A reestilização de Polo e Virtus para a linha 2023 deve ser a ação mais importante da Volkswagen no mercado brasileiro neste ano. Enquanto não chegam, a concorrência já se mexeu, com Fiat Pulse e Honda City - sedã e hatch - disputando os compradores em uma faixa de preço muito similar.
Falando especificamente do Virtus 2023, a Volkswagen já iniciou o período de testes do carro. Nós já o flagramos rodando algumas vezes, inclusive. Por aqui, o sedã ainda está circulando com camuflagens pesadas, mas deixou passar alguns detalhes. Na carroceria, as mudanças da linha 2023 devem realmente ficar concentradas na dianteira, uma vez que a traseira, apesar dos disfarces, não parece ter mudado significativamente. As imagens de flagra mais recente, compartilhadas pelo canal Falando de Carro, reforçam isso.
Enquanto isso está rolando no Brasil, a Volkswagen da Índia está se preparando para lançar o carro por lá. Naquele mercado, o Virtus deve ser uma versão mais refinada do Skoda Slavia, carro com o qual compartilhará a plataforma MQB A0 IN. Agora, a empresa divulgou um teaser do Virtus indiano por meio de suas redes sociais.
O Volkswagen Virtus da Índia, que ainda pode usar outro nome por lá, deverá estrear naquele mercado em 8 de março. Enquanto isso, a imagem do teaser já mostra alguns detalhes da dianteira que podem adiantar algumas das alterações também para o carro brasileiro, que está se aproximando do lançamento.
O que mais chama a atenção são os faróis, que contarão com uma nova assinatura luminosa com DRLs para o carro indiano. Olhando mais de perto, também é possível perceber que o para-choque ainda deve ganhar um novo visual, incluindo um abrigo para os faróis de neblina retrabalhado, junto a novas entradas de ar inferiores na porção central da peça.
Na postagem que fez nas redes sociais, a Volkswagen indiana legendou o teaser com "When was the last time you felt alive?" ou "Quando foi a última vez em que você se sentiu vivo?" em português. Isso pode significar que a marca deva utilizar uma abordagem mais esportiva para vender seu carro na Índia. Mecanicamente, o Virtus de lá será equipado com motor 1.5 TSI de 150 cv e câmbio automatizado com dupla embreagem e 7 marchas.
O propulsor 1.0 TSI também será oferecido, tanto com câmbio manual quanto com automático (ambos de 6 marchas). No Brasil, o modelo deverá permanecer apenas com o motor 1.0 TSI e o 1.4 TSI na versão GTS, tendo em vista que o antigo 1.6 MSI não é mais oferecido para o Volkswagen Virtus.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
México: VW Virtus entra no Top 5 em julho, mas perde para Versa
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novas gerações de T-Cross e Virtus terão plataforma maior herdada do Golf 7
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Semana Motor1.com: BYD vai pra cima do Corolla, picape da VW e mais
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Volkswagen Virtus terá reforço com produção no Paraná a partir de 2025