Nerva, uma empresa espanhola especializada em mobilidade elétrica, acaba de lançar sua primeira scooter. Batizada de Exe, parece ser uma maxi-scooter de porte grande e apresenta um trem de força elétrico único, destacado pelo uso de baterias de Ferro Fosfato de Lítio (LFP).
Enquanto as baterias de íons de lítio são as mais encontradas em veículos elétricos, as de LFP trazem como principais vantagens mais desempenho, confiabilidade e segurança. As baterias de Fosfato de Ferro Lítio encontradas na scooter Nerva Exe são fornecidas por ninguém menos que a BYD, de uma das maiores empresas de tecnologia de baterias do mundo e que acaba de iniciar a comercialização de seus veículos no Brasil.
Você conhecer a BYD como a fabricante chinesa de carros elétricos e híbridos. Mas, além da indústria automotiva, o principal fluxo de receita da BYD vem na forma de desenvolvimento e fabricação de baterias de alta qualidade para uso em múltiplas plataformas. Com a eletrificação ganhando relevância, não é surpresa que a empresa esteja investindo em novas tecnologias para melhorar ainda mais o desempenho de suas baterias.
Então, o que exatamente as baterias LFP trazem de vantagem sobre as convencionais de lítio? Para começar, as baterias LFP têm um polo positivo que é feito de fosfato de ferro-lítio. Isto dá às baterias uma maior proteção contra incêndio, bem como uma maior capacidade de carga.
Os relatórios sugerem que as baterias LFP são capazes de suportar até três vezes mais ciclos de carga do que as baterias convencionais. Há, porém, um inconveniente, que é o peso. As baterias LFP tendem a oferecer menores densidade energética e tensão em comparação com as de íons de lítio. Isto significa que são necessárias mais células para compensar este déficit, resultando em um conjunto mais pesado.
De fato, A Nerva Exe tem um peso declarado de 227 kg, mais pesada que a maioria das motos da categoria de 1000 cilindradas. Seus números de desempenho também não são tão impressionantes. Com apenas 12,1 kW (16,5 cv) de potência, espera-se que ela seja capaz de uma velocidade máxima de pouco mais de 100 km/h.
Seu peso maior, no entanto, não vem apenas das baterias. A Nerva projetou a Exe como uma maxi-scooter topo de linha. Já pelas imagens é possível dizer que ela é mais alta e mais larga que qualquer scooter elétrica na linha de 125 cilindradas. De fato, ela é maior até que a Yamaha XMAX, considerada por muitos como uma maxi-scooter completa.
A Nerva Exe oferece uma variedade de equipamentos, tais como a capacidade de armazenar dois capacetes sob o assento. O painel de instrumentos, entretanto, possui um velocímetro analógico bastante rudimentar, mas recebe uma leitura de de uso de potência em tempo real. Um visor de cinco polegadas também fornece outras informações pertinentes.
A scooter traz ainda quatro modos de pilotagem, um sistema de frenagem combinado e conectividade com smartphone via Bluetooth. Espera-se que a Nerva inicie as vendas da Exe na Espanha muito em breve. Ela será importada da China, por isso podemos esperar que seja oferecida a um preço atrativo.
Fonte: Motorrad Online, Epec
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