turbodiesel, acompanhando a preferência dos consumidores da categoria por propulsores do tipo.

2021 Chevy Colorado ZR2
Chevrolet Colorado ZR2 da geração atual

Por aqui, inclusive, a Chevrolet já anunciou investimento de mais de R$ 5 bilhões para produzir a nova geração da S10 em São José dos Campos (SP) ao lado do SUV Trailblazer, que também será renovado. O lançamento nacional deverá acontecer em 2023. Já nos Estados Unidos, a nova Colorado será revelada ainda neste ano, provavelmente em outubro.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com