Sedã médio da marca, o Audi A4 2022 começa a chegar às lojas e será acompanhado do cupê A5, trazendo uma boa novidade sob o capô. Para a linha 2022, a dupla passa a utilizar um motor 2.0 TFSI modificado, entregando 204 cv de potência, 14 cv a mais do que a versão anterior. Desembarcando nas concessionárias em abril, o A4 será vendido nas versões Prestige e S Line, por a partir de R$ 294.990. Já o A5 terá apenas a versão S Line por R$ 351.990.
A principal novidade da linha 2022, como dissemos, é o motor 2.0 TFSI recalibrado. A potência foi de 190 cv para 204 cv, enquanto o torque foi mantido em 32,6 kgfm entre 1.450 e 4.475 rpm. De acordo com a Audi, tanto o A4 quanto o A5 aceleram de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e têm uma velocidade máxima de 210 km/h, limitada eletronicamente. Curiosamente, este resultado no 0 a 100 km/h é o mesmo que a empresa divulgava para a linha 2021.
A transmissão segue sendo a S tronic de dupla embreagem e 7 marchas. A versão Performance Black não está disponível, então fica sem a tração integral Quattro. O motor ainda utiliza um sistema híbrido-leve de 12V, com um gerador funcionando também como alternador.
Além desta alteração no motor, a Audi aproveitou para mexer no pacote de equipamentos. A versão de entrada Prestige agora vem com o painel de instrumentos digital Virtual Cockpit de 12,3”, iluminação interna em LED e rodas de 18” com novo desenho. Vem de série com chave presencial, câmera de ré, ar-condicionado automático, volante em couro com paddle-shift atrás do volante, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, central multimídia de 10,1”, faróis de LED e mais. O teto solar elétrico é opcional.
Logo acima está o A4 S Line, que adiciona 30 opções de cores para a iluminação interna, volante de base reta e rodas de 19” feitas pela Audi Sport. A lista completa ainda traz ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos com ajuste elétrico, controle de cruzeiro adaptativo, teto solar elétrico, alerta de saída de faixa, faróis full-LED, central multimídia com navegador e o pacote visual S line. Como opcionais, ainda pode receber o sistema de som Bang & Olufsen, spoiler traseiro em carbono e os faróis LED Matrix.
Para o A5 Sportback, as novidades nos equipamentos são as rodas de 19”, kit visual S Line e o sistema de iluminação interna. Ambos ainda têm um pacote opcional chamado “Black Package”, com acabamento preto para o teto, retrovisores externos, rodas, grade frontal e outros. No caso do A4, adota rodas com um outro design e acrescenta ainda faróis LED Matrix, teto solar panorâmico, ar-condicionado de três zonas, volante esportivo, seletor de modo de condução e outros.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi A4 e A5 voltam a ter tração integral no Brasil; veja impressões
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Audi A4 e A5 com tração integral Quattro chegam ao Brasil; veja preços
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Audi A4 será rebatizado para A5 na próxima geração; saiba o porquê
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Teste Audi A4 S Line 2022 híbrido-leve: sobriedade e equilíbrio