Antes da chegada da nova geração, a Ford amplia a linha Ranger no Brasil com a lançamento da nova versão FX4. A novidade mira o consumidor que busca uma picape off-road robusta, com visual exclusivo e bom nível de equipamentos que pode incluir até snorkel e pneus off-road. Nas lojas a partir do dia 20 de março, a Ranger FX4 já pode ser comprada a partir de hoje (8) com o preço de R$ 288.990 em pré-venda.
Como linha 2023, a Ranger FX4 (assim como as demais versões) já vêm com um novo sistema de controle de emissões que atende e supera as exigências do Proconve 7, sem perda de potência e desempenho do motor, o Arla32.
Isso significa que debaixo do capô está o motor Duratorq 3.2 turbodiesel de 200 cv e 47,9 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas e tração 4x4 com diferencial traseiro blocante. Isso por si só já garante um bom desempenho no off-road, mas a FX4 também tem o snorkel, acessório que amplia a margem de segurança na travessia de trechos alagados com profundidade de até 80 cm.
A receita é a mesma das versões Ranger Black e Storm, mas com recheio para um público diferente. Na FX4, o visual se destaca pelos detalhes em preto que combinam partes foscas e brilhantes. Não tem nenhum cromado ou rodas diamantadas. Na frente, a grade tem desenho exclusivo com o oval Ford no centro e a inscrição Ranger na parte superior. Também muda na base do para-choque, com acabamento em preto brilhante. Os faróis full-LED com projetores e máscara escura são exclusivos da versão.
Na traseira, a lanternas tem máscara escurecida, além do emblema FX4. Para-choque traseiro, retrovisores e maçanetas têm acabamento em preto brilhante. Na lateral, alargadores em preto fosco e adesivo com uma faixa cinza e a assinatura FX4 em vermelho.
Como padrão, as rodas são de 18” com visual exclusivo. São calçadas com pneus Pirelli Scorpion 265/60 R18 All Terrain (50% on-road e 50% off-road). Para quem vai encarar trilhas mais pesadas, a Ford oferece por R$ 2.000 a opção das rodas de 17” com pneus 265/65 R17 All Terrain Plus, o mesmo da versão Storm.
Por dentro também tem um pouco de diferenciação. Os bancos com revestimento em couro tem costuras vermelhas e o emblema FX4 em relevo nos encostos. Também está presente na alavanca do câmbio e no descansa-braço central. No painel, na frente do passageiro, no volante e nas maçanetas, recebe um aplique com acabamento escuro brilhante no painel em frente ao passageiro, no volante e nas molduras das maçanetas internas.
O restante segue o mesmo padrão da versão XLT. Faz parte dos itens de série o ar-condicionado digital de dupla zona, banco do motorista com ajuste lombar e elétrico, sensor de chuva, painel de instrumentos com duas telas de LCD, central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, 2 entradas USB, retrovisor interno eletrocrômico e piloto automático.
Um dos diferencias da Ranger é o sistema de conectividade FordPass Connect. Por meio de um aplicativo no celular, é possível dar partida remota e climatizar a cabine, verificar a autonomia, odômetro e pressão dos pneus, travar e destravar portas, receber alertas de alarme e de funcionamento e localizar a picape, além de agendar serviços nas concessionárias da marca e acessar o manual do proprietário.
Em relação à segurança, a FX4 já vem com 7 airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração, controle anticapotamento e adaptativo de carga, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.
Como o objetivo da Ranger FX4 é atingir um público mais aventureiro, a Ford oferece uma gama mais ampla de cores para a nova versão, como as duas tonalidades de vermelho Toscana e Bari, além das mais tradicionais prata Geada, branco Ártico, preto Gales e cinza Moscou.
A Ranger FX4 chega por R$288.990, mesmo preço da versão XLT. A Ford destaca que este valor já considera a redução do IPI (veja tabela de preços reduzidos da Ranger 2023 aqui). Quem optar pelas rodas de 17" e pneus 265/65 R17 All Terrain Plus, o preço passa a R$ 290.990.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'