Antes de deixar o comando da Volvo, o então CEO da marca sueca, Hakan Samuelsson, deu uma entrevista à revista Autocar há quase um ano e falou sobre os planos de acabar com alguns dos sedãs e peruas, para focar em SUVs. A justificativa é que os modelos da linha XC representam mais de 75% das vendas da fabricante. E, agora que está de saída, o chefão falou novamente sobre o assunto e deu uma esperança para quem não gosta dos utilitários.
De acordo com o executivo, a Volvo não abandonará completamente os sedãs e as peruas, mesmo que o XC60 tenha vendido mais do que S60, V60, S90 e V90 combinados nos três primeiros trimestres de 2021. Os modelos S e V de próxima geração estão a caminho e serão "ainda mais atraentes", adotando uma postura mais baixa e uma forma mais elegante. "Estes carros baixos se somarão aos nossos SUVs altos. Fiquem atentos".
O executivo continou dizendo que os sucessores dos sedãs e peruas atuais serão "um pouco menos quadrados" para melhorar o coeficiente de arrasto e conseqüentemente aumentar a eficiência. Preparando-se para deixar a Volvo em março, quando Jim Rowan assumirá o posto de CEO da marca, Samuelsson chegou a revelar que os novos modelos S e V terão uma carroceria com toques de cupê.
A Volvo prometeu tornar-se completamente elétrica, mas isso não vai acontecer até o final da década. Enquanto isso, é provável que haja tempo para mais uma geração de carros com motor a combustão. Quanto à renovação das linhas de "60" e "90" de sedan e peruas, nada está claro neste momento. Quando os novos modelos chegarem, estes deixarão de lado as letras "S" e "V", já que os futuros carros da marca sueca adotarão um novo esquema de nomenclatura.
Falando em nomes, o XC90 da próxima geração chegará como um elétrico, possívelmente adotando o nome "Embla". Utilizará uma nova plataforma dedicada para veículos elétricos e poderá ser seguido por um inédito SUV maior adiantado pelo protótipo Concept Recharge - rumores dizem que será lançado em 2023.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência