Produzido em Anápolis (GO) desde 2013, o Hyundai ix35 era um dos carros que mostravam a idade. A segunda geração da linha Tucson (e o único com outro nome) finalmente deixou de ser produzido no país, junto com o New Tucson (3ª geração do SUV médio). Enquanto o ix35 morre sem um substituto, por não atender as regras de emissões do Proconve L7, o Tucson retornará na nova geração e ainda pode ser híbrido.
O fim dos dois modelos foi adiantado pelo site Autos Segredos. Em nota, a Caoa diz que “O Hyundai ix35 oferece maior dificuldade de atualização, mas segue sendo comercializado. Já o New Tucson é um modelo que deverá receber novidades e continuará a ser produzido.” No entanto, a publicação aponta que esta produção do Tucson seria das unidades que estavam praticamente prontas até 31 de dezembro, aguardando componentes para terminar a montagem, que deve ser feita até 31 de março.
Já o Automotive Business apurou que o Grupo Caoa dará prioridade à fabricação do Tucson em sua nova geração e que virá inclusive com uma motorização híbrida, deixando de lado a ideia de adequar o motor atual para o Proconve L7. A própria empresa já havia anunciado um investimento de R$ 1,5 bilhão para a fábrica de Anápolis, não só para carros da Caoa Chery, como também para novos modelos da Hyundai, criando duas novas linhas de produção e lançando 10 veículos das duas marcas.
Como ainda está montando as últimas unidades do Hyundai Tucson anterior e os meses seguintes serão dedicados à renovação da linha de montagem, a chegada da nova geração é prevista para o final do 1º semestre, entre maio e junho. Espera-se que venha com o mesmo conjunto que a versão europeia, com um 1.6 turbo a gasolina e um propulsor elétrico, totalizando 230 cv e 35,7 kgfm. A tração é dianteira, com integral por um custo extra, usando uma transmissão automática de 6 marchas. Segundo os testes na Europa, faz uma média de 17,5 km/litro.
No caso do ix35, o SUV continuará figurando no site enquanto vende as poucas unidades remanescentes – o utilitário já não aparece na maioria das páginas das concessionárias. Não terá um substituto pois a Caoa já pode atrair os clientes com os carros da Caoa Chery nesta faixa de preços por volta de R$ 150 mil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Tucson completa 20 anos e terá nova geração lançada em 2026
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Hyundai revela o novo Tucson 2025: esse é o SUV que virá ao Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Caoa leiloa último Hyundai Tucson da primeira geração feito no Brasil