O Salão do Automóvel não vai mais existir no Brasil. Ao menos não com este nome e com o formato que conhecemos. Seguindo tendência dos principais mercados do mundo, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automores (Anfavea) confirmou que neste ano acontecerá o São Paulo Motor Experience.
Com a promessa de um evento completamente diferente do tradicional Salão do Automóvel, o novo formato acontecerá no Autódromo de Interlagos entre os dias 6 e 14 de agosto. A proposta agora é oferecer muito mais experiências, obviamente com test-drives na emblemática pista que recebe a Fórmula 1. Também estão nos planos mostras de carros antigos.
"Acabou o salão, não tem salão. O salão no conceito anterior, ambiente indoor, estático, sem experimentação não tem, acabou. Foi uma grande experiência, um grande sucesso, mas como vocês sabem há mais de 3 anos estamos trabalhando em um novo conceito desse vento. O que estamos discutindo agora é o São Paulo Motor Experience", disse Luiz Carlos Moraes, Presidente da Anfavea.
De acordo com o executivo, durante os últimos anos, as montadoras e a Anfavea buscaram informações e visitaram outros grandes eventos globais, não necessariamente automotivos. Caso por exemplo da CES, maior feira de inovação e tecnologia do mundo, que acontece anualmente em Los Angeles. A OICA, Organização Internacional de Construtores de Automóveis, também foi consultada para entender a direção que os principais mercados estão tomando para este tipo de evento.
"Esse será um evento completamente diferente. O Salão acabou e agora estamos num outro mundo. O mundo da interação com o público, estamos considerando ter mais de 100 mil test-drives na pista e off-road, vamos ter apresentação de novas tecnologias ao vivo, desfile de carros, exposição de carros antigos, painéis com debates sobre o futuro da segurança, futuro da descarbonização, vamos ter shows e atrações para toda a família", afirmou Moraes.
No mês passado, o site Automotive Business antecipou que pelo menos seis marcas já tinham confirmaram participação junto à organização, embora nenhum nome tenha sido revelado. Nos bastidores, Motor1.com apurou junto à fontes ligadas a outras montadoras que ainda existe muitos questionamentos sobre toda a operação, pois diferente do formato onde espaços eram locados - know-how da Reed Exhibitions, a nova proposta envolve espaços reduzidos para exibição de novos modelos, toda a logística operacional dos test-drives além da infra-estrutura e estacionamento compatível com o público esperado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
McLaren foi vendida mais uma vez, inclusive divisão de competições
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
VW caminha para cortar fábricas, empregos e salários na Europa
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Depois da Land Rover, SsangYong faz acordo para usar plataformas da Chery