Mesmo com volumes menores, o segmento das grandes aventureiras está bastante disputado. É um mercado com valores altos, além de motos grandes e com tecnologia de ponta. Hoje, é dominado pela BMW com a linha GS, seguido pelas Triumph Tiger. Agora a Ducati quer ganhar um maior protagonismo no segmento com a nova Multistrada V4S.
A moto foi apresentada no final de 2020 para os mercados europeus e está fazendo sua estreia agora no Brasil. A nova Ducati Multistrada V4S chega por aqui custando R$ 144.990, fazendo dela a big trail mais cara do país atualmente. No entanto, ela chega trazendo uma série de equipamentos inéditos que prometem mexer com o segmento.
Da mesma forma que a novidade foi a primeira moto de produção do mundo a contar com tecnologia de radar, a Ducati Multistrada V4S é a primeira moto do Brasil a trazer tal solução. Os sensores, instalados entre os faróis dianteiros e abaixo da lanterna traseira, possibilitam a instalação de diversos equipamentos de auxílio à condução.
Com ele, a grande aventureira da marca italiana chega ao Brasil oferecendo itens inéditos em uma motocicleta, como monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. O pacote de eletrônica também inclui um painel de instrumentos digital colorido com tela de TFT de 6,5 polegadas. Ele oferece conectividade via Wi-Fi e Bluetooth, além de navegação por GPS por meio de um aplicativo próprio da Ducati.
Entre outros componentes que merecem destaque, vale citar os faróis Full-LED com iluminação em curva (Cornering Light), assistente de partida em rampa, quickshifter bidirecional, modos de condução selecionáveis, regulagem de entrega de potência, freios ABS com atuação em curvas e controle de empinada.
A Ducati Multistrada V4S que será trazida ao Brasil corresponde à versão "Travel & Radar" da moto europeia. Com isso, também agrega itens como maleiros laterais, cavalete central, manoplas aquecidas e bancos com aquecimento. Ela também traz o sistema de suspensão Marzocchi Ducati Skyhook, semiativo e com ajuste eletrônico, além de função de autonivelamento. Além de para-brisa ajustável, o piloto ainda pode regular a posição do guidão e a do painel.
O destaque da Multistrada V4S fica por conta do motor de 4 cilindros em "L" (V a 90 graus) e 1.158 cm³. Apesar de ter a mesma base, não é exatamente o motor da V4 Panigale. Foram feitas diversas modificações no propulsor, incluindo a troca do comando de válvulas desmodrômico por um comum, com molas. Assim, essa versão se chama V4 "Granturismo".
Com tais alterações, o propulsor entrega 170 cv de potência a 10.500 rpm e torque de 12,7 kgfm a 8.750 rpm. A marca italiana destaca ainda que o motor pesa apenas 66,7 kg e só necessita de troca de óleo a cada 15 mil km, além de um eventual ajuste de válvulas a cada 60 mil km. Mesmo assim, o plano de manutenção inclui uma revisão anual ainda. O câmbio tem seis velocidades.
A Ducati declara um peso em ordem de marcha de 240 kg para a Multistrada V4S. Ela traz rodas raiadas de 19 polegadas na frente e de 17 polegadas atrás. Os pneus, sem câmara, têm medidas 120/70 ZR19 e 170/60 ZR17, respectivamente. Os freios são assinados pela Brembo com pinças do modelo Stylema. Os dois discos dianteiros têm 320 mm de diâmetro, enquanto o traseiro tem 265 mm.
O garfo telescópico dianteiro invertido tem 170 mm de curso, enquanto o monoshock na traseiro tem 180 mm. O assento da moto tem ajuste para ficar entre 840 mm e 860 mm de altura do solo, mas a marca oferece kits que podem diminuir essa altura para 810 mm. Outra medida importante é o entre-eixos de 1,57 m. O tanque tem capacidade para 22 litros de combustível.
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