Quem gosta de carro normalmente dá seus primeiros passos nesse mundo logo quando criança ao ter contato com miniaturas na escala 1/64. Para quem é fã desse universo, a Nissan realizou um concurso para eleger a melhor miniatura customizada durante o Salão Diecast 2022, 3ª edição do evento de miniaturas de automóveis que foi realizado no último final de semana em São Paulo (SP).
De acordo com a marca japonesa, o evento reuniu nada menos do que 3 mil pessoas entre colecionadores, visitantes, bem como customizadores de miniaturas. E um desses magos da personalização de carrinhos foi o paulistano Eduardo Kenji (@kendu_kustoms), responsável por criar a miniatura do Nissan R390 GT1 vencedora do Concurso de Customização de Miniaturas do Salão Diecast 2022. Vale lembrar que Kenji também ganhou a edição da categoria Nissan do concurso realizada em 2019. Com apenas 7 centímetros de comprimento, o carrinho traz detalhes incríveis em escala reduzida.
Assim como o modelo da vida real, o R390 GT1 feito por Kenji em miniatura na escala 1/64 traz como conceito um carro de corrida baseado um modelo de rua. Isso porque o carro de corrida de verdade usado pela Nissan na década de 1990 durante as 24 Horas de Le Mans precisava de uma versão feita para a rua para poder ser homologado na categoria GT. Era uma regra da época, mesmo que apenas um carro fosse fabricado.
Voltando para a miniatura vencedora do concurso de customização, ela tem como base um R390 GT1 de rua, que no caso é uma miniatura de 7 centímetros na usual escala 1/64 (que significa que a réplica é 64 vezes menor que o carro real). A mini passou por uma transformação total pelas mãos de Kenji em um trabalho que durou por aproximadamente 3 semanas. Originalmente inteiriça, a carroceria do carrinho foi recortada para poder ter capôs móveis tanto na dianteira e traseira, enquanto toda a parte externa ganhou apliques de fibra de carbono e decalques de marcas que tradicionalmente estão presentes em carros de competição da Nissan.
O pequeno Nissan R390 GT1 recebeu ainda outros detalhes como o aerofólio grande na traseira e rodas de metal com rolamentos e equipadas com pneus de borracha. O bacana é que elas podem ser retiradas, deixando assim à mostra os diminutos discos de freios muito bem detalhados. E não foi só o freio que ganhou atenção especial por Kenji: o customizador de miniaturas também recriou o motor V8 do R390 GT1 (na vida real tinha 3,5 litros e 650 cv), que foi feito com base em dois minimotores de quatro cilindros e que mede apenas 1 centímetro de comprimento. Chamam a atenção ainda os componentes da suspensão e da transmissão, também visíveis.
“Fazer a parte mecânica foi o maior desafio técnico na preparação dessa miniatura. Mas todo o desenvolvimento do projeto foi complexo porque não existem muitas informações sobre o R390, não tive como buscar referências do modelo real e, por isso, precisei apostar mais na criatividade para fazer uma miniatura que ficasse bonita sem perder o estilo original. Escolhi o R390 exatamente para homenagear esse esportivo da Nissan que é pouco conhecido pelas pessoas, mesmo sabendo das dificuldades que teria de superar no projeto de customização”, conta Kenji, que também é colecionador e tem cerca de 2 mil miniaturas de carros da Nissan.
Tal dedicação para fazer uma miniatura tão detalhada rendeu o primeiro lugar a Eduardo Kenji no prêmio Concurso de Customização de Miniaturas do Salão Diecast 2022. Sua miniatura do R390 GT1 superou outros 17 réplicas em escala reduzida de automóveis da Nissan customizadas por colecionadores de vários estados do Brasil. A responsabilidade de escolher a melhor miniatura ficou a cargo dos designers da equipe do Estúdio de Design da Nissan América Latina, que fica na cidade de São Paulo.
“A miniatura ficou muito bem feita e a atenção aos detalhes é incrível. A customização foi realizada com alta qualidade e representando bem as características de design e engenharia do R390”, explica John Sahs, designer-chefe do Estúdio de Design da Nissan América Latina.
Vencedor do concurso, Eduardo Kenji vai levar o troféu para casa e ainda vai poder visitar o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro, onde é feito Nissan Kicks, e terá a chance de ver de perto como um carro de verdade é fabricado.
Durante o Salão Diecast 2022, a Nissan também expos algumas miniaturas e dois carros de verdade: o Nissan Leaf, modelo 100% elétrico da marca, bem como o Nissan Kicks – seu modelo mais vendido no Brasil. Assim como os principais eventos de miniaturas mundo afora, o evento teve outras atrações além do concurso de customização, como áreas para exposição de coleções, troca e venda de miniaturas, palestras de fabricantes e personalidades do setor, lançamentos de novos veículos em miniatura e competição de Downhill (corrida em pistas especiais).
O Salão Diecast teve sua primeira edição realizada em 2019 e contou com mais de 2.500 visitantes. Em função dos protocolos de segurança devido a pandemia, no ano passado a segunda edição do evento aconteceu de forma totalmente online.
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