Os desafios de logística apresentados pela pandemia nos últimos dois anos, assim como a escassez de componentes eletrônicos e matérias primas, continuam fazendo mais vítimas na indústria automotiva nacional. Dessa vez, Mitsubishi Outlander Sport (antigo ASX) e o Suzuki Jimny estão passado por tais dificuldades.
Vale lembrar que a dupla é produzida na mesma linha de montagem de Catalão (GO) e as duas marcas são operadas no Brasil pelo grupo HPE Automotores. De acordo com um porta-voz da marca, a produção de ambos os modelos está ocorrendo de forma intermitente, conforme há disponibilidade dos componentes.
Outro desafio para o Mitsubishi Outlander Sport e o Suzuki Jimny é entrar em conformidade com as novas regras de emissões do Proconve L7, já que a dupla deriva de projetos já com alguns anos nas costas. A HPE, porém, emitiu um comunicado oficial onde se mostrou confiante que conseguirá realizar as adaptações necessárias:
HPE esta trabalhando continuamente para o atendimento do Programa de Emissões PL7 que foi prorrogado para comercialização de março/22 para junho/22. Onde espera já ter atendido a nova regulamentação. A família Jimny e Jimny Sierra (de nova geração) está sendo comercializada normalmente, apesar das dificuldades de logística. A empresa também está trabalhando para o atendimento da nova regulamentação de emissões PL7 , sendo que o Jimny Sierra já foi aprovado.
O Mitsubishi Outlander Sport foi o carro que passou pelas maiores mudanças recentemente. Em julho de 2020, seguindo a estratégia global da empresa, o modelo deixou de se chamar ASX e ganhou uma nova dianteira. O visual também ficou mais alinhado com a linguagem de estilo da Mitsubishi mundialmente, aproximando-se mais de modelos como a L200 Triton Sport e a Pajero.
Hoje com versões partindo de R$ 167.990 na versão 4x2 e indo a R$ 174.990 pela opção de tração integral, o Outlander é sempre equipado com um motor 2.0 16V flex e aspirado. Ele é capaz de entregar até 170 cv de potência a 6.000 rpm e 23 kgfm de torque a 4.250 rpm, atingidos com etanol. A única opção de câmbio é automática CVT.
Já para o Jimny, o modelo da primeira geração fabricada no Brasil ganhou a linha 2022 em março do ano passado. Provavelmente o modelo que atenderá às novas regras de emissões deve chegar como 2023. Ao contrário do Jimny Sierra, que tem câmbio automático, o Jimny de entrada é sempre equipado com câmbio manual de 5 marchas, contando com tração 4x4 com reduzida.
Em termos de equipamentos, traz o básico: ar-condicionado, direção hidráulica e rádio com conectividade via Bluetooth. Seu propulsor é um 1.3 aspirado que roda somente com gasolina. Nesse caso, o propulsor é capaz de entregar 85 cv de potência a 6.000 rpm e 11,2 kgfm de torque a 4.100 rpm. Hoje, possui versões variando entre R$ 114.621 e R$ 129.014.
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