Ontem (10 de março), a Petrobras anunciou um grande aumento nos preços dos combustíveis que fornece às distribuidoras nacionais. Com isso, a gasolina teve reajuste de 18,775, enquanto o diesel subiu 24,9%. Enquanto não há o que fazer em relação aos valores cobrados na bomba, podemos ajudar você a, pelo menos, não desperdiçar.
Você provavelmente já ouviu todos os tipos de dicas para economizar combustível, mas não queríamos apenas passar informações vazias. O Motor1.com consultou Mia Bevacqua, veterana Técnica Automobilística Mestre Certificada pela ASE (Associação de Excelência em Serviços dos EUA). Ela também é a escritora técnica e mecânica-chefe do site CarParts.com.
Esta é, sem dúvida, a dica mais ouvida, mas é também a mais ignorada. Entre os toques aqui listados, este é o que Bevacqua enfatiza acima de todos as outros. "Não ignore os avisos do painel", diz ela. "Os motores modernos funcionam com sistemas avançados de monitoramento; mesmo que o carro esteja funcionando bem, uma falha com um sensor pode prejudicar sua economia". Além disso, coisas básicas, como filtros de combustível e filtros de ar entupidos, podem atrapalhar o consumo. Não se esqueça também de outros aspectos do carro. Freios desajustados e direção desalinhada aumentam a resistência ao rolamento, e com isso, o uso de combustível.
Essa dica também poderia ser classificada como manutenção do veículo, mas vale a pena o espaço separado porque é algo muito fácil de fazer e que muitas vezes é negligenciado. "A cada 1 psi de pressão abaixo do recomendado, o carro consome 0,4% a mais", explicou Bevacqua. As pressões recomendadas obviamente variam de acordo com o veículo, mas é importante seguir as recomendações do fabricante de automóveis, que ainda podem variar conforme a carga carregada pelo automóvel. Confira sempre o manual do carro.
Quanto mais peso você leva no carro, mais o motor vai se esforçar para gerar movimento. E, claro, vai aumentar o consumo. "Se você estiver coisas no carro que não usa, deixe em casa, venda, doe, jogue fora. Quanto mais você carrega, mais combustível você usará".
Esta pode ser uma situação difícil para aqueles que vivem em lugres quentes, mas os tempos drásticos exigem medidas drásticas. "O compressor de ar-condicionado não funciona sem o motor; ele cria uma carga que pode diminuir a economia de combustível", disse Bevacqua. E abaixar os vidros não ajuda muito, pois aumenta o arrasto aerodinâmico do carro.
Falando em aerodinâmica, há uma razão pela qual as montadoras de automóveis falam tanto sobre coeficientes de arrasto. Uma carroceria mais aerodinâmica significa menos potência necessária para empurrar o carro através do ar, usando menos combustível. Em SUVs ou veículos com racks ou bagageiros de teto, Bevacqua sugere retirá-los quando não estiverem sendo usados.
Este é um item de bom senso com certeza, mas vale a pena repetir. Se você precisava de um motivo extra para não dirigir de forma agressiva, agora, com os combustíveis caros, está na hora de rever sua condução. "Acelerações suaves e manter velocidades menores que o limite na estrada vão fazer com que o consumo caia", explicou Bevacqua.
Há uma razão pela qual as empresas de entrega gastam tanto dinheiro em logística. Se você pode planejar uma rota mais curta, isso significa tempo e combustível economizados para outros trajetos. Se você está indo para um drive-thru, Bevacqua recomenda parar no estacionamento e pedir a comida dentro da loja. Isso economiza mais do que manter o carro ligado na fila.
Bevacqua não recomenda o desligamento do motor em paradas curtas, como em semáforos ou outras situações de trânsito. Esse desligamento é bom em carros equipados com tecnologia start/stop, mas qualquer economia potencial de combustível é compensada pelo desgaste desnecessário em outros componentes, como o motor de partida.
Os preços dos combustíveis estão em níveis recordes e os combustíveis aditivados ou de alta octanagem estão ainda mais caros. Pode ser tentador optar pelo combustível mais barato, mas Bevacqua diz para usar sempre o recomendado pelo fabricante. "Usar combustível de alta octanagem não lhe trará um consumo menor, mas, dependendo do motor, usar octanagem abaixo do recomendado vai danificar o motor".
Apesar de parecer intuitivo que, quanto menor a rotação, menor o consumo, isso nem sempre é verdade. Operar o motor em giro muito baixo pode fazer mais mal do que bem; Bevacqua lembra que rotação "suave e constante" é a chave para obter um consumo melhor.
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