Flagra exclusivo: Renault Kwid E-Tech elétrico em teste no Brasil
Candidato a carro elétrico mais barato do Brasil foi flagrado por Motor1.com na Avenida Paulista - SP
O novo Renault Kwid E-Tech elétrico já está rodando pelo Brasil e seu lançamento está cada vez mais próximo. Equipe de Motor1.com flagrou o compacto rodando, ainda camuflado, em na Avenida Paulista, São Paulo.
Por volta do meio-dia, nosso time estava na região da Avenida Paulista e avistou um carro camuflado e claro, a gente foi atrás. Quando conseguimos nos aproximar, notamos que se tratava do novo Kwid elétrico. Ele estava com o mesmo disfarce daquela unidade mostrada oficialmente pela Renault no lançamento do novo Kwid 2023 no começo do ano.
Conseguimos, inclusive, chegar bem perto do Kwid elétrico em um momento que ele parou em um semáforo. Deu para ver que o visual do novo Kwid E-Tech será o mesmo do modelo que já é vendido na China, chamado de K–ZE. Por aqui, o nome oficial deve ser Kwid E-Tech Elétrico, como no Megane E-Tech elétrico e Arkana E-Tech híbrido.
Galeria: Flagra: Renault Kwid E-Tech Elétrico no Brasil
Principal diferença entre a versão a combustão e a elétrica é a grade dianteira, fechada. É idêntica ao Kwid ZE da China. Na traseira, você terá que prestar atenção para perceber que não há saída de escape. Até mesmo as rodas são as mesmas do ZE, diferentes das versões já vendidas aqui no Brasil.
A grande expectativa agora é se a Renault utilizará um motor elétrico mais potente que o oferecido na Europa no Dacia Spring. Lá, o compacto tem potência de 33 kW, ou seja, 44 cv e torque de 125 Nm (12,7 kgfm) de torque. Vale lembrar que mesmo elétrico, o Kwid E-Tech é um carro bem leve, pesando apenas 970 kg.
Reflexo do baixo peso é a combinação de bateria menor e maior autonomia. No modelo europeu, a bateria tem capacidade de 26,8 kWh, que aliado ao peso total de 970 kg, permite rodar até 295 quilômetros na cidade seguindo o padrão WLTP.
Outro ponto positivo da bateria menor, além de deixar o carro mais barato, é a recarga completa em menos tempo. Usando um wallbox de 7,4 kW, o mais utilizado atualmente no Brasil, o tempo de recarga completa fica em torno de 4 horas.
Sempre que tentamos conseguir mais detalhes com o pessoal da Renault, as respostas são muito limitadas, mas tudo indica que o objetivo é lançar o Kwid E-Tech como o carro elétrico mais barato do Brasil. Isso deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ausente desde 2021, Renault relança o Kwid na Argentina
Regras de emissões deixam HB20 e Creta 1.0 TGDI mais fracos
Renault Kwid sobe de preço e Fiat Mobi vira carro mais barato do Brasil
Novo Duster terá versão com sistema híbrido e tração 4x4
Em guerra de preços, Mobi e Kwid saem pelos mesmos R$ 63.990
Versa e Sentra crescem até 72% e salvam vendas da Nissan nos EUA
Após "cancelamento", Renault Kwid voltará à Argentina em 2025