No último dia de fevereiro, o governo federal anunciou a redução do IPI, o Imposto sobre Produtos Industrializados, para diversos produtos. Enquanto itens duráveis como geladeiras e fogões contaram com 25% de redução na alíquota do imposto, os automóveis entraram nesta ação, mas com desconto de somente 18,5%.
Vale sempre lembrar que a redução vale apenas para o imposto, não para o preço final do carro, já que esse valor ainda soma diversos outros impostos nas esferas estaduais e municipais. No entanto, enquanto criou-se grande expectativa sobre a redução nos preços dos automóveis, a prática vem mostrando que o desconto mal está chegando 2% no valor final do carro. Após o anúncio, o governo também liberou a redução para veículos em estoque, já faturados.
Porém, os veículos de quatro rodas ao menos tiveram alguma redução de preço. E as motos, que não viram nenhum desconto, pelo contrário, continuam ficando mais caras? Se você está esperando os valores das motocicletas 0km ficarem mais baratas após a redução do IPI para comprar uma, é melhor não aguardar muito.
Como a maior parte das vendas de motocicletas são representadas por modelos fabricados no Polo Industrial de Manaus (AM), o regime tributário daquela região é diferente daquele visto nos carros e outros veículos. As motos fabricadas por lá, que representam 98% de tudo que é feito no Brasil, já não pagam IPI e, por este motivo, não terão redução alguma nos valores cobrados.
Consultada pelo Motor1.com, a Abraciclo, associação que reúne as principais fabricantes instaladas no Brasil, esclareceu que, como a grande parte das motos são feitas em Manaus (AM), elas já possuem uma alíquota zerada desse imposto. Sendo assim, não haverá reflexos com a redução do IPI anunciada pelo governo.
No Brasil, são poucos os modelos de moto importados. Geralmente, são modelos mais caros e avançados que não têm grandes volumes de venda. As motos importadas pagam IPI integral, de 35%, e terão reduções por conta do imposto menor.
No caso da Honda, por exemplo, a Africa Twin com câmbio mecânico é feita no Brasil, mas sua versão DCT, com transmissão automatizada de 6 velocidades, vem do Japão. Com isso, o modelo importado na versão Adventure Sports DCT passou de R$ 101.610 para R$ 94.853. Outras importadoras também podem efetuar reduções conforme novos lotes desembarquem no país. Porém, com o cenário complexo de logística, que deixou os custos mais elevados, é possível que os valores se mantenham.
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