Responsável por 60,78% dos 120.192 automóveis e comerciais leves emplacados em fevereiro, o varejo atingiu sua maior participação na composição do mercado brasileiro desde setembro passado. Com 17,60% de market share, a Chevrolet reassumiu a liderança perdida em janeiro. Fiat (15,11%), Toyota (14,86%), VW (11,94%) e Hyundai (11,17%) vieram na sequência.
Terceiro colocado no mês anterior entre os automóveis, o Chevrolet Onix (5.573) voltou ao topo, assim como já o fizera em novembro e dezembro. Preferido em janeiro, o Creta (4.054) desta vez foi o vice. Este, aliás, foi o 6º mês consecutivo com o representante da Hyundai entre os três primeiros. O VW T-Cross (3.901), quinto no ranking do início do ano, completou o pódio.
Quarto, o Renault Kwid (3.816) assegurou ótima vantagem em relação ao Fiat Mobi (2.065), 12º, na disputa entre os modelos mais baratos do país. Fechando o top 5, o Chevrolet Onix Plus (3.489) desta vez não foi o único sedã entre os dez primeiros: o Toyota Corolla (2.365) foi o 9º e o novo Honda City, com 2.186 unidades – quase 94% do total emplacado no mês passado -, foi o 10º.
Na disputa entre os SUVs intermediários, o Corolla Cross (3.042), 7º, foi soberano diante de rivais como o Jeep Compass (1.029, 19º), o Caoa Chery Tiggo 7 (675, 26º) e o VW Taos (615, 27º), e chegou ao 10º mês consecutivo presente no pelotão de cima. Quarto em janeiro, o Fiat Pulse (1.662) desta vez foi apenas o 15º, atrás do Toyota Yaris Hatch (1.672).
Dos cinquenta automóveis mais vendidos, cinco deles foram de marcas premium: os BMW 320i (368), X5 (111) e X1 (103), além do Land Rover Discovery (122) e do Mercedes Classe C (164), único do top 50 sem qualquer unidade comercializada através de vendas diretas. Em seu primeiro mês, o Honda City Hatch (106) foi o 49º colocado.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
FEV.22 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
5.573 |
85,20% |
6.541 |
2º |
HYUNDAI CRETA |
4.054 |
97,38% |
4.163 |
3º |
VW T-CROSS |
3.901 |
76,22% |
5.118 |
4º |
RENAULT KWID |
3.816 |
89,54% |
4.262 |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.489 |
77,72% |
4.489 |
6º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.042 |
81,51% |
3.732 |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
2.875 |
84,09% |
3.419 |
8º |
HYUNDAI HB20 |
2.825 |
45,85% |
6.161 |
9º |
TOYOTA COROLLA |
2.365 |
86,66% |
2.729 |
10º |
HONDA CITY |
2.186 |
93,98% |
2.326 |
11º |
VW NIVUS |
2.116 |
87,55% |
2.417 |
12º |
FIAT MOBI |
2.065 |
49,62% |
4.162 |
13º |
FIAT ARGO |
2.024 |
46,84% |
4.321 |
14º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.672 |
80,89% |
2.067 |
15º |
FIAT PULSE |
1.662 |
90,18% |
1.843 |
16º |
JEEP RENEGADE |
1.284 |
57,60% |
2.229 |
17º |
VW GOL |
1.282 |
74,97% |
1.710 |
18º |
NISSAN KICKS |
1.046 |
94,06% |
1.112 |
19º |
JEEP COMPASS |
1.029 |
22,85% |
4.503 |
20º |
HYUNDAI HB20S |
983 |
47,83% |
2.055 |
21º |
TOYOTA SW4 |
971 |
97,39% |
997 |
22º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
846 |
70,38% |
1.202 |
23º |
HONDA HR-V |
818 |
99,03% |
826 |
24º |
RENAULT DUSTER |
697 |
44,97% |
1.550 |
25º |
NISSAN VERSA |
692 |
65,41% |
1.058 |
26º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
675 |
92,47% |
730 |
27º |
VW TAOS |
615 |
92,20% |
667 |
28º |
FIAT CRONOS |
605 |
72,11% |
839 |
29º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
583 |
89,83% |
649 |
30º |
HONDA CIVIC |
470 |
99,79% |
471 |
31º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
467 |
53,19% |
878 |
32º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
414 |
52,67% |
786 |
33º |
PEUGEOT 208 |
395 |
21,39% |
1.847 |
34º |
BMW 320i |
368 |
82,33% |
447 |
35º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
329 |
68,97% |
477 |
36º |
FIAT SIENA |
299 |
11,34% |
2.637 |
37º |
RENAULT CAPTUR |
293 |
61,04% |
480 |
38º |
VW POLO |
268 |
90,85% |
295 |
39º |
JEEP COMMANDER |
229 |
14,19% |
1.614 |
40º |
CITROËN C4 CACTUS |
208 |
13,11% |
1.587 |
41º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
206 |
91,96% |
224 |
42º |
MITSUBISHI PAJERO |
186 |
68,13% |
273 |
43º |
MERCEDES CLASSE C |
164 |
100,00% |
164 |
44º |
HYUNDAI TUCSON |
139 |
16,95% |
820 |
45º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
127 |
90,71% |
140 |
46º |
LAND ROVER DISCOVERY |
122 |
94,57% |
129 |
47º |
RENAULT SANDERO |
114 |
24,31% |
469 |
48º |
BMW X5 |
111 |
90,24% |
123 |
49º |
HONDA CITY HATCH |
106 |
43,27% |
245 |
50º |
BMW X1 |
103 |
81,10% |
127 |
Entre os comerciais leves, a Hilux (1.957) retomou a liderança perdida em janeiro – à exceção do mês passado, a picape da Toyota foi a nº 1 desde agosto. A disputa pelo topo, no entanto, foi bastante acirrada, com as Fiat Strada (1.888) e Toro (1.789) bem próximas. Ausente do top 10 no ranking anterior, a Chevrolet S10 (451) desta vez foi a 7ª colocada, mas com pouco mais de 1/5 de seus registros na modalidade.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
FEV.22 |
1º |
TOYOTA HILUX |
1.957 |
76,51% |
2.558 |
2º |
FIAT STRADA |
1.888 |
25,81% |
7.314 |
3º |
FIAT TORO |
1.789 |
56,29% |
3.178 |
4º |
FIAT FIORINO |
571 |
36,23% |
1.576 |
5º |
FORD RANGER |
550 |
71,52% |
769 |
6º |
MITSUBISHI L200 |
529 |
67,56% |
783 |
7º |
CHEVROLET S10 |
451 |
20,27% |
2.225 |
8º |
NISSAN FRONTIER |
383 |
67,79% |
565 |
9º |
VW AMAROK |
309 |
61,07% |
506 |
10º |
RENAULT MASTER |
196 |
40,83% |
480 |
11º |
PEUGEOT EXPERT |
171 |
65,52% |
261 |
12º |
KIA K2500 |
155 |
100,00% |
155 |
13º |
IVECO DAILY 35-150 |
146 |
76,44% |
191 |
14º |
VW / MAN EXPRESS |
135 |
50,37% |
268 |
15º |
HYUNDAI HR |
126 |
88,11% |
143 |
16º |
FIAT DUCATO |
97 |
30,41% |
319 |
17º |
CITROËN JUMPY |
91 |
49,19% |
185 |
18º |
RENAULT DUSTER OROCH |
53 |
9,78% |
542 |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
43 |
100,00% |
43 |
20º |
IVECO DAILY 30-130 |
42 |
91,30% |
46 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
40 |
100,00% |
40 |
22º |
EFFA V21 |
28 |
100,00% |
28 |
23º |
VW SAVEIRO |
21 |
8,50% |
247 |
24º |
EFFA V22 |
12 |
100,00% |
12 |
25º |
PEUGEOT PARTNER |
12 |
46,15% |
26 |
26º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
9 |
100,00% |
9 |
27º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
5 |
100,00% |
5 |
28º |
IVECO DAILY |
5 |
100,00% |
5 |
29º |
EFFA V25 |
4 |
100,00% |
4 |
30º |
FORD MAVERICK |
4 |
11,76% |
34 |
31º |
PEUGEOT BOXER |
4 |
80,00% |
5 |
32º |
JAC V260 |
3 |
100,00% |
3 |
33º |
CITROËN JUMPER |
2 |
50,00% |
4 |
34º |
EFFA K01 |
2 |
100,00% |
2 |
35º |
FOTON AUMARK 1039 |
2 |
100,00% |
2 |
36º |
VW KOMBI |
2 |
66,67% |
3 |
37º |
WILLYS OVERLAND |
2 |
100,00% |
2 |
38º |
CHEVROLET C10 |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
CHEVROLET D20 |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
16,67% |
6 |
41º |
FORD PAMPA |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
FORD TRANSIT |
1 |
33,33% |
3 |
43º |
HAFEI ZHONGYI VAN |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
RAM 1500 |
1 |
33,33% |
3 |
45º |
RAM 2500 |
1 |
2,38% |
42 |
46º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
50,00% |
2 |
* Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil