Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer têm desenhos registrados no Brasil
Documentos do INPI revelam SUV grandalhão e possível interesse da Stellantis em lançá-lo por aqui
Apresentados ao mundo há exatamente um ano, os grandalhões Wagoneer e Grand Wagoneer, da Jeep, acabam de ter desenhos registrados no Brasil junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Os SUVs são os maiores veículos comercializados pela marca atualmente e foram desenvolvidos especialmente para o mercado norte-americano. Por lá, são posicionados no topo da gama, acima da dupla Cherokee/Cherokee L.
O registro por aqui pode ser apenas precaução em resguardar o uso do nome e do design dos modelos para evitar que outra fabricante venha a fazê-lo (algo comum na indústria). No entanto, pode também indicar interesse da Stellantis em oferecer os utilitários nacionalmente, algo já sinalizado pela empresa em outra ocasião. A conferir.
Galeria: Jeep Wagoneer e Grand Wagoneer - INPI
Além das carrocerias tradicionais já apresentadas, os registros revelam pela primeira vez os desenhos das configurações alongadas (ainda inéditas até mesmo nos Estados Unidos). As diferenças podem ser vistas no recorte das portas traseiras, além do aumento do balanço e da distância entre-eixos. O comprimento convencional é de 5,43 metros e nas variantes espichadas deve se aproximar dos 6 metros. O mesmo vale para o entre-eixos, que crescerá para além dos atuais 3,12 metros.
Legítimos SUVs, Wagoneer e Grand Wagoneer são construídos sobre a plataforma da picape Ram 1500. Na prática, entregam toda a robustez do esquema de carroceria sobre chassi e oferece espaço para até 7 passageiros. Rivais diretos já são construídos nesse padrão, como os grandalhões Chevrolet Suburban/Tahoe, GMC Yukon e Cadillac Escalade, bem como Ford Expedition, Lincoln Navigator e Lexus LX.
Galeria: Jeep Wagoneer 2022
Sob o capô, o Wagoneer adota motor 5.7 V8 com sistema híbrido-leve, entregando 397 cv de potência e 55,9 kgfm de torque. Por sua vez, o Grand Wagoneer sai de fábrica equipado com propulsor 6.4 V8 de 477 cv e 62,9 kgfm de força. Em ambos os casos o câmbio automático de 8 marchas é o mesmo. A tração pode ser traseira ou 4x4 do tipo Quadra-Trac II. Os dois se diferenciam basicamente pelo nível de refinamento e equipamentos oferecido.
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