A Toyota praticamente completou a linha da Gazoo Racing no Brasil com dois lançamentos simultâneos: a Hilux GR-S e o Corolla Cross GR-Sport. O SUV médio recebeu o mesmo visual da variante oferecida na Ásia, trocando os para-choques e com novas rodas de 18”, além de receber um spoiler sobre o vidro traseiro. Será vendido por R$ 188.490, sempre com o motor 2.0 de 177 cv e transmissão automática do tipo CVT.
Ao contrário da Hilux GR-S, que desta vez ganhou mais potência, o Toyota Corolla Cross GR-Sport segue a receita dos outros modelos GR-Sport da marca. É o nível inicial de “preparação” da Gazoo Racing, em que os carros recebem apenas um visual mais esportivo e a suspensão é reconfigurada. Ou seja, o SUV médio tem praticamente o mesmo desempenho das outras versões, mudando apenas no comportamento dinâmico por este novo ajuste da suspensão.
Enquanto na Ásia o Corolla Cross GR-Sport é vendido com o motor 1.8 híbrido, por aqui a Toyota repetiu a estratégia usada no sedã Corolla GR-S. Sob o capô está o 2.0 aspirado de quatro cilindros, de 177 cv a 6.600 rpm e 21,4 kgfm a 4.400 rpm, oferecido somente com o câmbio automático do tipo CVT, simulando 10 marchas.
Ainda assim, a Gazoo Racing fez algumas alterações no carro. Começa pela suspensão, com um novo braço estrutural ligado ao chassi para aumentar a rigidez, reduzindo o balanço da carroceria nas curvas. O controle da direção elétrica foi reajustado, melhorando a assistência nas manobras. Assim, a Toyota diz que o carro tem respostas mais lineares e progressivas ao girar o volante.
A parte visual mudou até que bastante por conta dos novos para-choques. O deseonho agora integra uma nova entrada de ar e uma área diferente para os faróis de neblina, que tem uma haste ligada a parte inferior da grade. Falando nela, agora tem um acabamento em preto brilhante e ela se estende até um pouco dos faróis. As listras vermelhas e pretas estão bem sutis, posicionadas na parte inferior das portas. Do lado de dentro, temos bancos de couro e suede com costuras em vermelho e o logo “GR” no encosto de cabeça. Ainda tem uma placa de identificação com o número do modelo no console central.
Como é a versão mais cara com o motor 2.0, terá todos os equipamentos da versão XRE. Assim, o Corolla Cross GR-Sport vem com ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia de 9” com Android Auto e Apple CarPlay, computador de bordo com tela TFT de 7”, frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, sistema de permanência em faixa, sete airbags e mais.
O Toyota Corolla Cross GR-Sport 2023 começa a ser vendido hoje (23) em todas as concessionárias da marca no Brasil. Custa R$ 188.490 com pintura branco lunar perolizado, vermelho-granada metálico e preto-eclipse metálico. Também é possível comprar o carro com o teto pintado de preto, o que eleva o valor para R$ 189.990.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Toyota Corolla Cross XRX Hybrid 2025: sem medo de eletrificação
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Comparativo BYD Song Pro vs. Toyota Corolla Cross: disputa territorial
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
SUVs em julho: Toyota Corolla Cross supera Jeep Compass pelo 3º mês
Teste Renault Kardian Evolution MT: o mais barato, mas ainda bom
SUVs em junho: Toyota Corolla Cross lidera pelo 2º mês seguido