Great Wall registra picape híbrida no Brasil que brigará com Hilux
Como todos os modelos da marca que serão vendidos por aqui, ainda não foi apresentado no exterior
No final de janeiro, a chinesa Great Wall Motors finalmente revelou seus planos para o mercado brasileiro, assim como traçou os rumos para a fábrica de Iracemápolis (SP) que comprou da Mercedes-Benz. No entanto, chamou a atenção a afirmação de que os produtos que virão para cá ainda não tinham sido lançados nem na China.
Agora, um relatório do INPI revelou que a Great Wall efetuou o pedido de patente para dois modelos no segmento de picapes. Pelo porte, parecem ser caminhonetes na faixa de uma Toyota Hilux, por exemplo. Vale lembrar, porém, que a marca chinesa afirmou que todos os seus produtos vendidos no Brasil serão eletrificados, ou seja, híbridos ou totalmente elétricos.
As duas picapes registradas no Brasil são muito similares entre si, com uma delas demonstrando uma maior quantidade de apetrechos de apelo off-road. Elas também parecem derivadas dos designs da submarca POER, especializada em caminhonetes dentro da Great Wall Motors. A traseira dos registros revela ainda que a picape deverá contar com uma tampa de caçamba dividida com abertura lateral, mas não se sabe se essa será a única abertura, como na Fiat Toro, ou se ela também abrirá normalmente para baixo, como na RAM 1500.
Primeira picape híbrida do Brasil?
Enquanto estamos claramente olhando para picapes de porte médio, os registros da Great Wall no Brasil podem trazer uma surpresa. Caso seja uma patente para modelos que realmente serão comercializados em nosso país, eles terão que estar de acordo com os planos da marca para o Brasil. Ou seja, terão que ser no mínimo híbridos.
Se essa possibilidade se confirmar, a POER e a Great Wall terão nas mãos a primeira picape híbrida do Brasil. Na apresentação dos planos, a empresa confirmou que seus produtos nacionais terão a plataforma LMN, inédita e que também dá suporte a modelos 100% elétricos. No caso dos híbridos, utilizarão sempre um 1.5 turbo em conjunto a um elétrico que fará boa parte de propulsão. O de combustão servirá mais como gerador para alimentar as baterias com 45 kWh de capacidade e que podem oferecer até 200 km de autonomia 100% elétrica.
A Great Wall fala que este conjunto pode entregar entre 230 cv e 430 cv de potência, enquanto o torque varia entre 41,8 kgfm e 77,7 kgfm, podendo contar com tração integral. De qualquer forma, teremos que aguardar até o último trimestre de 2022, quando os primeiros modelos da empresa começam a desembarcar no Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja como é o novo motor de 8 cilindros para motos da GWM
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Opinião: Onda elétrica da China quer dominar o mundo
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
GWM Brasil anuncia inauguração de 32 lojas em shoppings de 14 estados
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Aguardado no Brasil, Haval Jolion é lançado antes na Argentina