No final de fevereiro, o governo federal anunciou uma redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em até 25% para diversos setores, sendo 18,5% para veículos. A medida, sancionada pelo Decreto nº 10.979, chega em um contexto onde a arrecadação do governo está em alta e havia a promessa de que a atitude deveria diminuir os valores dos carros 0km.
Mas a prática mostra que os efeitos do decreto ainda não chegaram às lojas. O Motor1.com apurou junto às concessionárias da Chevrolet, Volkswagen e Fiat os preços pedidos pelos modelos Onix, Tracker, Nivus e Pulse, todos em suas versões de entrada e sem opcionais. O resultado é que ninguém tem uma resposta certa para quando o novo IPI impactará de fato os valores.
E, dependendo de quando isso acontecer, o imposto reduzido pode ter o efeito cancelado pelos reajustes que vão ocorrer com a chegada do mês de março. Vale lembrar que como o desconto de IPI valerá para carros faturados após a medida, modelos em estoque não terão o desconto de qualquer forma.
As concessionárias Chevrolet abordadas pelo Motor1.com foram unânimes apenas em dizer que o novo IPI ainda não impactou os preços dos carros, ao menos os que estão nos estoques. Tanto o Onix 1.0 manual quanto o Tracker 1.0 LT estavam disponíveis para pronta entrega, mas os valores estavam altos.
Pelo Chevrolet Onix manual na cor preta (sem custos adicionais) foram cobrados valores que variaram entre R$ 73.900 e R$ 78.100. O preço público sugerido do carro na tabela nacional (que não se aplica a SP), é de R$ 74.620. Já para o Tracker LT, os valores cotados ficaram entre R$ 120.000 e R$ 123.000, também na cor preta. Aqui o sobrepreço é mais nítido, pois a tabela nacional é de R$ 114.650.
Já as lojas da rede Volkswagen em São Paulo afirmaram em sua maioria que estão aguardando a montadora passar um posicionamento a respeito do novo IPI. Foram passados preços de carros em estoque, que ainda não tinha sido afetados. No entanto, todas falaram a mesma coisa: se vier, o desconto do IPI mal irá compensar o reajuste esperado para março, que deve ficar em 2%.
Cotamos um VW Nivus Comfortline, mas nenhuma loja possuía o carro em estoque sem opcionais. Assim, foram passados valores para modelos com o Pacote VW Play e pintura preta. Dessa forma, o carro estava disponível em pronta entrega, exceto em uma das concessionárias. O preço informado ficou entre R$ 122.000 e R$ 123.000. A tabela nacional da versão com o opcional é de 122.690.
Ao menos os valores estão próximos ao anunciado. Em uma das lojas, o vendedor disse que poderia ser feita a encomenda do mesmo carro sem a VW Play, mas o preço ficaria em torno de R$ 117.000 para o carro que está anunciado a R$ 117.590 no site da empresa, que não faz diferenciação de localização.
No caso da Fiat, procuramos o Pulse Drive 1.3 com câmbio manual, sem opcionais e na cor preta. Os vendedores consultados se mostraram incrédulos com o pedido e informaram filas de espera de até 120 dias, pois o carro teria que ser encomendado. Sobre a redução do IPI, também informaram que ainda não há carros com desconto disponíveis, nem previsão para isso.
Para a encomenda do Pulse realmente de entrada, os concessionários da Fiat foram concisos no preço: R$ 90.780. No configurador da marca, o modelo está anunciado por R$ 90.784 no valor para a capital paulista e R$ 87.990 para outros estados. Porém, em todas as lojas foi oferecido um Pulse Drive 1.3 CVT com os opcionais de teto contrastante, carregador sem fio para celulares e partida sem chave, com valores rodeando a marca de R$ 105.000. No site da empresa, tal carro sai por R$ 103.290 ou R$ 106.571 em São Paulo.
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