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Pneu sem ar da Michelin pode estrear antes do esperado

Novidade pode chegar com a nova geração do Chevrolet Bolt

Pneus Michelin Uptis

A Michelin tem planos para lançar comercialmente nos próximos o "Unique Puncture-proof Tire System" - ou Uptis na sigla em inglês - comercialmente. A grande diferença é que esta novidade é um pneu sem ar e, portanto, não fura. Inicialmente, o plano seria lançar o pneu junto à apresentação da nova geração do Chevrolet Bolt.

Essa confirmação - ou intenção na verdade - veio de Alexis Garcin, presidente da Michelin para a América do Norte. Em uma entrevista à CNN Business, Garcin teria declarado que a Michelin "quer já trazer seu pneu sem ar na próxima geração do Chevrolet Bolt". Ele também disse que isso pode acontecer nos próximos três a cinco anos. É de notar que a Chevrolet atualizou seu carro elétrico no ano passado, juntamente com a introdução de sua versão SUV: o Bolt EUV.

Galeria: Pneus Michelin Uptis - Bolt EV

Dito isto, uma nova geração já em 2025 é uma possibilidade, mas a Chevrolet ainda não confirmou essa especulação e não fala nem se o futuro carro utilizará o nome Bolt. No entanto, um novo Chevrolet usando pneus sem ar é totalmente possível, ainda mais considerando que a Michelin já utilizou o Bolt anterior como "cobaia" para o Uptis em 2019.

O Chevrolet Bolt, porém, não é o único carro que já usou o Michelin Uptis. Em 2021, um Mini Cooper SE também se utilizou dele. Os pneus sem ar da Michelin foram introduzidos oficialmente pela primeira vez em 2019, mas está há mais de uma década em desenvolvimento.

Como o Diretor de Comunicação Técnica e Científica do Grupo Michelin, Cyrille Roget, explicou anteriormente, o Uptis é composto de correias e raios, sendo este último feito de várias fibras de vidro finas e reforçadas para aguentar o peso do veículo. Para proteger sua invenção, a Michelin aparentemente efetuou 50 pedidos de patente para o Uptis.

A principal vantagem do pneu sem ar da Michelin é que ele é à prova de furos. As perfurações e outros fatores  de desgaste relacionados à calibração, como desgaste irregular, representam o descarte prematuro de um total de 200 milhões de pneus. A introdução de pneus sem ar poderia evitar o desperdício em termos de custos, materiais e energia utilizados para fabricar os pneus.

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