Subaru Forester e XV chegam ao Brasil com motor 2.0 híbrido
Novo Forester e-Boxer sai por R$ 223.900, enquanto o XV vem por R$ 193.900
Um pouco sumida do mercado brasileiro, a Subaru finalmente anunciou novidades importantes para seus dois modelos mais vendidos no país: os SUVs Forester e XV. Em comum, ambos agora têm como opção o motor 2.0 híbrido, batizado pela marca japonesa de e-Boxer. O Forester 2.0 e-Boxer chega por R$ 223.900, enquanto o Subaru XV 2.0 e-Boxer desembarca tabelado em R$ 193.900.
Para começar, tanto o SUV médio Forester quanto o aventureiro Subaru XV contam agora com a mesma motorização, o motor 2.0 boxer aspirado de injeção direta a gasolina que rende 150 cv e 20 kgfm de torque. Esse já era um conjunto mecânico conhecido das versões a combustão tradicionais, mas agora a diferença é que há um motor elétrico acoplado na transmissão (o que ajudou a marca a não mudar o layout do motor), cujo propulsor gera mais 12,3 kW (16,7 cv) e 6,73 kgfm de torque.
A marca não divulgou a potência combinada do sistema e nem a autonomia máxima dos modelos. Em relação ao consumo de combustível, o Forester teve uma melhora de 11% no consumo urbano segundo a marca, assim o Forester faz até 11,2 km/litro na cidade, enquanto que na estrada o SUV é capaz de alcançar os 11,6 km/l de acordo com a tabela do Inmetro. Já o Subaru XV registrou 12,2 km/l no circuito urbano (teve melhora de 19%) e 12,9 km/l no rodoviário.
O que não muda é que o Forester e o XV continuam com a transmissão automática tipo CVT, bem como a famosa tração integral da marca. Voltando ao sistema híbrido, a Subaru afirma que a bateria e demais componentes ficam acima do eixo traseiro, o que acaba melhorando a distribuição de peso entre a dianteira e traseira e deixando o centro de gravidade do carro mais baixo.
Ambos têm ainda o modo de condução S que, quando ativado, o motor elétrico entra em ação mais cedo nas acelerações enquanto o motor 2.0 sobe de giro, assim melhorando a agilidade na aceleração. Em baixa velocidade é possível usar apenas o motor elétrico,com o motor 2.0 sendo mais acionado em altas velocidades. Já a bateria é recarregada nas desacelerações ou frenagens – o que é padrão nos híbridos.
Visualmente, o Forester e-Boxer traz a mesma reestilização visual do modelo japonês, que se destaca pelos faróis maiores pontiagudos e recortados. O para-choque dianteiro recebeu uma saliência logo embaixo do farol (onde também está localizado os lavadores dos faróis), enquanto a grade dianteira (que é ativa, abrindo ou fechando para melhorar o consumo de combustível) manteve o mesmo tamanho.
Galeria: Subaru Forester e-Boxer 2022
Outras novidades ficam para o sistema EyeSight, composto por piloto automático adaptativo, frenagem de emergência e assistente de faixa, que foi atualizado e traz software otimizado e câmera com ângulo mais amplo. No mais, o Forester e-Boxer traz ainda monitor de fadiga excessiva e falta de atenção do motorista, além de sistema de reconhecimento facial de até 5 condutores, que ajusta automaticamente as configurações individuais de cada pessoa como posições do banco, espelhos externos, do ar-condicionado e do computador de bordo.
Galeria: Subaru XV e-Boxer 2022
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