Acredite se quiser, mas ainda existem dois carros oferecidos no Brasil sem ar-condicionado de série. Não, não são modelos baratos e pequenos como Renault Kwid e Fiat Mobi, ou mesmo alguns bem antigos como Volkswagen Gol. São dois carros que custam mais de R$ 70 mil: Volkswagen Saveiro e Renault Duster Oroch. Ambos ainda contam com configurações sem o equipamento, embora isto deva mudar nos próximos anos.
Quando o ano começou, tínhamos quatro carros sendo vendidos sem ar-condicionado em todas as versões – até preparávamos uma lista com este tema. Começou a mudar quando o Fiat Mobi perdeu a versão básica Easy logo nos primeiros dias de janeiro, passando a ter somente as configurações Like e Trekking – e, poucos dias depois, ainda teve um reajuste que fez com que passasse dos R$ 60 mil.
O mesmo acontece agora com a chegada do Renault Kwid 2023, a reestilização do subcompacto que foi revelada na última quinta-feira (20). A marca francesa acabou com a versão Life, a única sem ar-condicionado, dizendo que ela correspondia a somente 1% das vendas. Assim, os dois carros mais baratos do Brasil já contam com o equipamento de série.
E quem sobrou afinal? Duas picapes. A Volkswagen Saveiro é o veículo mais “barato” que ainda não traz ar de série. As versões Robust Cabine Simples e Cabine Dupla oferecem o equipamento como opcional, parte do pacote “Robust Completo”, que custa R$ 8.310 e também adiciona chave-canivete com travamento remoto das portas e vidros elétricos. E isso pagando R$ 75.490 na versão CS e R$ 93.090 na Saveiro Robust CD.
A Renault Duster Oroch é o outro carro nesta situação. Apenas a versão Express não tem ar-condicionado e ela custa R$ 103.600. Para colocar o item, é necessário pagar mais R$ 3.400 no “Pack Comfort”, recebendo também vidros traseiros elétricos, porém elevando o valor para R$ 107.000. Por outro lado, a marca lançará a reestilização da picape ainda este ano e é capaz que siga a estratégia do Kwid, eliminando a versão Express.
Caso a Duster Oroch faça esta mudança, a Saveiro seguirá por um tempo como o único carro sem ar-condicionado. A Volkswagen trará uma renovação para a picape compacta, momento em que também utilizará o motor 1.6 MSI de 118 cv no lugar do 1.6 8V de 104 cv atualmente usado nas versões Robust e Trendline. Como sua principal rival, a Fiat Strada, tem feito sucesso com versões mais completas, a VW deve apostar em uma estratégia semelhante e mexer nas configurações básicas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Avaliação: VW Saveiro Robust é trabalho puro e não tem vergonha disso
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Nova Volkswagen Saveiro 2024 sobe de preço três meses após lançamento
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Flagra: nova VW Saveiro Cabine Simples será uma das opções da linha 2024
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Semana Motor1.com: flagra nova S10, estreia do Haval H6 GT, Polo Track e mais