A chegada da nova geração do Citroën C3 no mercado brasileiro vem sendo antecipada desde o ano passado. Com previsão de ser lançado no Brasil em abril, o modelo está cada vez mais perto de chegar às ruas. Agora, a marca anunciou que a nova geração do hatch teve a produção iniciada na linha de montagem do grupo Stellantis em Porto real (RJ).
A fábrica de Porto Real (RJ) precisou passar por mudanças tanto na parte industrial quanto na tecnológica para receber a nova plataforma do Citroën C3, consumindo investimentos de mais de R$ 220 milhões. Foi feita a instalação de novos robôs, além de um novo processo flexível que permitirá a produção do novo Citroën C3 e "ainda favorecerá os atuais modelos fabricados na unidade".
O novo Citroën C3 hatch usará uma variante da plataforma CMP derivada do projeto indiano C-Cubed. Já adaptada pela Stellantis ao mercado brasileiro, tal arquitetura ainda deve dar origem a mais dois modelos da marca no Brasil. Ainda não há confirmação de quais serão estes novos carros, mas poderão ser um sedã compacto e um SUV maior que o hatch, para substituir o C4 Cactus.
O novo Citroën C3 deverá ser o modelo de entrada da empresa por aqui. custando menos que o atual C4 Cactus. Fruto de um projeto global com foco em mercados emergentes, a Citroën diz que o C3 de nova geração recebeu diversas atualizações para o nosso país e para as demais regiões da América Latina.
“O Novo Citroën C3 é um grande orgulho para as nossas equipes da América do Sul, que tiveram um enorme protagonismo na concepção e no desenvolvimento deste veículo global e o fizeram com maestria. Ele é um dos mais importantes lançamentos dentro da nossa estratégia na região e já contou com o suporte decorrente das sinergias promovidas pela Stellantis, como nossos laboratórios e campos de provas. Tenho certeza de que o Novo C3 vai acelerar o crescimento da Citroën na América do Sul”. - Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América do Sul
Ainda é incerto qual será a mecânica que a Citroën utilizará neste novo C3, mas não deverá ser apenas uma, até porque o hotsite menciona "motores". Assim, ele poderá vir equipado com o 1.6 quatro cilindros do atual Peugeot 208 de 118 cv e 15,5 kgfm, ou mesmo até com o motor três cilindros 1.0 Firefly do Fiat Argo, de até 77 cv e 10,9 kgfm. No caso do 1.6, o câmbio seria o mesmo automático de 6 marchas, enquanto o 1.0 do Argo seria combinado a uma transmissão manual.
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