Nesta edição do Motor1.com Podcast nós abordamos três temas que deram o que falar nesta última semana. A primeira foi o anúncio da Stellantis de que a marca Abarth retornará em breve ao mercado brasileiro. Depois de modelos como Stilo e 500 terem recebido a marca do escorpião, o próximo produto da divisão esportiva será o Pulse.
Também falamos um pouco do renascimento da Volkswagen Kombi elétrica, ou melhor, do novo ID.Buzz, que foi apresentado na Europa e nos EUA. A novidade chegará até o final de 2022 nos mercados europeus em versões de 5 passageiros ou furgão de carga. Ele usará o conjunto propulsor já visto na família ID da empresa.
Por último, ainda comentamos sobre o avanço dos carros elétricos nos principais mercados globais. O reflexo disso que é que os 3 finalistas da premiação World Car of the Year são todos elétricos. Kia EV6, Mustang Mach-E e Hyundai Ioniq 5 disputam na edição deste ano. Mas quando será que essa evolução automotiva chegará de fato ao Brasil.
Repetindo a estratégia feita com o Pulse em 2021, a Fiat aproveitou o BBB para apresentar uma novidade. O Pulse Abarth será o primeiro modelo a ter a assinatura da divisão esportiva no Brasil em uma estratégia diferente do que foi feita na época do Stilo Abarth e 500 Abarth, agora tratada realmente como uma marca.
O Pulse será o primeiro Abarth no Brasil como marca, além de ser o primeiro SUV da divisão no mundo. Seu visual é marcado pelos para-choques exclusivos, grade colmeia com o brasão do escorpião Abarth, rodas (aparentemente) de 18", luzes auxiliares na parte inferior do para-choque, enquanto a traseira traz extrator de ar e dupla saída de escape.
Conforme anunciado, a Volkswagen apresentou o novo ID. Buzz. A versão definitiva da Kombi elétrica faz sua estreia global 50 anos após a marca alemã ter apresentado a primeira versão elétrica da van, um modelo de segunda geração com tração traseira e 85 km de alcance que fez sua estreia na Feira de Hannover, na Alemanha.
Medindo 4,71 metros de comprimento, o novo ID. Buzz é o maior modelo baseado na plataforma modular MEB, que dentro da Volkswagen também sustenta os modelos ID.3, ID.4, ID.5 e ID.6. A van elétrica possui ainda 1,937 metro de altura, 1,985 metro de largura e 2.988 metros de distância entre-eixos, um dos destaques.
A edição de 2022 do World Car of the Year Awards está prestes a anunciar os vencedores deste ano. Isso deve acontecer durante o Salão do Automóvel de Nova York (EUA) em abril, mas agora temos uma lista completa dos finalistas em todas as seis categorias, incluindo o ganhador na categoria geral.
Em 2022, houve uma grande mudança. Pela primeira vez na história da premiação, desde 2005, é um os finalistas são todos elétricos. As edições de 2021 e de 2019 tiveram concorrentes movidos por baterias, mas este ano os concorrentes são o Ford Mustang Mach-E, o Kia EV6 e o Hyundai Ioniq 5.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Oficial: Fiat Pulse e Fastback serão primeiros híbridos-leves da marca