Pouco tempo depois do configurador online da Jeep ter vazado os primeiros detalhes sobre o novo motor seis cilindros em linha da marca, o motor Hurricane biturbo fez sua estreia oficial. Projetado para ser tão potente quanto motores V8 de maior litragem, o novo motor de 3,0 litros e seis cilindros é até 15% mais eficiente do que um motor de oito cilindros e a Jeep irá disponibilzá-lo em dois estágios de potência, dependendo da aplicação.
Vamos direto aos números. Na forma padrão, o novo motor 3.0 biturbo fornece "mais do que" 400 cavalos e 62,2 kgfm de torque. Nessa configuração Standard Output, o novo motor é otimizado para a melhor economia de combustível e utiliza sistema de circulação de gases de escape arrefecido. A variante High Output, por sua vez, entrega potência com "mais" de 500 cv e generosos 79,54 kgfm de torque, isso com a promessa de proporcionar economia "significativa" de combustível durante o reboque de cargas pesadas, por exemplo.
A base para o novo motor 3.0 biturbo com seis cilindros em linha é um bloco de alumínio fundido, enquanto o carter de óleo é feito com liga de alumínio e estrutural. A Jeep instalou dois turbos de baixa inércia e alto fluxo, com cada um alimentando três cilindros. O combustível é enviado por um sistema de injeção direta de combustível de alta pressão mais simples para a versão Standard Output e duas bombas para a mais potente. As duas configurações do motor Hurricane têm de série o sistema start-stop , que visa também reduzir as emissões de poluentes no uso urbano.
Como resultado dessa parafernália mecânica, a Jeep diz que o novo motor 3.0 biturbo "seis em linha" entrega uma curva de torque plana com o motor mantendo pelo menos 90% do seu pico de torque a partir de 2.350 rpm até sua faixa vermelha. A arquitetura do propulsor seis em linha também permite a adequação futura de um motor elétrico, o que significa que um motor híbrido Hurricane poderia render ainda mais potência e menor índices de emissões.
A Jeep explica ainda que os números exatos de potência e torque vão variar dependendo da aplicação em cada carro, sendo que os primeiros veículos equipados com o novo Hurricane deverão chegar às concessionárias no final deste ano. O enorme SUV Grand Wagoneer estará entre os primeiros modelos a receber o inédito propulsor, fora que também existem rumores que a próxima geração do Dodge Challenger e Charger também recebam o motor 6 cilindros em linha como uma alternativa mais eficiente e ecológica ao motor V8 naturalmente aspirado oferecido de hoje.
Fonte: Jeep
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Adeus, puristas: Dodge Challenger sai de linha sem expectativa de sucessor
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
É o fim: veja qual foi o último Dodge Challenger fabricado nos EUA
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Dodge vai tirar Charger e Challenger V8 de linha; pedidos acabam em julho
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Dodge Challenger quase adotou plataforma do Alfa Romeo Giulia