Outlander Sport e Jimny têm produção intermitente em Catalão (GO)
Mais uma dupla sofrendo com os desafios logísticos de tudo isso aí que está acontecendo
Os desafios de logística apresentados pela pandemia nos últimos dois anos, assim como a escassez de componentes eletrônicos e matérias primas, continuam fazendo mais vítimas na indústria automotiva nacional. Dessa vez, Mitsubishi Outlander Sport (antigo ASX) e o Suzuki Jimny estão passado por tais dificuldades.
Vale lembrar que a dupla é produzida na mesma linha de montagem de Catalão (GO) e as duas marcas são operadas no Brasil pelo grupo HPE Automotores. De acordo com um porta-voz da marca, a produção de ambos os modelos está ocorrendo de forma intermitente, conforme há disponibilidade dos componentes.
Outro desafio para o Mitsubishi Outlander Sport e o Suzuki Jimny é entrar em conformidade com as novas regras de emissões do Proconve L7, já que a dupla deriva de projetos já com alguns anos nas costas. A HPE, porém, emitiu um comunicado oficial onde se mostrou confiante que conseguirá realizar as adaptações necessárias:
HPE esta trabalhando continuamente para o atendimento do Programa de Emissões PL7 que foi prorrogado para comercialização de março/22 para junho/22. Onde espera já ter atendido a nova regulamentação. A família Jimny e Jimny Sierra (de nova geração) está sendo comercializada normalmente, apesar das dificuldades de logística. A empresa também está trabalhando para o atendimento da nova regulamentação de emissões PL7 , sendo que o Jimny Sierra já foi aprovado.
O Mitsubishi Outlander Sport foi o carro que passou pelas maiores mudanças recentemente. Em julho de 2020, seguindo a estratégia global da empresa, o modelo deixou de se chamar ASX e ganhou uma nova dianteira. O visual também ficou mais alinhado com a linguagem de estilo da Mitsubishi mundialmente, aproximando-se mais de modelos como a L200 Triton Sport e a Pajero.
Hoje com versões partindo de R$ 167.990 na versão 4x2 e indo a R$ 174.990 pela opção de tração integral, o Outlander é sempre equipado com um motor 2.0 16V flex e aspirado. Ele é capaz de entregar até 170 cv de potência a 6.000 rpm e 23 kgfm de torque a 4.250 rpm, atingidos com etanol. A única opção de câmbio é automática CVT.
Já para o Jimny, o modelo da primeira geração fabricada no Brasil ganhou a linha 2022 em março do ano passado. Provavelmente o modelo que atenderá às novas regras de emissões deve chegar como 2023. Ao contrário do Jimny Sierra, que tem câmbio automático, o Jimny de entrada é sempre equipado com câmbio manual de 5 marchas, contando com tração 4x4 com reduzida.
Em termos de equipamentos, traz o básico: ar-condicionado, direção hidráulica e rádio com conectividade via Bluetooth. Seu propulsor é um 1.3 aspirado que roda somente com gasolina. Nesse caso, o propulsor é capaz de entregar 85 cv de potência a 6.000 rpm e 11,2 kgfm de torque a 4.100 rpm. Hoje, possui versões variando entre R$ 114.621 e R$ 129.014.
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