Os hatches compactos e médios mais vendidos no Brasil em janeiro
Hyundai HB20 inicia o ano na liderança, seguido pelo Chevrolet Onix; Cruze Sport 6 tem pior desempenho desde 2012
Iniciando o ano de 2022 com menos representatividade do que os SUVs compactos, os hatches – somando os representantes das três categorias (27.572) – responderam por 23,6% dos 116.601 veículos registrados em janeiro. Este resultado é 48% inferior ao do início de 2021, que já havia sido fraco.
Na categoria de entrada, onde apenas três modelos marcaram presença, o Renault Kwid (3.180) liderou a disputa por perder “apenas” 18,4% dos compradores do ano passado, mas ainda não sente os efeitos da reestilização. Preferido no acumulado de 2021, o Fiat Mobi (2.528) começou 2022 em queda de quase 50%. Zerado em dezembro, o aposentado Volkswagen Up! conquistou um consumidor, provavelmente de algum estoque antigo de concessionária.
Os hatchbacks subcompactos mais vendidos em janeiro:
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
RENAULT KWID |
3180 |
6775 |
3896 |
55,70% |
71,17% |
-53,06% |
-18,38% |
2º |
FIAT MOBI |
2528 |
2744 |
4784 |
44,28% |
28,83% |
-7,87% |
-47,16% |
3º |
VW UP! |
1 |
0 |
514 |
0,02% |
0,00% |
- |
-99,81% |
5709 |
9519 |
9194 |
100,00% |
100,00% |
-40,03% |
-37,91% |
Entre os modelos intermediários, o Chevrolet Onix (5.205) – preferido nos dois últimos meses de 2021 – perdeu quase 55% de seus compradores nas últimas semanas e começou atrás do Hyundai HB20 (5.634), nº 1 no acumulado do ano passado. Fechando o pódio, o VW Gol (3.435) vendeu menos da metade do total de dezembro.
Novamente abaixo das expectativas, o Fiat Argo (2.676) foi o 4º colocado. Único da lista a crescer – e bem, diga-se de passagem (+156%) -, o Peugeot 208 completou mais uma vez o top 5, agora com quase 2 mil emplacamentos (1.989). Da 6ª posição em diante, nenhum modelo sequer chegou a mil unidades, com o Toyota Yaris (955) como o melhor deles.
Oficialmente aposentado em dezembro, o Fiat Uno (622) ainda conseguiu ficar à frente de um Renault Sandero (607) cada vez menos lembrado pelos clientes da categoria. À frente apenas do Honda Fit (154) – também descontinuado no final de 2021 – no top 10, o Polo (253) completou 3 meses seguidos sem ultrapassar a casa das 600 unidades. Nos últimos 6 meses, aliás, apenas em outubro o hatch da VW conseguiu emplacar mais de mil unidades (1.040).
Os hatchbacks compactos mais vendidos em janeiro:
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
5634 |
7926 |
7936 |
26,10% |
20,69% |
-28,92% |
-29,01% |
2º |
CHEVROLET ONIX |
5205 |
11529 |
10565 |
24,11% |
30,09% |
-54,85% |
-50,73% |
3º |
VW GOL |
3435 |
8329 |
6276 |
15,91% |
21,74% |
-58,76% |
-45,27% |
4º |
FIAT ARGO |
2676 |
4509 |
5018 |
12,40% |
11,77% |
-40,65% |
-46,67% |
5º |
PEUGEOT 208 |
1989 |
1814 |
777 |
9,21% |
4,73% |
9,65% |
155,98% |
6º |
TOYOTA YARIS |
955 |
1538 |
1838 |
4,42% |
4,01% |
-37,91% |
-48,04% |
7º |
FIAT UNO |
622 |
1135 |
2059 |
2,88% |
2,96% |
-45,20% |
-69,79% |
8º |
RENAULT SANDERO |
607 |
776 |
1184 |
2,81% |
2,03% |
-21,78% |
-48,73% |
9º |
VW POLO |
253 |
240 |
2460 |
1,17% |
0,63% |
5,42% |
-89,72% |
10º |
HONDA FIT |
154 |
430 |
818 |
0,71% |
1,12% |
-64,19% |
-81,17% |
11º |
JAC E-JS1 |
30 |
16 |
0 |
0,14% |
0,04% |
87,50% |
- |
12º |
VW FOX |
23 |
71 |
1283 |
0,11% |
0,19% |
-67,61% |
-98,21% |
13º |
FORD KA |
4 |
3 |
3432 |
0,02% |
0,01% |
33,33% |
-99,88% |
14º |
CITROËN C3 |
1 |
0 |
18 |
0,00% |
0,00% |
- |
-94,44% |
21588 |
38316 |
43664 |
100,00% |
100,00% |
-43,66% |
-50,56% |
Entre os modelos da faixa superior, a liderança em janeiro coube ao Mini Cooper (77), mas o destaque ficou por conta das 51 unidades do Zoe, recorde de vendas por aqui. Para se ter uma ideia, o Renault emplacou 62 unidades durante todo o ano de 2021. Fechando o pódio, o novo Audi A3 conquistou 48 consumidores.
Mais vendido em dezembro, o Nissan Leaf (41) desta vez foi o 4º colocado. Já o Chevrolet Cruze Sport6 (21) - em seu pior momento desde fevereiro de 2012 (27), quando teve seus primeiros registros - por muito pouco não perdeu até o 5º lugar para o Fiat 500e (19). A situação pode ser justificada pela mudança na linha, agora apenas com a versão RS.
Com o BMW i3 (12) em 7º e o Chevrolet Bolt (1) em 10º, os elétricos conquistaram metade do top 10 – isto sem contar com a participação da versão Electric do líder Mini. O Bolt ainda espera pela versão reestilizada, que teve a produção suspensa enquanto a marca produz baterias para resolver os casos de incêndio.
Os hatchbacks médios e premium mais vendidos em janeiro:
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
MINI COOPER/JCW |
77 |
167 |
73 |
28,00% |
29,09% |
-53,89% |
5,48% |
2º |
RENAULT ZOE |
51 |
9 |
0 |
18,55% |
1,57% |
466,67% |
- |
3º |
AUDI A3 |
48 |
33 |
20 |
17,45% |
5,75% |
45,45% |
140,00% |
4º |
NISSAN LEAF |
41 |
191 |
20 |
14,91% |
33,28% |
-78,53% |
105,00% |
5º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
21 |
69 |
112 |
7,64% |
12,02% |
-69,57% |
-81,25% |
6º |
FIAT 500E |
19 |
77 |
0 |
6,91% |
13,41% |
-75,32% |
- |
7º |
BMW i3 |
12 |
23 |
32 |
4,36% |
4,01% |
-47,83% |
-62,50% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
3 |
5 |
10 |
1,09% |
0,87% |
-40,00% |
-70,00% |
9º |
FORD FOCUS |
2 |
0 |
0 |
0,73% |
0,00% |
- |
- |
10º |
CHEVROLET BOLT |
1 |
0 |
4 |
0,36% |
0,00% |
- |
-75,00% |
275 |
574 |
271 |
100,00% |
100,00% |
-52,09% |
1,48% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?