Os hatches compactos e médios mais vendidos no Brasil em janeiro
Hyundai HB20 inicia o ano na liderança, seguido pelo Chevrolet Onix; Cruze Sport 6 tem pior desempenho desde 2012
Iniciando o ano de 2022 com menos representatividade do que os SUVs compactos, os hatches – somando os representantes das três categorias (27.572) – responderam por 23,6% dos 116.601 veículos registrados em janeiro. Este resultado é 48% inferior ao do início de 2021, que já havia sido fraco.
Na categoria de entrada, onde apenas três modelos marcaram presença, o Renault Kwid (3.180) liderou a disputa por perder “apenas” 18,4% dos compradores do ano passado, mas ainda não sente os efeitos da reestilização. Preferido no acumulado de 2021, o Fiat Mobi (2.528) começou 2022 em queda de quase 50%. Zerado em dezembro, o aposentado Volkswagen Up! conquistou um consumidor, provavelmente de algum estoque antigo de concessionária.
Os hatchbacks subcompactos mais vendidos em janeiro:
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
RENAULT KWID |
3180 |
6775 |
3896 |
55,70% |
71,17% |
-53,06% |
-18,38% |
2º |
FIAT MOBI |
2528 |
2744 |
4784 |
44,28% |
28,83% |
-7,87% |
-47,16% |
3º |
VW UP! |
1 |
0 |
514 |
0,02% |
0,00% |
- |
-99,81% |
5709 |
9519 |
9194 |
100,00% |
100,00% |
-40,03% |
-37,91% |
Entre os modelos intermediários, o Chevrolet Onix (5.205) – preferido nos dois últimos meses de 2021 – perdeu quase 55% de seus compradores nas últimas semanas e começou atrás do Hyundai HB20 (5.634), nº 1 no acumulado do ano passado. Fechando o pódio, o VW Gol (3.435) vendeu menos da metade do total de dezembro.
Novamente abaixo das expectativas, o Fiat Argo (2.676) foi o 4º colocado. Único da lista a crescer – e bem, diga-se de passagem (+156%) -, o Peugeot 208 completou mais uma vez o top 5, agora com quase 2 mil emplacamentos (1.989). Da 6ª posição em diante, nenhum modelo sequer chegou a mil unidades, com o Toyota Yaris (955) como o melhor deles.
Oficialmente aposentado em dezembro, o Fiat Uno (622) ainda conseguiu ficar à frente de um Renault Sandero (607) cada vez menos lembrado pelos clientes da categoria. À frente apenas do Honda Fit (154) – também descontinuado no final de 2021 – no top 10, o Polo (253) completou 3 meses seguidos sem ultrapassar a casa das 600 unidades. Nos últimos 6 meses, aliás, apenas em outubro o hatch da VW conseguiu emplacar mais de mil unidades (1.040).
Os hatchbacks compactos mais vendidos em janeiro:
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
5634 |
7926 |
7936 |
26,10% |
20,69% |
-28,92% |
-29,01% |
2º |
CHEVROLET ONIX |
5205 |
11529 |
10565 |
24,11% |
30,09% |
-54,85% |
-50,73% |
3º |
VW GOL |
3435 |
8329 |
6276 |
15,91% |
21,74% |
-58,76% |
-45,27% |
4º |
FIAT ARGO |
2676 |
4509 |
5018 |
12,40% |
11,77% |
-40,65% |
-46,67% |
5º |
PEUGEOT 208 |
1989 |
1814 |
777 |
9,21% |
4,73% |
9,65% |
155,98% |
6º |
TOYOTA YARIS |
955 |
1538 |
1838 |
4,42% |
4,01% |
-37,91% |
-48,04% |
7º |
FIAT UNO |
622 |
1135 |
2059 |
2,88% |
2,96% |
-45,20% |
-69,79% |
8º |
RENAULT SANDERO |
607 |
776 |
1184 |
2,81% |
2,03% |
-21,78% |
-48,73% |
9º |
VW POLO |
253 |
240 |
2460 |
1,17% |
0,63% |
5,42% |
-89,72% |
10º |
HONDA FIT |
154 |
430 |
818 |
0,71% |
1,12% |
-64,19% |
-81,17% |
11º |
JAC E-JS1 |
30 |
16 |
0 |
0,14% |
0,04% |
87,50% |
- |
12º |
VW FOX |
23 |
71 |
1283 |
0,11% |
0,19% |
-67,61% |
-98,21% |
13º |
FORD KA |
4 |
3 |
3432 |
0,02% |
0,01% |
33,33% |
-99,88% |
14º |
CITROËN C3 |
1 |
0 |
18 |
0,00% |
0,00% |
- |
-94,44% |
21588 |
38316 |
43664 |
100,00% |
100,00% |
-43,66% |
-50,56% |
Entre os modelos da faixa superior, a liderança em janeiro coube ao Mini Cooper (77), mas o destaque ficou por conta das 51 unidades do Zoe, recorde de vendas por aqui. Para se ter uma ideia, o Renault emplacou 62 unidades durante todo o ano de 2021. Fechando o pódio, o novo Audi A3 conquistou 48 consumidores.
Mais vendido em dezembro, o Nissan Leaf (41) desta vez foi o 4º colocado. Já o Chevrolet Cruze Sport6 (21) - em seu pior momento desde fevereiro de 2012 (27), quando teve seus primeiros registros - por muito pouco não perdeu até o 5º lugar para o Fiat 500e (19). A situação pode ser justificada pela mudança na linha, agora apenas com a versão RS.
Com o BMW i3 (12) em 7º e o Chevrolet Bolt (1) em 10º, os elétricos conquistaram metade do top 10 – isto sem contar com a participação da versão Electric do líder Mini. O Bolt ainda espera pela versão reestilizada, que teve a produção suspensa enquanto a marca produz baterias para resolver os casos de incêndio.
Os hatchbacks médios e premium mais vendidos em janeiro:
POS. |
MODELO |
JAN/22 |
DEZ/21 |
JAN/21 |
% JAN 22 |
% DEZ 21 |
VARIAÇÃO JAN/DEZ |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
MINI COOPER/JCW |
77 |
167 |
73 |
28,00% |
29,09% |
-53,89% |
5,48% |
2º |
RENAULT ZOE |
51 |
9 |
0 |
18,55% |
1,57% |
466,67% |
- |
3º |
AUDI A3 |
48 |
33 |
20 |
17,45% |
5,75% |
45,45% |
140,00% |
4º |
NISSAN LEAF |
41 |
191 |
20 |
14,91% |
33,28% |
-78,53% |
105,00% |
5º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
21 |
69 |
112 |
7,64% |
12,02% |
-69,57% |
-81,25% |
6º |
FIAT 500E |
19 |
77 |
0 |
6,91% |
13,41% |
-75,32% |
- |
7º |
BMW i3 |
12 |
23 |
32 |
4,36% |
4,01% |
-47,83% |
-62,50% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
3 |
5 |
10 |
1,09% |
0,87% |
-40,00% |
-70,00% |
9º |
FORD FOCUS |
2 |
0 |
0 |
0,73% |
0,00% |
- |
- |
10º |
CHEVROLET BOLT |
1 |
0 |
4 |
0,36% |
0,00% |
- |
-75,00% |
275 |
574 |
271 |
100,00% |
100,00% |
-52,09% |
1,48% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em 2024
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Veja quais foram as picapes mais vendidas do Brasil em 2024
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Ranking: os sedãs mais vendidos do Brasil em 2024
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fiat Strada líder e Chevrolet Tracker em destaque: mais vendidos na quinzena