Se você nos segue, você sabe: no Motor1.com somos apaixonados por estatísticas porque os números falam mais alto que as palavras. Assim, neste Especial Motor1 Numbers, reunimos, através do trabalho das 12 redações internacionais da nossa rede, os dados sobre os carros mais vendidos no mundo em 2021, com o relativo "pódio", país por país.
Os rankings confirmam as tendências dos últimos anos e destacam as diferenças nos gostos dos consumidores. Por exemplo, enquanto os norte-americanos continuam loucos por SUVs e picapes, os motoristas europeus continuam preferindo carros menores, tais como sedãs compactos e SUVs, mas seu tamanho varia muito de país para país.
A Austrália, a Argentina e o Brasil adoram picapes (de pequeno e médio porte), enquanto em países populosos como a Indonésia há uma clara preferência por MPVs.
Como sabemos, a crise do chip, juntamente com a incerteza contínua causada pela pandemia, teve um efeito negativo sobre a demanda de automóveis no ano passado. O mercado de cada país, no entanto, pouco mudou em termos de preferência dos consumidores por tipos de carros.
Tomando as picapes da série F da Ford como exemplo, elas continuaram a dominar o mercado de serviços leves nos Estados Unidos com 726.000 unidades (o total inclui os modelos F-150, F-250, F-350 e F-450). Quase 5 em cada 100 veículos "leves" vendidos nos EUA em 2021 eram da série F da Ford. Naturalmente, em segundo e terceiro lugares estavam a linha Ram da Dodge e a linha Silverado da Chevrolet. Sua participação de mercado combinada foi de 11,9% em 2021, a quarta maior desde 1980. A linha F-Series da Ford também foi o veículo mais vendido no Canadá, com 111.332 unidades.
A preferência por picapes também foi observada no sul do continente americano. O Brasil, o maior mercado de automóveis da América Latina, viu a Fiat Strada como líder com 109.107 unidades em 2021, ou 5,5% do mercado total.
Este foi o melhor resultado histórico para esta pequena pickup desde seu lançamento em 1996. A Fiat Strada tornou-se uma referência tanto para a diversão quanto para o trabalho entre os consumidores à procura de um veículo eficiente e capaz. A seguir, o Hyundai HB20 hatchback e o Fiat Argo, dois carros compactos.
Outro modelo da marca italiana, o Fiat Cronos, foi o líder na Argentina, o quarto maior mercado da América do Sul, depois do Brasil, México e Chile. Este sedã compacto, produzido localmente, ganhou a confiança do consumidor através de seu preço, aparência e ampla disponibilidade nos revendedores. Ela quebrou a liderança mantida pela Toyota Hilux durante os últimos três anos.
Na verdade, a Hilux ficou em segundo lugar, seguida por outra picape, a Volkswagen Amarok, que alcançou um incrível terceiro lugar apesar de sua idade (lançada em 2010).
A situação na Europa também obteve alguns resultados interessantes. O Volkswagen Golf tem sido o carro novo mais popular na Alemanha e na Europa, mas, como a JATO Dynamics descobriu, perdeu muita participação nos últimos três anos. Seus registros nacionais representam 3,5% do mercado total, o valor mais baixo desde 1980.
Além da concorrência mais geral dos utilitários esportivos, nos últimos anos também foram lançados concorrentes internos como o Volkswagen T-Roc e o recém-nascido ID.3. Na Alemanha, por exemplo, logo atrás do Golf encontramos o T-Roc e o Tiguan (também em uma versão Allspace).
Na França, o segundo maior mercado de automóveis da Europa, o Peugeot 208 ultrapassou o Renault Clio, mas nenhum conseguiu superar o forte crescimento do Dacia Sandero (+44% vs 2020 e +11% vs 2019), que ficou em terceiro lugar no ranking. Foi a primeira vez desde 2004 que o pequeno hatchback do segmento B da Peugeot vendeu mais do que o Clio da Renault.
O Reino Unido foi provavelmente o mercado com as maiores mudanças. Pela primeira vez desde 2009, o Ford Fiesta não ocupou o primeiro lugar. O primeiro lugar foi ocupado pelo Vauxhall Corsa, que chegou ao pódio pela primeira vez desde seu lançamento.
O Corsa conseguiu conquistar mais clientes, pois a Fiesta foi afetado negativamente pela crescente popularidade de seu irmão Puma. Enquanto isso, o Tesla Model 3 já estava em segundo lugar, seu melhor resultado entre os 10 maiores mercados automobilísticos do mundo. Em terceiro lugar ficou o Mini 3 e 5 portas.
Ao contrário do Reino Unido, os 3 melhores carros da Itália quase não mudaram. O Fiat Panda ainda dominou com 112.298 unidades, uma participação de mercado de 7,6%. Embora seu volume tenha subido 1,2% em relação a 2020, ele caiu 18,8% em relação a 2019.
O Panda, que ainda lidera o mercado apesar de sua idade (lançado em 2011), foi seguido pelo Fiat 500 e Lancia Ypsilon, que juntos representaram 13,8% do total de carros novos na Itália. Este é o melhor resultado desde 2016.
O top 3 na Espanha consistia de dois SUVs, o Seat Arona e o novo Hyundai Tucson, e um sedã, o Dacia Sandero. Pela primeira vez, o Arona liderou este mercado desde sua introdução em 2017.
Entretanto, a grande estrela tem sido o modelo da Hyundai, que evoluiu muito desde a quarta geração conseguindo ficar à frente de outros modelos populares, como o Nissan Qashqai (14.626 unidades), o Volkswagen Tiguan (7.990) e o Peugeot 3008 (16.831).
Na Hungria, o mercado era dominado pela Suzuki, cujo Vitara e S-Cross a tornaram a marca japonesa a mais vendida, com uma participação de mercado de quase 15%. Na verdade, o Suzuki Vitara tem sido o mais vendido do país desde 2016. A terceira posição foi ocupada pelo Fiat 500, a melhor posição alcançada por este compacto urbano desde seu lançamento neste mercado.
Mais a leste, os líderes na Turquia eram mais ou menos os mesmos que nos anos anteriores. Por exemplo, o Fiat Egea foi confirmado no topo graças à sólida posição de sua versão sedã, que é muito popular entre os motoristas de táxi. Este modelo tem liderado este mercado desde 2016. Entretanto, o Corolla Sedan, o segundo maior modelo da Toyota por lá, tem visto seus números crescerem desde 2020. Será que conseguirá vender mais do que a Fiat em 2022?
Como sempre, os produtos Lada eram os carros preferidos pelos consumidores na Rússia. De acordo com a AEB, o Lada Vesta superou o Granta e tornou-se o carro mais vendido do país com 113.700 unidades, 6% acima de 2020. Foi seguido pelo próprio Granta, que caiu 12%, e pelo Kia Rio, que repetiu a terceira posição.
A Indonésia, o segundo maior mercado na região do sudeste asiático, depois da Tailândia, por outro lado, confirmou seu amor pelos MPVs. No ano passado, quase 45% das vendas de carros novos foram deste tipo de carroceria.
Os números de vendas totais de 2021 para cada país:
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