Depois de aproximadamente 12 anos de mercado, o Mitsubishi ASX finalmente terá uma nova geração para chamar de sua. Conforme revelado por Motor1.com desde o ano passado, o modelo será completamente reformulado no ano que vem e chegará ao mercado com importante papel estratégico a ser desempenhado, sendo uma das principais apostas da marca para crescer na Europa.
Não por acaso, o SUV passará a ser construído sobre a plataforma modular CMF-B e terá parentesco direto com a Renault. A francesa, inclusive, vem sendo apontada como peça-chave para manutenção e expansão da Mitsubishi no mercado europeu. Desde 2016 as duas marcas, junto com a Nissan, integram o mesmo grupo e mantém relações estreitas quanto ao compartilhamento de motores, plataformas e tecnologias.
Os teasers ainda mostram pouco, mas desde já é possível notar que a nova identidade de design da Mitsubishi será bem representada no ASX 2023. A dianteira terá logotipo bem destacado e faróis em LED com detalhes internos segmentados. O capô será bem arredondado, assim como o formato das caixas-de-roda, que aparecem bem salientes nas fotos. Atrás, o caimento do teto sugere carroceria com pegada cupê.
Mecanicamente, a nova arquitetura abrirá caminho para eletrificação e permitirá ao ASX 2023 contar com versões híbridas no portfólio (algo providencial, levando em conta as exigências do mercado europeu). Nesse sentido, a tecnologia E-Tech da Renault poderá estar presente em algumas versões e equipar o modelo com conjuntos que entregam atualmente entre 145 cv e 160 cv.
"O novo ASX é o veículo certo no momento certo: design moderno, bem equipado e altamente eficiente e econômico. Estamos muito ansiosos pelo novo modelo, que também chegará aos showrooms na Alemanha a partir do início de 2023. O novo ASX é um compromisso claro com a importância global do mercado europeu", disse Werner H. Frey, diretor administrativo da Mitsubishi Motors na Alemanha.
Quando chegar ao mercado europeu, o ASX 2023 brigará diretamente com Volkswagen T-Cross, Peugeot 2008, Jeep Renegade, Opel Mokka e Renault Captur, com o qual compartilhará plataforma e motores. No Brasil, o ASX saiu de linha no ano passado e deu lugar ao Outlander Sport, que na prática é o próprio ASX em versão reestilizada. O lançamento da nova geração ainda não foi confirmado por aqui.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mitsubishi ASX terá nova geração em 2027 para brigar com Corolla Cross
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Clone de Renault, novo Mitsubishi ASX 2024 ganha facelift na Europa
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Mitsubishi ASX 2024 vira clone do Captur com três versões híbridas
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Novo Mitsubishi ASX 2024: teaser antecipa mudança radical no visual