Apresentada ao mundo em junho do ano passado, a nova geração do Lexus NX acaba de desembarcar no Brasil. Reformulado em 95% na comparação com a linhagem passada (apesar da receita evolucionária do design), o SUV intermediário estreia em três diferentes versões com preços que começam em R$ 344.990. Em comum, todas têm o conjunto híbrido formado por três motores, que juntos desenvolvem até 246 cv de potência.
Na comparação com o modelo anterior, o novo NX ficou cerca de 2 cm mais comprido (total de 4,66 m), aproximadamente 2 cm mais largo (1,86 m) e por volta de 5 mm mais alto (1,65 m). Além disso, a distância entre-eixos foi ampliada em 3 cm, totalizando 2,69 m e oferecido ganhos importantes em habitabilidade. Todo o projeto foi desenvolvido com base na filosofia Lexus Driving Signature, que deve nortear os próximos lançamentos da empresa.
Na mecânica, o destaque fica por conta da quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive. Todas as versões destinadas ao Brasil são da variante NX 350h e combinam motor a combustão de 4 cilindros com potência de 192 cv a 6.000 rpm e torque de 22 kgfm a 5.200 rpm, e dois elétricos, sendo um traseiro de 54 cv e torque de 12,1 kgfm e outro dianteiro de 182 cv com torque de 27 kgfm. Juntos, os propulsores rendem 246 cv de potência total.
A transmissão é do tipo Hybrid Transaxle e, segundo a Lexus, foi otimizada para proporcionar aceleração mais linear e permitir maior controle da condução, sem desperdiçar energia. Todas as versões possuem modo de condução EV (puramente elétrico), Auto EV (que seleciona automaticamente combinação entre elétrico e combustão), além do modo Normal. Apenas a versão F-Sport possui o botão Sport+. É de série também o sistema de tração AWD.
No quesito segurança, destaque para 8 airbags, controles de tração e estabilidade, assistência ao arranque em subidas, farol alto com sistema adaptativo de iluminação (AHS), luzes de iluminação lateral (Cornering Lamp), sensores de estacionamento inteligente até 15km/h, e Assistente Ativo em Curvas. Completam o pacote freios ABS ventilados nas quatro rodas e regenerativos na dianteira, sistema ISOFIX e câmera de ré (aversão F-Sport conta ainda com câmera de visão 360° e sistema de auto estacionamento).
O novo NX 350h oferta ainda os recursos do LSS+ 3.0 (Lexus Safety System), que incluem sistema de saída de faixa (LTA), sistema de mudança de faixa (LCA), sistema de colisão frontal (Pre-Crash), farol alto automático (AHB), Rear Cross Traffic Alert (alerta sonoro sobre a presença de tráfego na traseira) e piloto automático adaptativo (DRCC). As versões Luxury e F-Sport têm ainda alerta de ponto cego (BSM) e radar de verificação de perímetro (Safety Exit Assist - SEA).
Em termos de conectividade, destaque para o sistema multimídia com tela de 14” nas versões Luxury e F-Sport e de 9,8” na Dynamic. Outra novidade é o sistema de som que conta com seis alto-falantes, três tweeters e um subwoofer. A lista de equipamentos conta ainda com head up display, ar-condicionado digital de duas zonas digital, porta-malas possui abertura e fechamento elétrico e sistema "hands-free", bancos revestidos em couro natural com até 8 funções e teto solar com abertura elétrica.
A nova geração do NX é ainda o primeiro Lexus equipado com a tecnologia E-LATCH, de série em todas as versões. A função permite que as portas se abram suavemente apenas com toque de um botão – tanto para entrar como para sair. Ao acionar o interruptor, o sistema realiza a abertura das portas, por meio de motor elétrico.
As cores externas disponíveis para o NX 350h são branco-pérola, cinza-titânio, preto-grafite, cinza-cromo e verde-musgo, para as versões Luxury e Dynamic. Já a configuração F-Sport conta com as cores exclusivas branco-supernova, preto e azul-olímpio. Na cabine, as opções para revestimento são preto-creme, caramelo com preto, vermelho e preto.
VERSÃO | PREÇO |
NX 350h Dynamic | R$ 344.990 |
NX 350h Luxury | R$ 380.990 |
NX 350h F-Sport | R$ 413.990 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lexus UX300h 2025 faz até 17 km/l e preço caiu; veja como anda
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Avaliação Lexus UX 250h: híbrido, premium e com personalidade hatchback
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Lexus lança ES 300h e NX 350h 2025 com mais equipamentos; veja preços
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Lexus apresenta SUV compacto com motor de GR Corolla