Depois de aproximadamente 12 anos de mercado, o Mitsubishi ASX finalmente terá uma nova geração para chamar de sua. Conforme revelado por Motor1.com desde o ano passado, o modelo será completamente reformulado no ano que vem e chegará ao mercado com importante papel estratégico a ser desempenhado, sendo uma das principais apostas da marca para crescer na Europa.
Não por acaso, o SUV passará a ser construído sobre a plataforma modular CMF-B e terá parentesco direto com a Renault. A francesa, inclusive, vem sendo apontada como peça-chave para manutenção e expansão da Mitsubishi no mercado europeu. Desde 2016 as duas marcas, junto com a Nissan, integram o mesmo grupo e mantém relações estreitas quanto ao compartilhamento de motores, plataformas e tecnologias.
Os teasers ainda mostram pouco, mas desde já é possível notar que a nova identidade de design da Mitsubishi será bem representada no ASX 2023. A dianteira terá logotipo bem destacado e faróis em LED com detalhes internos segmentados. O capô será bem arredondado, assim como o formato das caixas-de-roda, que aparecem bem salientes nas fotos. Atrás, o caimento do teto sugere carroceria com pegada cupê.
Mecanicamente, a nova arquitetura abrirá caminho para eletrificação e permitirá ao ASX 2023 contar com versões híbridas no portfólio (algo providencial, levando em conta as exigências do mercado europeu). Nesse sentido, a tecnologia E-Tech da Renault poderá estar presente em algumas versões e equipar o modelo com conjuntos que entregam atualmente entre 145 cv e 160 cv.
"O novo ASX é o veículo certo no momento certo: design moderno, bem equipado e altamente eficiente e econômico. Estamos muito ansiosos pelo novo modelo, que também chegará aos showrooms na Alemanha a partir do início de 2023. O novo ASX é um compromisso claro com a importância global do mercado europeu", disse Werner H. Frey, diretor administrativo da Mitsubishi Motors na Alemanha.
Quando chegar ao mercado europeu, o ASX 2023 brigará diretamente com Volkswagen T-Cross, Peugeot 2008, Jeep Renegade, Opel Mokka e Renault Captur, com o qual compartilhará plataforma e motores. No Brasil, o ASX saiu de linha no ano passado e deu lugar ao Outlander Sport, que na prática é o próprio ASX em versão reestilizada. O lançamento da nova geração ainda não foi confirmado por aqui.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mitsubishi ASX terá nova geração em 2027 para brigar com Corolla Cross
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Clone de Renault, novo Mitsubishi ASX 2024 ganha facelift na Europa
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Novo Mitsubishi ASX 2024 vira clone do Captur com três versões híbridas
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Novo Mitsubishi ASX 2024: teaser antecipa mudança radical no visual