Com quase 57% - 56,77%, para ser exato – dos 1.974.431 automóveis e comerciais leves emplacados em 2021, o varejo viu a Fiat assumir a liderança entre as montadoras, com 15,22% de participação no mercado. Nº 1 desde 2015, a Chevrolet (12,96%) também foi superada pela VW (13,66%) e pela Hyundai (13,28%). Com 12,79%, a Toyota repetiu o 5º lugar de 2020.
Na disputa entre os automóveis, tivemos um novo líder: após seis anos consecutivos no topo, o Chevrolet Onix (56.669) foi superado com folgas pelo Hyundai HB20 (70.499) nas vendas de varejo. Em nono lugar há um ano, o Hyundai Creta (51.825) subiu seis posições e manteve a posição de honra entre os SUVs / crossovers. O Fiat Argo (48.642), que havia sido o 5º, encerrou o ano à frente do Renault Kwid (38.376).
Sexto, o Chevrolet Onix Plus (35.590) manteve a liderança entre os sedãs. Atrás de Honda HR-V (34.882) e de Fiat Mobi (34.300), o Toyota Corolla (34.108) foi o único sedã médio entre os dez primeiros – seu maior rival, o Honda Civic (17.338) encerrou seu último ano como modelo nacional em 19º. Prejudicado por falta de peças durante boa parte do ano, o Chevrolet Tracker perdeu a 10ª posição para o VW T-Cross por menos de 500 unidades (33.071 x 32.575).
Em seu primeiro ano completo, o VW Nivus (29.733) superou Nissan Kicks (24.494) e Jeep Renegade (21.677). Entre os novatos, o Fiat Pulse (5.987) foi quem se deu melhor, uma posição à frente do VW Taos (5.616). 320i (4.023) e X1 (2.760), ambos da BMW, foram os únicos modelos premium no top 50.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
TOTAL EM 2021 |
1º |
HYUNDAI HB20 |
70.499 |
81,54% |
86.455 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
56.669 |
76,97% |
73.623 |
3º |
HYUNDAI CRETA |
51.825 |
80,03% |
64.759 |
4º |
FIAT ARGO |
48.642 |
57,47% |
84.644 |
5º |
RENAULT KWID |
38.376 |
72,52% |
52.916 |
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
35.590 |
65,06% |
54.707 |
7º |
HONDA HR-V |
34.882 |
90,82% |
38.406 |
8º |
FIAT MOBI |
34.300 |
52,09% |
65.847 |
9º |
TOYOTA COROLLA |
34.108 |
81,42% |
41.891 |
10º |
VW T-CROSS |
33.071 |
53,08% |
62.307 |
11º |
CHEVROLET TRACKER |
32.575 |
64,18% |
50.757 |
12º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
32.072 |
93,64% |
34.249 |
13º |
VW NIVUS |
29.733 |
81,10% |
36.664 |
14º |
NISSAN KICKS |
24.494 |
67,06% |
36.524 |
15º |
JEEP RENEGADE |
21.677 |
29,33% |
73.913 |
16º |
VW GOL |
20.625 |
31,14% |
66.228 |
17º |
HYUNDAI HB20S |
20.266 |
79,26% |
25.568 |
18º |
TOYOTA YARIS HATCH |
18.574 |
87,92% |
21.126 |
19º |
HONDA CIVIC |
17.338 |
91,50% |
18.949 |
20º |
JEEP COMPASS |
17.253 |
24,33% |
70.906 |
21º |
VW POLO |
17.088 |
89,02% |
19.196 |
22º |
VW FOX |
16.147 |
89,98% |
17.946 |
23º |
TOYOTA SW4 |
12.547 |
91,98% |
13.641 |
24º |
VW VIRTUS |
12.505 |
60,81% |
20.563 |
25º |
RENAULT DUSTER |
12.283 |
54,70% |
22.457 |
26º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
10.528 |
83,86% |
12.555 |
27º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
10.001 |
80,42% |
12.436 |
28º |
HONDA WR-V |
9.222 |
89,28% |
10.329 |
29º |
NISSAN VERSA |
9.158 |
82,45% |
11.107 |
30º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
8.832 |
84,42% |
10.462 |
31º |
FIAT CRONOS |
8.589 |
30,80% |
27.887 |
32º |
FIAT GRAND SIENA |
7.806 |
50,84% |
15.355 |
33º |
FORD KA |
7.659 |
90,49% |
8.464 |
34º |
HONDA FIT |
6.014 |
84,25% |
7.138 |
35º |
FIAT PULSE |
5.987 |
89,04% |
6.724 |
36º |
VW TAOS |
5.616 |
72,63% |
7.732 |
37º |
HONDA CITY |
5.012 |
81,66% |
6.138 |
38º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
4.577 |
64,56% |
7.090 |
39º |
RENAULT SANDERO |
4.572 |
36,75% |
12.442 |
40º |
CHEVROLET SPIN |
4.496 |
34,57% |
13.005 |
41º |
RENAULT CAPTUR |
4.142 |
49,88% |
8.304 |
42º |
BMW 320I |
4.023 |
74,12% |
5.428 |
43º |
CITROËN C4 CACTUS |
3.901 |
19,95% |
19.552 |
44º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
3.775 |
80,73% |
4.676 |
45º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
3.603 |
89,72% |
4.016 |
46º |
CAOA CHERY TIGGO 2 |
3.363 |
81,57% |
4.123 |
47º |
PEUGEOT 208 |
3.246 |
19,86% |
16.342 |
48º |
VW TIGUAN |
3.197 |
93,62% |
3.415 |
49º |
VW JETTA |
2.763 |
94,40% |
2.927 |
50º |
BMW X1 |
2.760 |
76,52% |
3.607 |
Líder ininterrupta entre os comerciais leves desde 2016, a Toyota Hilux perdeu a coroa por apenas 46 unidades para uma renovada Fiat Toro (32.798 x 32.752). Com 23.569 unidades, a Fiat Strada manteve o 3º lugar de 2020. A Ford Ranger (14.753), quinta há um ano, subiu uma posição e assegurou mais de 6,6 mil unidades de vantagem sobre a Mitsubishi L200 (8.095).
Em sétimo, a Fiat Fiorino (7.357) ficou em 1º entre os modelos totalmente voltados para o trabalho. Após dois anos fora do top 10, a Renault Duster Oroch (4.890) voltou a figurar entre as primeiras colocadas. Quinta colocada no geral, a VW Saveiro (2.360) repetiu a 14ª posição de 2020.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
TOTAL 2021 |
1º |
FIAT TORO |
32.798 |
46,27% |
70.890 |
2º |
TOYOTA HILUX |
32.752 |
71,37% |
45.893 |
3º |
FIAT STRADA |
23.569 |
21,60% |
109.107 |
4º |
FORD RANGER |
14.753 |
71,97% |
20.499 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
8.095 |
61,53% |
13.157 |
6º |
CHEVROLET S10 |
7.802 |
22,26% |
35.045 |
7º |
FIAT FIORINO |
7.357 |
35,71% |
20.602 |
8º |
VW AMAROK |
6.192 |
78,44% |
7.894 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
5.452 |
46,14% |
11.816 |
10º |
RENAULT DUSTER OROCH |
4.890 |
40,30% |
12.133 |
11º |
HYUNDAI HR |
2.728 |
82,72% |
3.298 |
12º |
VW / MAN EXPRESS |
2.438 |
68,77% |
3.545 |
13º |
KIA K2500 |
2.403 |
99,59% |
2.413 |
14º |
VW SAVEIRO |
2.360 |
8,82% |
26.751 |
15º |
RENAULT MASTER |
2.273 |
23,50% |
9.672 |
16º |
PEUGEOT EXPERT |
2.194 |
55,94% |
3.922 |
17º |
IVECO DAILY 35-150 |
2.169 |
95,80% |
2.264 |
18º |
CITROËN JUMPY |
1.767 |
55,01% |
3.212 |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
843 |
100,00% |
843 |
20º |
FIAT DUCATO |
825 |
28,12% |
2.934 |
21º |
IVECO DAILY 30-130 |
724 |
73,80% |
981 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
647 |
100,00% |
647 |
23º |
EFFA V21 |
545 |
100,00% |
545 |
24º |
CHEVROLET MONTANA |
541 |
24,79% |
2.182 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
237 |
100,00% |
237 |
26º |
EFFA V22 |
212 |
100,00% |
212 |
27º |
PEUGEOT BOXER |
164 |
50,46% |
325 |
28º |
FOTON AUMARK 1039 |
138 |
100,00% |
138 |
29º |
BYD T3 |
124 |
100,00% |
124 |
30º |
CITROËN JUMPER |
121 |
51,27% |
236 |
31º |
PEUGEOT PARTNER |
101 |
18,70% |
540 |
32º |
JAC V260 |
98 |
100,00% |
98 |
33º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
67 |
100,00% |
67 |
34º |
IVECO DAILY |
67 |
80,72% |
83 |
35º |
FIAT DOBLÒ |
61 |
6,38% |
956 |
36º |
IVECO DAILY 30S13 |
47 |
81,03% |
58 |
37º |
EFFA V25 |
46 |
100,00% |
46 |
38º |
FORD MAVERICK |
39 |
100,00% |
39 |
39º |
RAM 2500 |
35 |
1,57% |
2.227 |
40º |
IVECO DAILY 5516 |
26 |
89,66% |
29 |
41º |
VW KOMBI |
10 |
90,91% |
11 |
42º |
CHEVROLET SILVERADO |
8 |
100,00% |
8 |
43º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
7 |
43,75% |
16 |
44º |
EFFA K01 |
6 |
100,00% |
6 |
45º |
RAM 1500 |
6 |
1,13% |
533 |
46º |
WILLYS OVERLAND |
6 |
100,00% |
6 |
47º |
CHEVROLET D20 |
4 |
100,00% |
4 |
48º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
4 |
100,00% |
4 |
49º |
CITROËN BERLINGO |
3 |
100,00% |
3 |
50º |
FORD F150 |
3 |
100,00% |
3 |
O varejo representou 52,56% dos 193.555 veículos emplacados no país no final do ano. Na disputa entre marcas, Chevrolet (18,30%) e Toyota (15,39%) mantiveram as posições de novembro, com a Fiat (14,67%) trocando de lugar com a Hyundai (11,65%). A Volkswagen, nº 1 em outubro, foi mais uma vez a quinta colocada.
No ranking de automóveis, a Chevrolet assegurou uma dobradinha com o Onix (6.350), repetindo a posição de honra do mês anterior, e com o Tracker (5.857). Com quase 95% de seus registros na modalidade, o Hyundai Creta (5.720) completou o pódio. Sedã nº 1, o Chevrolet Onix Plus (4.629) ficou menos de 300 unidades à frente do Toyota Corolla Cross (4.331), mais uma vez 5º colocado.
Destaque também para o Fiat Pulse (4.200) na 6ª posição, vendendo mais do que o Hyundai HB20 (4.114). Logo atrás do Toyota Corolla (3.797), Honda HR-V (3.277) e Renault Kwid (3.209) fecharam o top 10. Em 12º, o T-Cross (2.708) foi o VW mais bem posicionado. 36º e líder entre modelos de marcas premium, o Mercedes GLB (485) foi também o único da lista com a totalidade dos emplacamentos sem dependência de vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
DEZ. 21 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
6.350 |
55,08% |
11.529 |
2º |
CHEVROLET TRACKER |
5.857 |
73,80% |
7.936 |
3º |
HYUNDAI CRETA |
5.720 |
94,73% |
6.038 |
4º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
4.629 |
50,84% |
9.105 |
5º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
4.331 |
94,54% |
4.581 |
6º |
FIAT PULSE |
4.200 |
94,77% |
4.432 |
7º |
HYUNDAI HB20 |
4.114 |
51,91% |
7.926 |
8º |
TOYOTA COROLLA |
3.797 |
77,14% |
4.922 |
9º |
HONDA HR-V |
3.277 |
88,66% |
3.696 |
10º |
RENAULT KWID |
3.209 |
47,37% |
6.775 |
11º |
FIAT ARGO |
2.973 |
65,93% |
4.509 |
12º |
VW T-CROSS |
2.708 |
41,19% |
6.574 |
13º |
VW GOL |
2.355 |
28,27% |
8.329 |
14º |
NISSAN KICKS |
1.881 |
72,96% |
2.578 |
15º |
HYUNDAI HB20S |
1.710 |
59,46% |
2.876 |
16º |
JEEP COMPASS |
1.684 |
25,25% |
6.668 |
17º |
HONDA CIVIC |
1.590 |
93,69% |
1.697 |
18º |
TOYOTA SW4 |
1.539 |
98,15% |
1.568 |
19º |
JEEP RENEGADE |
1.503 |
35,01% |
4.293 |
20º |
FIAT MOBI |
1.431 |
52,15% |
2.744 |
21º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.267 |
82,38% |
1.538 |
22º |
VW TAOS |
1.177 |
80,51% |
1.462 |
23º |
VW NIVUS |
1.148 |
76,13% |
1.508 |
24º |
RENAULT DUSTER |
1.042 |
57,79% |
1.803 |
25º |
NISSAN VERSA |
995 |
78,72% |
1.264 |
26º |
HONDA WR-V |
992 |
90,51% |
1.096 |
27º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
901 |
70,83% |
1.272 |
28º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
807 |
89,77% |
899 |
29º |
FIAT CRONOS |
782 |
17,24% |
4.535 |
30º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
753 |
78,36% |
961 |
31º |
JEEP COMMANDER |
704 |
32,22% |
2.185 |
32º |
RENAULT CAPTUR |
694 |
60,56% |
1.146 |
33º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
647 |
78,42% |
825 |
34º |
FIAT GRAND SIENA |
640 |
29,93% |
2.138 |
35º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
562 |
69,55% |
808 |
36º |
MERCEDES-BENZ GLB |
485 |
100,00% |
485 |
37º |
HONDA FIT |
389 |
90,47% |
430 |
38º |
BMW X1 |
293 |
84,20% |
348 |
39º |
BMW 320i |
289 |
79,83% |
362 |
40º |
CHEVROLET SPIN |
277 |
18,01% |
1.538 |
41º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
253 |
76,67% |
330 |
42º |
CITROËN C4 CACTUS |
221 |
8,12% |
2.721 |
43º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
190 |
95,96% |
198 |
44º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
189 |
88,73% |
213 |
45º |
VW POLO |
187 |
77,92% |
240 |
46º |
LAND ROVER DISCOVERY |
177 |
88,50% |
200 |
47º |
RENAULT SANDERO |
174 |
22,42% |
776 |
48º |
VW VOYAGE |
170 |
3,71% |
4.588 |
49º |
PEUGEOT 208 |
167 |
9,21% |
1.814 |
50º |
LAND ROVER DEFENDER |
163 |
92,09% |
177 |
Com quase o dobro dos registros da adversária mais próxima, a Toyota Hilux (4.110) mais uma vez liderou entre os comerciais leves. A briga pelo 2º lugar, no entanto, foi acirradíssima: apenas 47 unidades separaram uma surpreendente Ford Ranger (2.283) da Fiat Toro (2.236), 4ª colocada. Em mês fraco, a Chevrolet S10 (567), 3ª em novembro, foi superada por VW Amarok (853) e Nissan Frontier (652) e caiu para 8º.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
DEZ. 21 |
1º |
TOYOTA HILUX |
4.110 |
76,00% |
5.408 |
2º |
FORD RANGER |
2.283 |
99,74% |
2.289 |
3º |
FIAT STRADA |
2.248 |
24,81% |
9.060 |
4º |
FIAT TORO |
2.236 |
43,51% |
5.139 |
5º |
MITSUBISHI L200 |
1.002 |
64,19% |
1.561 |
6º |
VW AMAROK |
853 |
60,58% |
1.408 |
7º |
NISSAN FRONTIER |
652 |
46,50% |
1.402 |
8º |
CHEVROLET S10 |
567 |
25,53% |
2.221 |
9º |
RENAULT DUSTER OROCH |
522 |
37,55% |
1.390 |
10º |
RENAULT MASTER |
301 |
22,36% |
1.346 |
11º |
FIAT FIORINO |
296 |
25,47% |
1.162 |
12º |
PEUGEOT EXPERT |
225 |
73,05% |
308 |
13º |
KIA K2500 |
223 |
100,00% |
223 |
14º |
VW / MAN EXPRESS |
202 |
72,66% |
278 |
15º |
IVECO DAILY 35-150 |
188 |
99,47% |
189 |
16º |
CITROËN JUMPY |
165 |
54,46% |
303 |
17º |
HYUNDAI HR |
134 |
79,76% |
168 |
18º |
FIAT DUCATO |
109 |
28,99% |
376 |
19º |
VW SAVEIRO |
98 |
3,84% |
2.554 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
88 |
100,00% |
88 |
21º |
IVECO DAILY 30-130 |
69 |
87,34% |
79 |
22º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
56 |
100,00% |
56 |
23º |
EFFA V21 |
36 |
100,00% |
36 |
24º |
IVECO DAILY |
29 |
87,88% |
33 |
25º |
CITROËN JUMPER |
16 |
26,67% |
60 |
26º |
PEUGEOT PARTNER |
15 |
71,43% |
21 |
27º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
12 |
100,00% |
12 |
28º |
CHEVROLET MONTANA |
11 |
84,62% |
13 |
29º |
PEUGEOT BOXER |
11 |
78,57% |
14 |
30º |
IVECO DAILY 5516 |
9 |
100,00% |
9 |
31º |
BYD T3 |
8 |
100,00% |
8 |
32º |
EFFA V22 |
8 |
100,00% |
8 |
33º |
FOTON AUMARK 1039 |
8 |
100,00% |
8 |
34º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
6 |
100,00% |
6 |
35º |
EFFA V25 |
4 |
100,00% |
4 |
36º |
JAC V260 |
3 |
100,00% |
3 |
37º |
VW KOMBI |
3 |
100,00% |
3 |
38º |
CHEVROLET SILVERADO |
2 |
100,00% |
2 |
39º |
EFFA K01 |
2 |
100,00% |
2 |
40º |
RAM 1500 |
2 |
22,22% |
9 |
41º |
CHEVROLET C10 |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
CITROËN BERLINGO |
1 |
50,00% |
2 |
43º |
EFFA K02 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
FIAT DOBLÒ |
1 |
1,03% |
97 |
45º |
FORD F150 |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
FORD FAIRLANE |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
50,00% |
2 |
48º |
WILLYS OVERLAND |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Após 12 anos à venda no Brasil, Hyundai HB20 enfim chegará à Argentina
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hyundai: HB20 troca nome de versão turbo e ganha mais equipamentos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hyundai aumenta preços de HB20 e HB20S 2025 em mais de R$ 2.000
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hatches em junho: Hyundai HB20 ultrapassa VW Polo e assume liderança