Confirmado para ser produzido no Brasil na fábrica de Porto Real (RJ), o novo Citroën C3 foi revelado na Argentina pela primeira vez na cidade litorânea de Cariló, onde o grupo Stellantis já mostrou também a 2ª geração do Peugeot 2008. O novo C3 será um SUV de dimensões compactas, que substituirá o antigo C3 e o C3 Aircross descontinuados no Brasil em 2021 e na Argentina neste ano.
Os antigos C3 e C3 Aircross saíram de linha no país portenho devido a novas regulamentações de segurança. Por lá, nenhum dos dois modelos cumpriu as novas regulamentações de controle de estabilidade (ESP) obrigatórias - válidas para qualquer carro zero quilômetro vendido no país. Apresentado sob a forma de uma unidade pré-série, o novo Citroën C3 será equipado com controle e estabilidade de série por lá. Resta saber se no Brasil o modelo virá com o item em todas as versões.
Além disso, o novo C3 será o primeiro modelo da marca a ser feito com base na nova e moderna plataforma CMP, que é a mesma usada pelo atual Peugeot 208. Em relação a motores, a montadora ainda não forneceu nenhuma pista. Porém, tudo indica que serão usados os conhecidos motores de outros modelos da casa, à exemplo do motor 1.6 de até 118 cv e 15,5 kgfm de torque do C4 Cactus (no caso do Brasil).
Não está descartado também o 1.0 usado nos modelos da Fiat, como o 1.0 aspirado do Argo de 75 cv e 11,22 kgfm na Argentina ou mesmo até o 1.0 turbo do Fiat Pulse, com cerca de 120 cv e 20 kgfm. Com esses propulsores, o novo "mini-SUV" Citroën teria opções de câmbio manual e automático.
Como esta é uma unidade pré-série, o interior não foi mostrado. No entanto, em dezembro foi revelado uma foto oficial da cabine, no qual o maior destaque é a uma tela multimídia touchscreen de 10 polegadas ("a maior em seu segmento"), com Apple CarPlay e Android Auto. Os detalhes em azul no painel, bem como seu design em revelado e o estilo das saídas de ar são um dos detalhes mais criativos.
A Citroën define o novo C3 como um hatchback, embora reconheça que ele tem "características de SUV" (oi, Renault Kwid). Isto o posicionaria como um crossover ou mesmo um "mini-SUV" na linguagem atual, ou seja, uma silhueta que carrega características de diferentes segmentos para propor um design híbrido.
O novo C3 estará à venda na Argentina durante o primeiro trimestre de 2022, enquanto que no Brasil sua comercialização será a partir de abri, como apurado com fontes por Motor1.com Brasil. O preço será inferior ao do C4 Cactus, com estimativa que os valores do novo modelo será equivalente aos do C3 e C3 Aircross antigos.
Por fim, o novo C3 faz parte do Projeto C-Cube: um investimento da Citroën para produzir três novos modelos no Brasil, incluindo na conta o próprio C3 que será lançado neste ano. Os outros dois serão introduzidos em 2023 e 2024, restando saber quais tipos de carroceria eles terão. Será um SUV, um veículo utilitário, um sedã? Até o momento, nada foi confirmado.
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