Chevrolet pode abandonar o segmento de sedãs nos Estados Unidos
O único modelo disponível é o Malibu, que parou de ser vendido por não ter pedidos nas concessionárias
Quando a Ford anunciou que pararia de vender sedãs e hatchbacks nos Estados Unidos, muitos acharam que era uma movimentação estranha. Na época, Mary Barra, CEO da General Motors, disse que a Chevrolet continuaria a vender sedãs por ser um segmento significante. Parece que o jogo mudou, pois atualmente a marca vende apenas um sedã nos Estados Unidos, o Malibu. A má notícia é que ela já parou de ser oferecido nas concessionárias no país.
O site Cars Direct apurou que as lojas da Chevrolet nos EUA pararam de aceitar encomendas do Malibu, apesar do carro ainda estar no site. "Em relação ao Malibu, não estamos mais aceitando pedidos pois não recebemos encomendas o suficiente para atender o ano-modelo 2022", disse Kevin Kelly, porta-voz da Chevrolet, ao ser questionado sobre a situação do sedã grande.
Embora esta declaração não confirma nem nega o fim do Malibu, não é uma situação boa, pois já existiam rumores de que sairia de linha em 2023. A GM até fez mudanças na linha 2022, acabando com a versão básica L e adicionou freio de estacionamento eletrônico em todas as configurações. Só que parece que não foi o suficiente para que animar as vendas.
Segundo os números oficiais da própria GM, apenas 39.376 unidades foram vendidas em 2021, o que é pouco demais para o segmento. O líder da categoria é o Toyota Camry, que emplacou 313.795 unidades, enquanto o vice foi o Honda Accord com 202.676 veículos vendidos. Foi o 6º mais vendido ao desconsiderar marcas premium como BMW e Lexus, caindo para 9ª posição ao contar todas as fabricantes.
Caso o fim do Malibu seja confirmado, a Chevrolet encerrará sua participação entre os sedãs nos EUA. Curiosamente, também é o único carro a combustão fora do segmento de esportivos (afinal, Camaro e Corvette seguem em produção), já que o hatch Spark, o carro mais barato do país, já teve seu fim confirmado para este ano. Todos os demais veículos da marca são elétricos, mostrando que a transição para uma linha totalmente composta por VEs está bem adiantada. Por enquanto, parece que os sedãs ficaram foram dos planos, já que a empresa ainda não mostrou o interesse em produzir um modelo elétrico com esta carroceria.
Repetindo a estratégia da Ford, que ainda vende Escort, Focus Sedan, Fusion e Taurus na China, a GM continuará a oferecer sedãs em mercados onde ainda faz sentido. É o caso do Brasil, com Cruze e Onix Plus; ou China, onde o Malibu existe na versão XL, além do Onix Plus e do novo Monza (que está substituindo o Cruze em alguns países como México).
Fonte: Cars Direct
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