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Yamaha pode estar trabalhando em versão híbrida da TMax

Será que é agora que a eletrificação chega nas motos?

Nova Yamaha TMAX 2022

Os sistemas de propulsão híbridos já existem há décadas, particularmente na indústria automotiva. A tendência também começou a se espalhar entre as scooters pequenas na Ásia. No entanto, motos híbridas ainda não são algo comum e algumas fabricantes parecem já estarem partindo direto para os modelos 100% elétricos. 

A Yamaha, no entanto, demonstra interesse em desenvolver a tecnologia híbrida para suas motocicletas, como evidenciado pela Fascino oferecida na Índia. Além disso, pedidos recentes de patentes sugerem que a marca está trabalhando em uma configuração híbrida para uma de suas maxi-scooters mais populares, a TMax. As imagens surgiram online e retratam duas abordagens quando se trata do trem de força híbrido. 

Is Yamaha Working On A Hybrid TMAX?

A primeira abordagem envolve a conexão direta entre o virabrequim do motor de combustão interna e o elétrico. Isto significa que o elétrico estará suplementando a potência do motor, enquanto usa o câmbio automático CVT para girar a roda traseira. Isto poderia resultar em um arranjo que é mais barato de produzir, além de mais compacto, ocupando menos espaço.

A segunda abordagem, entretanto, retrata o motor elétrico como parte da transmissão. Montado sobre o braço oscilante, o ele se conecta à transmissão da scooter, o que significa que o motor de combustão interna atual permanece intocado. Entretanto, seria necessário que a transmissão, assim como partes do chassi, fossem reforçadas para acomodar uma massa maior. 

Is Yamaha Working On A Hybrid TMAX?

Independentemente da abordagem, uma versão híbrida do TMAX definitivamente precisará de baterias mais modernas. Para fazer isto, parece que a Yamaha estará se voltando para o já amplo compartimento de armazenamento sob o assento da maxi-scooter para abrigar as baterias para alimentar o sistema híbrido.

No final das contas, tudo se resume a se a jogada compensa ou não, pois aumentar o espaço dedicado a um conjunto motriz mais eficiente pode sacrificar a praticidade e o espaço da scooter. Se a Yamaha conseguir acertar tal configuração híbrida, é de se esperar que ela apareça em mais modelos também.

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