page ad skin

Triciclos da Piaggio chegam ao Brasil

Linha Apé será oferecida em versão de passageiros ou carga com opções de motores a gasolina ou elétricas

Piaggio Apé Cargo

O nome Piaggio não é totalmente estranha aos Brasileiros. O grupo homônimo é responsável, entre diversas marcas, pelas clássicas scooters da Vespa. La fora, porém, possui até uma divisão de veículos comerciais. Agora, dois modelos da Piaggio voltados para o trabalho começarão a ser comercializados no Brasil.

A importação está sendo feita pelo grupo 2W Motors, importadora das motos Husqvarna desde 2015 e que detém algumas concessionárias da Royal Enfield por aqui. Os veículos da Piaggio Commercial Vehicles que serão trazidos ao Brasil são os clássicos triciclos da linha Apé, em opções de carga ou de passageiros.

Piaggio Apé Cargo

Os Piaggio Apé remontam à década de 1950, quando a empresa começou a fazer basicamente Vespas com um eixo traseiro de duas rodas e caçamba. Para cá, serão trazidos os Apé Cargo e Apé Passenger. Ambos terão a opção por uma motorização a combustão convencional ou ainda propulsão 100% elétrica. A 2W Motors ainda não fechou os preços oficialmente, mas devem ficar entre R$ 35 mil e R$ 40 para os modelos a gasolina.

O Piaggio Apé Cargo é equipado com um motor monocilíndrico de 305 cm³ arrefecido a líquido e capaz de entregar 14 cv de potência a 4.100 rpm e 2,4 kgfm de torque a 3.100 rpm. Ele é acoplado a um câmbio mecânico de 5 velocidades com marcha a ré. Apesar de rodas de 10 polegadas e freios a tambor, o triciclo consegue levar 557 kg de carga.

Piaggio Apé Passenger
Piaggio Apé Passenger
Piaggio Apé Passenger

Já o Piaggio Apé Passenger pode levar três passageiros mais o motorista. Seu motor é um pouco menor: 230 cm³ arrefecido a ar. Ele entrega 12 cv a 4.500 rpm e 1,8 kgfm a 3.100 tendo câmbio de 4 marchas com ré. Ambos possuem cerca de 2,7 m de comprimento e 1,92 m de entre-eixos, sendo equipados com tanque de 9,5 litros. A 2W motors afirma que é o suficiente para quem ambos rodem cerca de 285 km entre abastecimentos, já que a velocidade máxima é de apenas 60 km/h.

Já o Apé elétrico, tanto de carga quanto de passageiros, possue motorização desenvolvida em parceria com a brasileira WEG. O propulsor entrega 32 cv (24 kW) e 7,3 kgfm de torque no Apé E-Cargo, ou 20 cv (15 kW) e 5 kgfm no Apé E-Passenger. Ambos trazem baterias de íon-lítio de 16 kWh que fornecem uma autonomia declarada de 90 km. Em uma tomada caseira, a 2W Motors afirma que o tempo de recarga pode chegar a 4h30. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários