Por emissões, Volkswagen tira motor 1.6 8V de linha
Veterano, é mais uma "vítima" das novas regras de emissões do Proconve L7
A linha de motores EA111 da Volkswagen é uma das mais antigas ainda em produção no Brasil. Seu projeto inicial veio para substituir os antigos 1.0 de quatro cilindros de origem Ford após o final da Autolatina em 1996 e, desde então a linha teve diversas variações e aplicações, incluindo o antigo 1.4 da Kombi e, atualmente, os 1.6 8V e 1.6 16V (EA211) vistos nos modelos mais acessíveis da marca.
No entanto, com a entrada em vigor do Proconve L7, nova fase de restrições de emissões de poluentes, a longeva linha EA111 deixa de ser oferecida. Essa movimentação já afetou outras marcas, com a Fiat alterando as entregas do 1.3 Firefly e os carros da Peugeot e da Citroën recebendo uma recalibração para o propulsor 1.6 16V.
No caso do EA111 da Volkswagen, as opções 1.6 8V encontradas em Gol, Voyage e Saveiro deixa de ser oferecida. No caso da picape, ele ainda segue em linha na configuração 16V, mais potente, enquanto hatch e sedã trarão apenas o 1.0 MPI, que estreou no finado up!. As opções intermediárias de Polo e Virtus, batizadas de MSI com o motor 1.6 16V também saíram de linha. O Polo ainda mantém o 1.0 aspirado, mas as demais versões, assim como todas as do Virtus, passam a contar somente com o 1.0 turbo. As versões esportivas GTS da dupla, com o 1.4 turbo 250 TSI, continuam em linha.
No caso da 1.6 8V, o propulsor flex era capaz de entregar 104 cv de potência e 15,6 kgfm de torque quando abastecidos com etanol, números que chegam a 101 cv e 15,4, respectivamente com gasolina. Para o 1.6 16V, os dados de performance são 120 cv e 16,8 kgfm (etanol) ou 110 cv e 15,8 kgfm (gasolina).
Outras alterações
Com a entrada em vigor das novas regras, a Volkswagen também precisou realizar atualizações na motorização de outros modelos. Sendo assim, o 1.4 turbo 250 TSI do Taos já precisou passar por uma alteração no sistema de gerenciamento do motor, melhorando a eficiência. Da mesma forma, o 3.0 turbodiesel V6 da Amarok e o 2.0 turbo 350 TSI do Jetta GLI também ganharam nova calibração.
Vale lembrar que os modelos que não atendam o Proconve L7 poderiam ser produzidos até o dia 31 de dezembro de 2021, ou seja, os 2021/2022. Com o fim dos estoques, a marca apresentou as mudanças em sua linha, provavelmente como 2022/2022 ou até 2022/2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking mostra quais foram os carros usados mais vendidos de agosto
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Gol e Strada foram os usados mais vendidos em julho; veja o ranking
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
VW Gol foi o usado mais vendido no primeiro semestre: veja os 50 primeiros
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Mercado de usados cai em maio com Gol na frente: veja os 50 mais vendidos