A lista dos carros mais vendidos em fevereiro mostra uma movimentação importante. No ranking dos veículos leves, o Chevrolet Onix se mantém no topo em uma briga quente com o Hyundai HB20. Na sequencia, dois SUVs duelam pelas 3ª e 4ª posições: T-Cross e Compass. No ranking geral, somando todas a categorias, a liderança foi da Strada, único veículo a superar a casa das 7 mil unidades no mês.
O Chevrolet Onix foi o líder de fevereiro ao registrar 6.541 emplacamentos, recuperando o espaço perdido para o Hyundai HB20 em janeiro. Chama a atenção, no entanto, o Volkswagen T-Cross ocupando a 3ª posição no ranking com suas 5.118 unidades emplacadas, número que rendeu o posto de SUVs mais vendido do mês.
Com 4.503 unidades, o Jeep Compass foi o único entre os cinco primeiros com resultado inferior ao de janeiro (-8%), mas mesmo assim ostenta uma chamativa 4ª posição. Os resultados de T-Cross e Compass mostram também a transformação do mercado brasileiro, justificado em parte neste momento por conta da pandemia, onde SUVs conquistam cada vez mais espaço.
Outro indicativo desta mudança também pode ser vista pelo Chevrolet Onix Plus (4.489), único sedã presente entre os 10 modelos mais vendidos no país. Da 6ª à 9ª colocação, briga foi apertada entre o Fiat Argo, Renault Kwid, Hyundai Creta e Fiat Mobi.
Carro mais vendido da Toyota no mês passado, o Corolla Cross repetiu o feito agora em fevereiro ao emplacar 3.732 unidades, número que o colocou na 10ª posição e mostra, definitivamente, que chegou para a tomar a posição do sempre bem embalado Corolla, agora em 12º com aproximadamente mil unidades a menor que o SUV.
Em primeiro mês cheio, o novo Honda City emplacou 2.326 unidades e mais do que dobrou o resultado de janeiro. Seu irmão hatch, que começou a ser vendido agora, soma 245 unidades num distante 47º lugar.
Em mês de transição para o início de entregas da linha 2023, o Jeep Renegade emplacou 2.229 unidades, menos da metade do total do mês anterior, quando havia sido o 4º modelo mais vendido.
Quem está comemorando é a CAOA Chery. Os SUVs Tiggo 8 e o recém-lançado Tiggo 7 registraram importantes crescimentos em relação à janeiro, os colocando à frente do Volkswagen Taos. Em caminho contrário, a Fiat ainda não conseguiu embalar com o Pulse ao emplacar apenas 1.843 unidades.
POS. |
MODELO |
FEV.22 (A) |
% TOTAL |
JAN.22 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. JAN. |
1º |
CHEVROLET ONIX |
6.541 |
6,70% |
5.205 |
5,64% |
25,67% |
2º |
2º |
HYUNDAI HB20 |
6.161 |
6,31% |
5.634 |
6,11% |
9,35% |
1º |
3º |
VW T-CROSS |
5.118 |
5,24% |
3.761 |
4,08% |
36,08% |
6º |
4º |
JEEP COMPASS |
4.503 |
4,61% |
4.905 |
5,32% |
-8,20% |
4º |
5º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
4.489 |
4,60% |
3.431 |
3,72% |
30,84% |
8º |
6º |
FIAT ARGO |
4.321 |
4,43% |
2.676 |
2,90% |
61,47% |
11º |
7º |
RENAULT KWID |
4.262 |
4,37% |
3.180 |
3,45% |
34,03% |
10º |
8º |
HYUNDAI CRETA |
4.163 |
4,27% |
4.175 |
4,53% |
-0,29% |
5º |
9º |
FIAT MOBI |
4.162 |
4,26% |
2.528 |
2,74% |
64,64% |
12º |
10º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.732 |
3,82% |
2.478 |
2,69% |
50,61% |
13º |
11º |
CHEVROLET TRACKER |
3.419 |
3,50% |
2.376 |
2,58% |
43,90% |
15º |
12º |
TOYOTA COROLLA |
2.729 |
2,80% |
2.142 |
2,32% |
27,40% |
17º |
13º |
FIAT SIENA |
2.637 |
2,70% |
666 |
0,72% |
295,95% |
34º |
14º |
VW NIVUS |
2.417 |
2,48% |
1.384 |
1,50% |
74,64% |
25º |
15º |
HONDA CITY |
2.326 |
2,38% |
1.011 |
1,10% |
130,07% |
28º |
16º |
JEEP RENEGADE |
2.229 |
2,28% |
4.999 |
5,42% |
-55,41% |
3º |
17º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.067 |
2,12% |
955 |
1,04% |
116,44% |
29º |
18º |
HYUNDAI HB20S |
2.055 |
2,11% |
2.391 |
2,59% |
-14,05% |
14º |
19º |
PEUGEOT 208 |
1.847 |
1,89% |
1.989 |
2,16% |
-7,14% |
18º |
20º |
FIAT PULSE |
1.843 |
1,89% |
3.192 |
3,46% |
-42,26% |
9º |
21º |
VW GOL |
1.710 |
1,75% |
3.435 |
3,73% |
-50,22% |
7º |
22º |
JEEP COMMANDER |
1.614 |
1,65% |
1.437 |
1,56% |
12,32% |
24º |
23º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.587 |
1,63% |
2.283 |
2,48% |
-30,49% |
16º |
24º |
RENAULT DUSTER |
1.550 |
1,59% |
1.445 |
1,57% |
7,27% |
23º |
25º |
RENAULT LOGAN |
1.363 |
1,40% |
607 |
0,66% |
124,55% |
37º |
26º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.202 |
1,23% |
593 |
0,64% |
102,70% |
41º |
27º |
NISSAN KICKS |
1.112 |
1,14% |
1.682 |
1,82% |
-33,89% |
21º |
28º |
NISSAN VERSA |
1.058 |
1,08% |
796 |
0,86% |
32,91% |
32º |
29º |
TOYOTA SW4 |
997 |
1,02% |
889 |
0,96% |
12,15% |
31º |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
878 |
0,90% |
670 |
0,73% |
31,04% |
33º |
31º |
FIAT CRONOS |
839 |
0,86% |
1.732 |
1,88% |
-51,56% |
20º |
32º |
HONDA HR-V |
826 |
0,85% |
1.792 |
1,94% |
-53,91% |
19º |
33º |
HYUNDAI TUCSON |
820 |
0,84% |
220 |
0,24% |
272,73% |
- |
34º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
786 |
0,81% |
1.023 |
1,11% |
-23,17% |
27º |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
730 |
0,75% |
512 |
0,56% |
42,58% |
44º |
36º |
VW TAOS |
667 |
0,68% |
946 |
1,03% |
-29,49% |
30º |
37º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
649 |
0,67% |
598 |
0,65% |
8,53% |
40º |
38º |
RENAULT CAPTUR |
480 |
0,49% |
567 |
0,61% |
-15,34% |
42º |
39º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
477 |
0,49% |
458 |
0,50% |
4,15% |
46º |
40º |
HONDA CIVIC |
471 |
0,48% |
1.133 |
1,23% |
-58,43% |
26º |
41º |
RENAULT SANDERO |
469 |
0,48% |
607 |
0,66% |
-22,73% |
38º |
42º |
BMW 320i |
447 |
0,46% |
259 |
0,28% |
72,59% |
49º |
43º |
PEUGEOT 2008 |
445 |
0,46% |
1.631 |
1,77% |
-72,72% |
22º |
44º |
VW VIRTUS |
301 |
0,31% |
612 |
0,66% |
-50,82% |
36º |
45º |
VW POLO |
295 |
0,30% |
253 |
0,27% |
16,60% |
50º |
46º |
MITSUBISHI PAJERO |
273 |
0,28% |
78 |
0,08% |
250,00% |
- |
47º |
HONDA CITY HATCH |
245 |
0,25% |
2 |
0,00% |
- |
- |
48º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
224 |
0,23% |
184 |
0,20% |
21,74% |
- |
49º |
VOLVO XC60 |
198 |
0,20% |
198 |
0,21% |
0,00% |
- |
50º |
VW VOYAGE |
187 |
0,19% |
479 |
0,52% |
-60,96% |
45º |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS |
97.590 |
100,00% |
92.206 |
100,00% |
5,84% |
|
Além da Fiat Strada seguir tranquila na liderança, também registrou crescimento de 8,9% em relação a janeiro. Na segunda posição, a Toro se manteve na faixa acima dos 3.000 emplacamentos, com leve retração em relação ao mês anterior.
A Toyota Hilux, que mantinha uma confortável 3ª posição, se manteve no mesmo lugar do pódio com observando o crescimento de mais de 200% da Chevrolet S10. As coisas devem esquentar entre as duas agora em março. Completando o Top 5, a Fiat Fiorino mostra que como anda quente a demanda por este tipo de veículo na pandemia.
POS. |
MODELO |
FEV.22 (A) |
% TOTAL |
JAN.22 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
POS. JAN. |
1º |
FIAT STRADA |
7.314 |
32,36% |
6.716 |
27,53% |
8,90% |
1º |
2º |
FIAT TORO |
3.178 |
14,06% |
3.293 |
13,50% |
-3,49% |
2º |
3º |
TOYOTA HILUX |
2.558 |
11,32% |
2.912 |
11,94% |
-12,16% |
3º |
4º |
CHEVROLET S10 |
2.225 |
9,84% |
739 |
3,03% |
201,08% |
11º |
5º |
FIAT FIORINO |
1.576 |
6,97% |
1.343 |
5,51% |
17,35% |
5º |
6º |
MITSUBISHI L200 |
783 |
3,46% |
826 |
3,39% |
-5,21% |
10º |
7º |
FORD RANGER |
769 |
3,40% |
1.221 |
5,01% |
-37,02% |
6º |
8º |
NISSAN FRONTIER |
565 |
2,50% |
950 |
3,89% |
-40,53% |
9º |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
542 |
2,40% |
1.447 |
5,93% |
-62,54% |
4º |
10º |
VW AMAROK |
506 |
2,24% |
954 |
3,91% |
-46,96% |
8º |
11º |
RENAULT MASTER |
480 |
2,12% |
623 |
2,55% |
-22,95% |
12º |
12º |
FIAT DUCATO |
319 |
1,41% |
452 |
1,85% |
-29,42% |
13º |
13º |
VW / MAN EXPRESS |
268 |
1,19% |
172 |
0,71% |
55,81% |
17º |
14º |
PEUGEOT EXPERT |
261 |
1,15% |
398 |
1,63% |
-34,42% |
14º |
15º |
VW SAVEIRO |
247 |
1,09% |
1.180 |
4,84% |
-79,07% |
7º |
16º |
IVECO DAILY 35-150 |
191 |
0,85% |
149 |
0,61% |
28,19% |
19º |
17º |
CITROËN JUMPY |
185 |
0,82% |
198 |
0,81% |
-6,57% |
16º |
18º |
KIA K2500 |
155 |
0,69% |
151 |
0,62% |
2,65% |
18º |
19º |
HYUNDAI HR |
143 |
0,63% |
112 |
0,46% |
27,68% |
20º |
20º |
IVECO DAILY 30-130 |
46 |
0,20% |
63 |
0,26% |
-26,98% |
21º |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
43 |
0,19% |
32 |
0,13% |
34,38% |
24º |
22º |
RAM 2500 |
42 |
0,19% |
252 |
1,03% |
-83,33% |
15º |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
40 |
0,18% |
44 |
0,18% |
-9,09% |
22º |
24º |
FORD MAVERICK |
34 |
0,15% |
0 |
0,00% |
- |
- |
25º |
EFFA V21 |
28 |
0,12% |
29 |
0,12% |
-3,45% |
25º |
26º |
PEUGEOT PARTNER |
26 |
0,12% |
39 |
0,16% |
-33,33% |
23º |
27º |
EFFA V22 |
12 |
0,05% |
12 |
0,05% |
0,00% |
29º |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
9 |
0,04% |
13 |
0,05% |
-30,77% |
27º |
29º |
FIAT DOBLÒ |
6 |
0,03% |
11 |
0,05% |
-45,45% |
30º |
30º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
5 |
0,02% |
1 |
0,00% |
400,00% |
43º |
31º |
IVECO DAILY |
5 |
0,02% |
13 |
0,05% |
-61,54% |
26º |
32º |
PEUGEOT BOXER |
5 |
0,02% |
13 |
0,05% |
-61,54% |
28º |
33º |
CITROËN JUMPER |
4 |
0,02% |
6 |
0,02% |
-33,33% |
31º |
34º |
EFFA V25 |
4 |
0,02% |
5 |
0,02% |
-20,00% |
32º |
35º |
FORD TRANSIT |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
36º |
JAC V260 |
3 |
0,01% |
2 |
0,01% |
50,00% |
36º |
37º |
RAM 1500 |
3 |
0,01% |
3 |
0,01% |
0,00% |
33º |
38º |
VW KOMBI |
3 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
39º |
CHEVROLET MONTANA |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
34º |
40º |
EFFA K01 |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
35º |
41º |
FOTON AUMARK 1039 |
2 |
0,01% |
1 |
0,00% |
100,00% |
42º |
42º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
0,01% |
2 |
0,01% |
0,00% |
37º |
43º |
WILLYS OVERLAND |
2 |
0,01% |
0 |
0,00% |
- |
- |
44º |
CHEVROLET C10 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
45º |
CHEVROLET D20 |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
46º |
FORD PAMPA |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
47º |
HAFEI ZHONGYI VAN |
1 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL COMERCIAIS |
22.602 |
100,00% |
24.391 |
100,00% |
-7,33% |
|
No ranking geral, o mercado brasileiro registrou retração nos emplacamentos pelo 8º mês consecutivo. Em fevereiro foram emplacados 97.590 automóveis e 22.602 comerciais leves – 120.192 unidades no total -, 24% a menos do que em 2021.
Este foi o pior resultado para um mês de fevereiro desde 2005, quando 107.894 unidades foram comercializadas. Em relação a janeiro, no entanto, houve uma leve reação de 3%, mesmo com menos dias úteis.
POS. |
MODELO |
FEV.22 (A) |
% TOTAL |
JAN.22 (B) |
% TOTAL |
% VAR. (A/B) |
1º |
FIAT STRADA |
7.314 |
6,09% |
6.716 |
5,76% |
8,90% |
2º |
CHEVROLET ONIX |
6.541 |
5,44% |
5.205 |
4,46% |
25,67% |
3º |
HYUNDAI HB20 |
6.161 |
5,13% |
5.634 |
4,83% |
9,35% |
4º |
VW T-CROSS |
5.118 |
4,26% |
3.761 |
3,23% |
36,08% |
5º |
JEEP COMPASS |
4.503 |
3,75% |
4.905 |
4,21% |
-8,20% |
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
4.489 |
3,73% |
3.431 |
2,94% |
30,84% |
7º |
FIAT ARGO |
4.321 |
3,60% |
2.676 |
2,30% |
61,47% |
8º |
RENAULT KWID |
4.262 |
3,55% |
3.180 |
2,73% |
34,03% |
9º |
HYUNDAI CRETA |
4.163 |
3,46% |
4.175 |
3,58% |
-0,29% |
10º |
FIAT MOBI |
4.162 |
3,46% |
2.528 |
2,17% |
64,64% |
11º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.732 |
3,11% |
2.478 |
2,13% |
50,61% |
12º |
CHEVROLET TRACKER |
3.419 |
2,84% |
2.376 |
2,04% |
43,90% |
13º |
FIAT TORO |
3.178 |
2,64% |
3.293 |
2,82% |
-3,49% |
14º |
TOYOTA COROLLA |
2.729 |
2,27% |
2.142 |
1,84% |
27,40% |
15º |
FIAT SIENA |
2.637 |
2,19% |
666 |
0,57% |
295,95% |
16º |
TOYOTA HILUX |
2.558 |
2,13% |
2.912 |
2,50% |
-12,16% |
17º |
VW NIVUS |
2.417 |
2,01% |
1.384 |
1,19% |
74,64% |
18º |
HONDA CITY |
2.326 |
1,94% |
1.011 |
0,87% |
130,07% |
19º |
JEEP RENEGADE |
2.229 |
1,85% |
4.999 |
4,29% |
-55,41% |
20º |
CHEVROLET S10 |
2.225 |
1,85% |
739 |
0,63% |
201,08% |
21º |
TOYOTA YARIS HATCH |
2.067 |
1,72% |
955 |
0,82% |
116,44% |
22º |
HYUNDAI HB20S |
2.055 |
1,71% |
2.391 |
2,05% |
-14,05% |
23º |
PEUGEOT 208 |
1.847 |
1,54% |
1.989 |
1,71% |
-7,14% |
24º |
FIAT PULSE |
1.843 |
1,53% |
3.192 |
2,74% |
-42,26% |
25º |
VW GOL |
1.710 |
1,42% |
3.435 |
2,95% |
-50,22% |
26º |
JEEP COMMANDER |
1.614 |
1,34% |
1.437 |
1,23% |
12,32% |
27º |
CITROËN C4 CACTUS |
1.587 |
1,32% |
2.283 |
1,96% |
-30,49% |
28º |
FIAT FIORINO |
1.576 |
1,31% |
1.343 |
1,15% |
17,35% |
29º |
RENAULT DUSTER |
1.550 |
1,29% |
1.445 |
1,24% |
7,27% |
30º |
RENAULT LOGAN |
1.363 |
1,13% |
607 |
0,52% |
124,55% |
31º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
1.202 |
1,00% |
593 |
0,51% |
102,70% |
32º |
NISSAN KICKS |
1.112 |
0,93% |
1.682 |
1,44% |
-33,89% |
33º |
NISSAN VERSA |
1.058 |
0,88% |
796 |
0,68% |
32,91% |
34º |
TOYOTA SW4 |
997 |
0,83% |
889 |
0,76% |
12,15% |
35º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
878 |
0,73% |
670 |
0,57% |
31,04% |
36º |
FIAT CRONOS |
839 |
0,70% |
1.732 |
1,49% |
-51,56% |
37º |
HONDA HR-V |
826 |
0,69% |
1.792 |
1,54% |
-53,91% |
38º |
HYUNDAI TUCSON |
820 |
0,68% |
220 |
0,19% |
272,73% |
39º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
786 |
0,65% |
1.023 |
0,88% |
-23,17% |
40º |
MITSUBISHI L200 |
783 |
0,65% |
826 |
0,71% |
-5,21% |
41º |
FORD RANGER |
769 |
0,64% |
1.221 |
1,05% |
-37,02% |
42º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
730 |
0,61% |
512 |
0,44% |
42,58% |
43º |
VW TAOS |
667 |
0,55% |
946 |
0,81% |
-29,49% |
44º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
649 |
0,54% |
598 |
0,51% |
8,53% |
45º |
NISSAN FRONTIER |
565 |
0,47% |
950 |
0,81% |
-40,53% |
46º |
RENAULT DUSTER OROCH |
542 |
0,45% |
1.447 |
1,24% |
-62,54% |
47º |
VW AMAROK |
506 |
0,42% |
954 |
0,82% |
-46,96% |
48º |
RENAULT CAPTUR |
480 |
0,40% |
567 |
0,49% |
-15,34% |
49º |
RENAULT MASTER |
480 |
0,40% |
623 |
0,53% |
-22,95% |
50º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
477 |
0,40% |
458 |
0,39% |
4,15% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL AUTOS + COMERCIAIS |
120.192 |
100,00% |
116.597 |
100,00% |
3,08% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora