Em seu 8º mês consecutivo de queda nas vendas de veículos novos, o mercado europeu emplacou em fevereiro 804.028 unidades, 5,4% a menos do que há um ano e 25% abaixo de 2020. Este é o pior resultado para o mês desde 2001 de acordo com a ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente. Desde junho passado, aliás, a barreira de um milhão de unidades não é superada.
A queda só não foi maior porque mercados grandes como Alemanha, Reino Unido e Espanha tiveram números positivos. No acumulado do 1º bimestre (1.626.350), a retração é de quase 4%. Segundo a consultoria JATO, na contramão do mercado como um todo, a demanda por modelos elétricos cresceu 77% nos últimos 12 meses, chegando a quase 90 mil unidades do total.
Na disputa entre montadoras, a líder VW (78.479) perdeu 1,3 ponto percentual de participação de mercado, mas a vantagem em relação à Toyota (54.060), vice pelo 2º mês seguido, ainda foi bastante confortável (24,4 mil unidades). Atrás da Peugeot (50.522), a Mercedes (46.065) liderou entre as premium e agora está aproximadamente mil unidades atrás da rival BMW (45.568) no ano. Destaque para a Tesla (15.794) quase triplicando o desempenho de 2021.
POS. |
MARCA |
FEV.22 |
% MERCADO 2022 |
FEV.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VOLKSWAGEN |
78.479 |
9,8% |
94.087 |
11,1% |
-16,6% |
2º |
TOYOTA |
54.060 |
6,7% |
51.592 |
6,1% |
4,8% |
3º |
PEUGEOT |
50.522 |
6,3% |
65.988 |
7,8% |
-23,4% |
4º |
MERCEDES-BENZ |
46.065 |
5,7% |
44.702 |
5,3% |
3,0% |
5º |
BMW |
45.568 |
5,7% |
47.652 |
5,6% |
-4,4% |
6º |
SKODA |
42.152 |
5,2% |
48.096 |
5,7% |
-12,4% |
7º |
RENAULT |
41.810 |
5,2% |
48.206 |
5,7% |
-13,3% |
8º |
AUDI |
41.467 |
5,2% |
42.952 |
5,1% |
-3,5% |
9º |
KIA |
39.149 |
4,9% |
31.373 |
3,7% |
24,8% |
10º |
FORD |
37.747 |
4,7% |
42.344 |
5,0% |
-10,9% |
11º |
HYUNDAI |
37.037 |
4,6% |
29.501 |
3,5% |
25,5% |
12º |
OPEL/VAUXHALL |
33.206 |
4,1% |
35.934 |
4,2% |
-7,6% |
13º |
CITROËN |
31.168 |
3,9% |
38.477 |
4,5% |
-19,0% |
14º |
FIAT |
30.369 |
3,8% |
38.817 |
4,6% |
-21,8% |
15º |
DACIA |
29.196 |
3,6% |
25.692 |
3,0% |
13,6% |
16º |
SEAT |
26.332 |
3,3% |
29.296 |
3,4% |
-10,1% |
17º |
VOLVO |
19.290 |
2,4% |
23.363 |
2,7% |
-17,4% |
18º |
TESLA |
15.794 |
2,0% |
5.550 |
0,7% |
184,6% |
19º |
NISSAN |
13.776 |
1,7% |
18.332 |
2,2% |
-24,9% |
20º |
MINI |
13.766 |
1,7% |
10.897 |
1,3% |
26,3% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
804.028 |
... |
850.033 |
... |
-5,4% |
|
ACUMULADO |
1.626.350 |
... |
1.692.703 |
... |
-3,9% |
Observação:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Entre os modelos, o VW Golf (15.041) recuperou uma liderança que não ocupava desde junho. No ano, no entanto, o VW é o 3º, atrás do Peugeot 208 (14.666) e do Dacia Sandero (13.105), todos eles no pódio de fevereiro. Repetindo sua posição recorde conquistada apenas em fevereiro de 2019 segundo o Best Selling Cars Blog, o Citroën C3 (12.802) veio na sequência.
Fechando o top 5, o Peugeot 2008 (12.579) manteve a posição de honra entre os SUVs / crossovers. Com o 3008 (11.395) em 9º, a marca francesa assegurou três modelos entre os dez primeiros. O 3008 e o Hyundai Tucson (11.086), aliás, foram os únicos na parte de cima da tabela com resultados positivos.
POS. |
MODELO |
FEV.22 |
% MERCADO 2022 |
FEV.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW GOLF |
15.041 |
1,9% |
16.623 |
2,0% |
-9,5% |
2º |
PEUGEOT 208 |
14.666 |
1,8% |
18.351 |
2,2% |
-20,1% |
3º |
DACIA SANDERO |
13.105 |
1,6% |
13.526 |
1,6% |
-3,1% |
4º |
CITROËN C3 |
12.802 |
1,6% |
15.043 |
1,8% |
-14,9% |
5º |
PEUGEOT 2008 |
12.579 |
1,6% |
16.845 |
2,0% |
-25,3% |
6º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
11.688 |
1,5% |
14.501 |
1,7% |
-19,4% |
7º |
RENAULT CLIO |
11.656 |
1,4% |
16.008 |
1,9% |
-27,2% |
8º |
FIAT PANDA |
11.647 |
1,4% |
15.397 |
1,8% |
-24,4% |
9º |
PEUGEOT 3008 |
11.395 |
1,4% |
10.834 |
1,3% |
5,2% |
10º |
HYUNDAI TUCSON |
11.086 |
1,4% |
9.205 |
1,1% |
20,4% |
11º |
VW TIGUAN / ALLSPACE |
10.836 |
1,3% |
15.292 |
1,8% |
-29,1% |
12º |
SKODA OCTAVIA |
10.651 |
1,3% |
14.871 |
1,7% |
-28,4% |
13º |
TOYOTA YARIS |
10.626 |
1,3% |
15.450 |
1,8% |
-31,2% |
14º |
RENAULT CAPTUR |
10.537 |
1,3% |
12.176 |
1,4% |
-13,5% |
15º |
DACIA DUSTER |
10.490 |
1,3% |
10.233 |
1,2% |
2,5% |
16º |
FORD PUMA |
10.439 |
1,3% |
11.138 |
1,3% |
-6,3% |
17º |
TOYOTA COROLLA |
9.989 |
1,2% |
10.404 |
1,2% |
-4,0% |
18º |
FIAT 500 |
9.971 |
1,2% |
11.065 |
1,3% |
-9,9% |
19º |
TOYOTA YARIS CROSS |
9.433 |
1,2% |
- |
- |
- |
20º |
VW T-ROC |
9.343 |
1,2% |
13.784 |
1,6% |
-32,2% |
21º |
OPEL MOKKA |
9.159 |
1,1% |
- |
- |
- |
22º |
TESLA MODEL 3 |
9.061 |
1,1% |
- |
- |
- |
23º |
MINI |
8.991 |
1,1% |
- |
- |
- |
24º |
FORD KUGA |
8.530 |
1,1% |
7.768 |
0,9% |
9,8% |
25º |
TOYOTA RAV4 |
8.265 |
1,0% |
7.056 |
0,8% |
17,1% |
26º |
BMW X1 |
8.143 |
1,0% |
7.543 |
0,9% |
8,0% |
27º |
VW POLO |
8.077 |
1,0% |
10.411 |
1,2% |
-22,4% |
28º |
BMW SÉRIE 3 |
8.021 |
1,0% |
8.263 |
1,0% |
-2,9% |
29º |
HYUNDAI KONA |
7.981 |
1,0% |
6.310 |
0,7% |
26,5% |
30º |
TOYOTA C-HR |
7.873 |
1,0% |
- |
- |
- |
31º |
VW T-CROSS |
7.872 |
1,0% |
8.920 |
1,0% |
-11,7% |
32º |
AUDI A3 |
7.439 |
0,9% |
7.580 |
0,9% |
-1,9% |
33º |
KIA SPORTAGE |
7.417 |
0,9% |
- |
- |
- |
34º |
VOLVO XC40 |
7.260 |
0,9% |
9.499 |
1,1% |
-23,6% |
35º |
TESLA MODEL Y |
6.729 |
0,8% |
- |
- |
- |
36º |
FORD FOCUS |
6.547 |
0,8% |
6.797 |
0,8% |
-3,7% |
37º |
CITROËN C4 |
6.186 |
0,8% |
- |
- |
- |
38º |
KIA NIRO |
6.178 |
0,8% |
- |
- |
- |
39º |
MERCEDES CLASSE C |
6.061 |
0,8% |
- |
- |
- |
40º |
SKODA FABIA |
5.906 |
0,7% |
6.841 |
0,8% |
-13,7% |
41º |
MERCEDES CLASSE A |
5.784 |
0,7% |
7.696 |
0,9% |
-24,8% |
42º |
AUDI A4 |
5.767 |
0,7% |
- |
- |
- |
43º |
SKODA KODIAQ |
5.729 |
0,7% |
- |
- |
- |
44º |
SEAT ARONA |
5.719 |
0,7% |
6.105 |
0,7% |
-6,3% |
45º |
CUPRA FORMENTOR |
5.655 |
0,7% |
- |
- |
- |
46º |
VOLVO XC60 |
5.497 |
0,7% |
5.784 |
0,7% |
-5,0% |
47º |
NISSAN QASHQAI |
5.465 |
0,7% |
8.940 |
1,1% |
-38,9% |
48º |
RENAULT ARKANA |
5.408 |
0,7% |
- |
- |
- |
49º |
KIA CEED |
5.264 |
0,7% |
- |
- |
- |
50º |
SKODA KAMIQ |
4.971 |
0,6% |
6.864 |
0,8% |
-27,6% |
Observação: Números de fevereiro/21 indisponíveis para os modelos Toyota Yaris Cross, Opel Mokka, Tesla Model 3, Mini, Toyota C-HR, Kia Sportage, Tesla Model Y, Citroën C4, Kia Niro, Mercedes Classe C, Audi A4, Skoda Kodiaq, Cupra Formentor, Renault Arkana e Kia Ceed.
Fontes: JATO / ACEA / Autonews Europe / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Peugeot 208 2025 tem preços partindo de R$ 77 mil
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Peugeot lança 208 2025 com novo visual e versões atualizadas
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Argentina: Peugeot 208 se aproxima do Fiat Cronos no acumulado do ano
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Flagra: Novo Peugeot 208 2025 seguirá 2008 em melhorias (e cor)