A Toyota oficializa nesta quinta-feira (13) o lançamento do Yaris 2023 no Brasil. Assim como aconteceu na Ásia, o modelo ganha retoques visuais principalmente na dianteira e adiciona novos itens à lista de equipamentos. De quebra, também recebe recursos extras de segurança e melhorias nos índices de consumo e emissões.
Por fora, o novo Toyota Yaris 2023 ganha para-choque com novo formato trapezoidal, acabamento tipo colmeia e pintura preta na parte central. Também são novos os faróis com iluminação em LED na versão topo de linha XLS, incluindo luzes de rodagem diurna integradas - nas versões XS e XL, o DRL continua logo abaixo no para-choque. A grade também foi ligeiramente retocada, assim como o desenho das rodas (que têm acabamento em dois tons no caso das variantes mais caras). A traseira, porém, segue a mesma.
Por dentro, o visual é praticamente o mesmo. O que muda são os tecidos dos bancos nas versões XL e XS, além de duas novas entradas USB para os passageiros do banco traseiro. A central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay passa a ser item de série em todas as versões.
Em relação à segurança, todas as versões passam a sair de fábrica com sete airbags de série (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina), além de avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros.
Em particular, as versões XS e XLS ficam ainda mais interessantes e seguras com a oferta de série de sistema de pré-colisão (que emite um alerta sonoro e, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem quando identifica uma possível) e alerta de evasão de faixa (avisa quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar as setas).
Desde o lançamento, em 2018, o modelo já contava com controles de tração e estabilidade e assistente de subida em rampa, freios ABS com EBD e assistente de frenagem (BAS), ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis, cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes.
Na linha 2023, a Toyota deixa de oferecer o motor 1.3. Assim, todas as versões do Yaris passam a ser equipadas com o motor 1.5 flex que gera 105/110 cv e 14,3/14,9 kgfm torque. O câmbio é sempre o automático continuamente variável (CVT) que simula 7 marchas.
A novidade nesse quesito fica por conta dos modos de condução Eco e Sport, além de ajustes para redução de consumo e emissões (sem mexer na potência). De acordo com a Toyota, o Yaris 2023, agora só com o motor 1.5, tem consumo com etanol de 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada no hatchback, e 9,0 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada no sedã.
Yaris XL: ar-condicionado, alarme, computador de bordo, sete airbags, central multimídia de 7" com Android Auto e Apple CarPlay, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, ISOFIX, rodas de 15" com calotas, direção elétrica, luzes diurnas de LED no para-choque e retrovisores elétricos com setas integradas.
Yaris XS: Os mesmos do XL, mais lanternas em LED, faróis com projetor, roda de liga leve de 15" na cor cinza, ar-condicionado automático digital, computador de bordo com tela TFT, controle de cruzeiro, chave presencial, partida por botão, paddle-shifters atrás do volante para trocas de marcha, bancos e acabamento em couro e tecido.
Yaris XLS: Complementa a lista do XS com faróis em LED (incluindo neblina), sensor de luz, iluminação diurna em LED integrada aos faróis, rodas aro 15" com acabamento em dois tons, espelho retrovisor interno eletrocrômico com anti-ofuscamento, bancos em couro, teto solar, faróis com acendimento automático e função “siga-me”, entre outros.
Durante a apresentação do modelo, a Toyota estimou que versão intermediária representará 50% das vendas do modelo, sendo o restante divido em 25% para a XL e 25% para a topo de linha XLS. Entre as carrocerias, a expectativa é de que o hatchback fique com 60% do volume total e o sedã com os restantes 40%.
Com a missão de encarar o arquirrival Honda City, que acabou de ganhar nova geração, o Yaris 2023 ganhou mais equipamentos e recebeu aumento justificável nos preços. Interessante notar ainda a redução de preços dos modelos XS, feito extremamente raro no atual momento do mercado. Em linhas gerais, o modelo da Toyota tem preço em torno de R$ 10 mil a menos do que o concorrente japonês.
A gama de cores inclui as tonalidades Vermelho Polar (apenas para o hatchback), Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto infinito, Azul Titã e Branco Lunar. A garantia de fábrica é de 5 anos ou 150 mil km (o que ocorrer primeiro).
MODELO | PREÇO ANTERIOR | PREÇO NOVO | DIFERENÇA |
Yaris 1.5 XL CVT | R$ 89.240 | R$ 92.190 | + R$ 2.950 |
Yaris 1.5 XS CVT | R$ 102.790 | R$ 101.490 | - R$ 1.300 |
Yaris 1.5 XLS CVT | R$ 108.990 | R$ 112.690 | + R$ 3.700 |
Yaris Sedan 1.5 XL CVT | R$ 93.090 | R$ 96.390 | + R$ 3.300 |
Yaris Sedan 1.5 XS CVT | R$ 105.690 | R$ 104.990 | - R$ 700 |
Yaris Sedan 1.5 XLS CVT | R$ 112.990 | R$ 116.990 | + R$ 4.000 |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
Carros ficam ainda mais caros com eletrificação questionável
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia